Chefe da Red Bull exalta carro da temporada 2023
Equipe teve 21 vitórias em 22 etapas no ano
Foram 21 vitórias em 22 etapas na temporada 2023. Recordes foram quebrados, principalmente por Max Verstappen, marcas históricas ficaram para trás e os títulos da Red Bull vieram com antecedência neste ano na Fórmula 1. Por tudo isso, o chefe da equipe austríaca, Christian Horner, acredita que o modelo 2023 da Red Bull entrará para a história da categoria.
"Este carro vai entrar para os livros de história como muito, muito especial". Vencer 21 corridas de 22... Só ficou faltando o GP de Cingapura, que nos permitiu fazer melhorias. Que ano!", festejou Horner, um dia depois do encerramento de mais uma temporada da Fórmula 1.
O experiente dirigente agradeceu toda a equipe pelos feitos deste ano, que incluem os troféus do Mundial de Pilotos e do Mundial de Construtores. "Acho que, acima de tudo, precisamos agradecer a todos os homens e mulheres que atuam nos bastidores da fábrica, em todo o negócio. E também a todo o pessoal de suporte fez com que isto acontecesse. Eles desempenharam seu papel na fabricação e também na operação deste carro", afirmou.
"Tivemos 22 circuitos diferentes. Vencemos em 21 deles. Houve chuva, vento, todos os tipos de condições e estratégias. Foi simplesmente o ano mais fenomenal e todos podem ter muito orgulho do que alcançaram", completou.
Das 21 vitórias da Red Bull, duas foram obtidas por Verstappen, que se sagrou tricampeão mundial. O mexicano Sergio Pérez venceu duas e foi o vice do Mundial de Pilotos. Somente a Ferrari conseguiu desbancar a equipe austríaca, por uma vez, em Cingapura, com o espanhol Carlos Sainz Jr.
A série de triunfos quebrou recordes. Verstappen é o piloto que mais vitórias obteve em apenas uma temporada. E também detém a marca de melhor aproveitamento numa mesma temporada, com 86,36% de vitórias em etapas do mesmo campeonato, o maior porcentual da história da F-1.