Esportes

| Esporte Amador

Os Jogos Escolares do Recife 2023 contabilizou um expressivo quantitativo de inscrições, segundo a Secretaria de Educação. Ao todo, a competição, que reúne estudantes da rede municipal de ensino, conta com 3.500 participantes. O evento, que já movimenta as instituições, terá abertura nesta segunda-feira (25), às 14h, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Zona Sul.

“Acredito muito que educação e esportes caminham juntos. Dentro das nossas unidades podemos ter grandes atletas, com potencial para alcançar grandes coisas, então os Jogos Escolares vêm como uma oportunidade de mostrar esses talentos, além de movimentar a nossa Rede Municipal e relembrar a importância da prática esportiva também entre os jovens. Estamos muito contentes em realizar mais uma edição da competição e com a empolgação dos estudantes em participar”, celebrou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

##RECOMENDA##

Em 2023, o projeto está sendo realizado pela Secretaria de Educação do Recife por meio da Secretaria Executiva de Esportes Educacionais. Ao todo, os Jogos Escolares do Recife contam com 10 modalidades: Vôlei, basquete 3x3, handebol, futsal, queimado, badminton, luta olímpica, atletismo, judô e xadrez.

“O esporte escolar é uma paixão antiga e eu estou vivendo a realização de um sonho. É muito importante trazer o esporte com toda essa atenção e cuidado pra dentro da escola. Os estudantes poderão vivenciar essa energia da competição de forma grandiosa, dentro de um ginásio que é uma referência para nós. Quero devolver para a sociedade tudo o que o esporte me deu e quero que esses jovens tenham a mesma oportunidade que eu tive de me tornar atleta”, complementou Yane Marques, medalhista olímpica e secretária executiva de Esportes Educacionais.

O lutador paraense João Lima conquistou o primeiro lugar em duas modalidades durante o XXIII Campeonato Brasileiro de Karate JKA, realizado entre 17 e 19 de maio de 2023, no Rio de Janeiro. Com a vitória, João Lima garantiu classificação para o Campeonato Pan-Americano que será disputado em agosto, na cidade de Bogotá, na Colômbia.

João Lima venceu nas categorias kumite individual e por equipes. Na primeira rodada, o atleta derrotou Douglas Albano (RS) e, na seguinte, bateu Leão Manzur (BA), companheiro de Seleção Brasileira e vice-campeão de kumite individual em 2018. A vitória veio após um wazari no último segundo.

##RECOMENDA##

Ainda durante a competição, Lima enfrentou o vice-campeão de 2019 e 2022, Peterson Lozinski (SP). Na semifinal, venceu Andrew Marques (SP), que vinha de vitória sobre Diego Andrade (BA), considerado melhor lutador brasileiro do pan-americano do ano passado.

A vitória só veio depois de uma luta final difícil contra Jayme Sandall (RJ). O placar de 2 a 1 favoreceu o paraense. Na categoria por equipes, João enfrentou o campeão de 2022, Matheus Cirillo - e apesar do empate, manteve o Pará na frente.

O Pan da Colômbia de Karate JKA reunirá representantes de 16 países das Américas do Sul, do Norte e Central. 

Por Ana Beatriz Coelho (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

Atletas da UNAMA - Universidade da Amazônia estão a caminho de Curitiba para mais uma edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Serão mais de dois dias de estrada até a capital do Paraná (PR), a cerca de 3.280 km de Belém. Além dos 32 acadêmicos, a delegação é composta por coordenação, técnico e equipe de apoio.

Desde 2015 a UNAMA participa dessa etapa do JUBs, na modalidade futebol, se consagrando como uma das maiores representantes da região Norte. A universidade está com times masculinos treinados para Futebol de Campo e Futebol de Sete. A novidade é a estreia do Futebol de Sete, com aproximadamente 10 alunos envolvidos, do campus Ananindeua, que seguem na competição até o dia 26 de maio.   

##RECOMENDA##

Para o coordenador do Núcleo de Desporto da UNAMA (NED), Almir Figueiredo, o diferencial é o preparo dessas equipes. "Nós não paramos de treinar de um ano a outro. Nosso time é o mesmo, nos fortalecemos e esperamos fazer um bom campeonato e trazer possíveis títulos", disse. 

O treinamento do Futebol de Campo, por exemplo, ocorre três dias na semana, no estádio da Tuna Luso Brasileiro. Além disso, durante o ano há vários amistosos com times de base da 2ª divisão do Campeonato Paraense. O time da UNAMA é comporto por atletas com passagens por times internacionais.

Apoio com a bolsa-atleta

A UNAMA é uma das instituições do grupo Ser Educacional a caminho de Curitiba. Anualmente, a Universidade realiza seletivas para a chamada de novos atletas, matriculados nos campi Alcindo Cacela, Ananindeua, Parque Shopping e Castanhal. Todos são avaliados, semestralmente, por uma comissão e recebem bolsas de estudos que vão de 60% a 80%.

Quem quiser conhecer o trabalho do NED, o Núcleo funciona no campus Alcindo Cacela, sempre de segunda a sexta-feira, das 08 às 13 horas e das 15 às 20 horas.

Da Ascom UNAMA.

 

 

##RECOMENDA##

 

 

Atletas fisiculturistas se reuniram, neste sábado (01), para realizar a pesagem da 27ª Night Of Champions, campeonato regional que acontece domingo (02), às 10h, no Ginásio Geraldão. A reportagem do LeiaJá esteve lá e conversou com competidores que vieram ao Recife para participar do torneio.

A Night Of Champions também serve como uma seletiva para o campeonato "The Future Champion", competição que acontece em São Paulo, tendo uma premiação de R$ 400.000,00 mil para atletas amadores.

[@#galeria#@]

Um dos participantes é Lucas Emanuel, atleta amador de 24 anos que reside em Santa Cruz do Capibaribe e participa na categoria Classic Physique. Antes de iniciar a vida de bodybuilding, Lucas era obeso e, em 2017, decidiu entrar na academia apenas para emagrecer.

“Eu queria perder peso, então entrei na academia apenas para ficar em forma. Com o passar do tempo, eu passei a pegar gosto por isso e a amar o esporte. Conheci o fisiculturismo através do Youtube. Assisti uma apresentação, gostei, fui tentar e já estou competindo há dois anos”, disse.

Para Lucas, o maior benefício encontrado dentro do esporte foi a melhoria na dieta, uma vez que ela exige uma alimentação específica, sendo baseada em proteínas, mas sem desprezar os carboidratos de baixo índice glicêmico e as boas gorduras.

“A gente vive muito regrado e isso é bom. Hoje em dia temos muita facilidade com os fast foods, mas isso prejudica muito a saúde. Então, o maior benefício [do fisiculturismo] é a saúde da gente, pois seguimos à risca a dieta e começamos a gostar desse processo”, afirmou.

Em meados de 2013, a professora universitária Jacqueline Santos (41) passou por uma segunda gravidez, que fez com que ela tivesse um ganho de peso elevado. Com isso, Jacqueline começou a frequentar academia por orientação de sua psicóloga, visto que também estava passando por um período depressivo. Nesta edição, ela atuará como árbitra aspirante.

“A academia me traz qualidade de vida. Me traz uma rotina onde eu desenvolvo meu bem estar. É um local onde eu geralmente extravaso as pressões do dia. Eu faço reflexões, eu socializo. Especialmente para mim que sou mãe, que tenho uma rotina de trabalho muito pesada”, contou.

Lauro Aquino (27), viajou da Paraíba até Pernambuco para participar do torneio na categoria Classic. Assim como o caso de Jacqueline, o fisiculturismo trouxe melhorias mentais para Lauro, que se vê mais motivado desde que deu início à prática. “As melhorias foram principalmente mentais. Questão de foco, questão de você tentar uma vez, não conseguir, e tentar até conseguir. Resiliência, eu acho. Eu estudo bastante sobre o assunto e tento aplicar todo dia”, afirmou.

Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Recife Mariners apresenta uma história que contém coragem, determinação e é, no mínimo, inspiradora. A atleta Larissa Muniz, de 29 anos, será a primeira do Nordeste e uma das poucas mulheres do Brasil a disputar um campeonato de futebol americano jogando em uma equipe masculina.

Natural de Brasília-DF, Larissa conheceu o esporte por meio do time Brasília Pilots, equipe formada inteiramente por mulheres, pela qual ela disputa a Liga Feminina. Por questões profissionais, a candanga foi transferida para o Recife, mas a ideia de abandonar o FA nunca passou pela cabeça da jogadora.

##RECOMENDA##

"Conhecia o Mariners, pelo destaque na BFA, e também meu mentor de posição, o Gerson Santos, que me apresentou para o HC Lucas. Ele foi ótimo e me acolheu no time no intuito de treinar com o time de Desenvolvimento e poder continuar me desenvolvendo aqui também", conta Larissa. Única atleta feminina no meio de tantos homens, ela afirma que não há distinção na equipe. "Eles são muito legais, são muito respeitosos e sempre tentam, procuram ajudar de alguma forma. Então chegar aqui e ter com quem contar foi muito importante".

Com a proximidade da estreia do Mariners DEV na Copa Nordeste, a diretoria da equipe entrou em contato com a organização do campeonato para defender a inscrição da atleta como parte do plantel, o que foi aceito pelo comitê.

"Para mim foi uma surpresa, na verdade, porque eu não sabia que o pessoal do time estava correndo atrás dessa permissão. E eu vejo isso como uma oportunidade para melhorar minhas habilidades", conta a jogadora com orgulho, afirmando ainda que "lugar da mulher é onde ela quiser".

A jogadora estreia, junto com o Mariners DEV, na Copa Nordeste, no dia 25 de março, para um grande clássico do futebol americano brasileiro: Recife Pirates x Recife Mariners. A partida será realizada no Estádio Arena Pontezinha, no município do Cabo de Santo Agostinho, às 16 horas.

Da assessoria

A nadadora Ana Marcela faturou o hexacampeonato da prova de 10km do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas em águas abertas neste sábado, ao garantir a medalha de prata em Eilat, Israel, na última etapa do calendário. Ao todo, na temporada, ela acumulou 37.500 pontos.

A baiana repete o desempenho das temporadas de 2010, 2012, 2014, 2018 e 2021, quando fechou o ano como detentora do título da competição.

##RECOMENDA##

Em uma prova bastante concorrida, Ana Marcela completou a fechou a disputa em 1h56min23seg. A australiana Chelsea Gubecka foi a campeã da etapa, enquanto Leonie Beck, da Alemanha, completou o pódio em terceiro lugar.

Empatada na liderança com Sharon Van Rouwendaal com 2.200, Ana Marcela caiu na água precisando terminar a prova à frente da sua principal rival. Enquanto a brasileira terminou em segundo, a holandesa cruzou a linha de chegada na quinta posição.

A regularidade foi a grande marca da atleta brasileira em 2022. Ela garantiu presença no pódio em todas as etapas.

O título fecha uma temporada de êxito nas competições que disputou. Ana Marcela levou o ouro nas provas de 25km e 5km. Além disso, ainda amealhou uma medalha de bronze nos 10km.

A Reserva do Paiva, na Região Metropolitana do Recife, recebe de 21 a 23 de outubro, no Empório Reserva do Paiva, a primeira edição do torneio Ciao Open de Beach Tennis. O torneio será disputado em dez quadras, com categorias feminina, masculina e mista, que serão contempladas com premiação para primeiro e segundo lugar.

Ao todo, serão 34 kits campeões que contarão com R$ 1.000,00 (Mil reais) em compras na Ciao, que será dividido entre a titular e a Cia Marítima nos kits femininos, vodka Absolut, sandália Noha, produtos Cloropphylla + Auá, ingresso para o Carva Copa e boné Ciao. Os vice campeões também serão contemplados com kits de produtos Clorophylla + Auá e boné, e os participantes do torneio em geral com kits personalizados.

##RECOMENDA##

“Para nós da XP Investimentos o esporte sempre será muito importante. Isso porque ele é um aliado direto das nossas evoluções, seja como pessoas, no próprio esporte, ou profissionalmente. A disciplina, o coletivismo e a competitividade presentes nos esportes são alguns dos elementos que tornam essa prática e convívio tão importante”, diz o líder regional da XP em Pernambuco, Paulo Pereira Filho.

A participação no torneio, tanto como torcedor quanto como competidor, é aberta ao público. No entanto, os interessados em disputar as premiações, devem se inscrever através do app LetzPlay, pagando a taxa de R$ 160.

O torneio tem organização assinada pela Ciao e o apoio de marcas como a XP Inc., Reserva do Paiva, FI2.bet, Real Visão, Sprite, Grupo Cornélio Brennand, Grupo Ricardo Brennand, Australian Gold, Pão de Açúcar, Parvi, Max Plural, EI Bikers.

Com informações da assessoria

Disputas de vôlei e queimado marcaram o início da segunda edição dos Jogos do Orgulho, realizado no ginásio de esportes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), neste domingo (3). A ação, realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv), faz parte das comemorações do Mês do Orgulho LGBTQIAP+ e busca reforçar o compromisso da gestão com a garantia do acesso democrático dos jovens ao esporte e lazer. 

 O secretário executivo de Juventude Marcone Ribeiro comemorou mais uma edição do evento e destacou o compromisso da Prefeitura com as demandas da juventude. “Os jogos são uma das demandas apresentadas no Plano da Juventude, onde traz como objetivo a promoção de atividades esportivas de inclusão de jovens LGBTQIAP+, nessa perspectiva de campeonato, que a gente ainda não tem na cidade. Quando a gente fala de participação esportiva da comunidade há ainda muito preconceito. Ainda tem um estigma muito grande sobre esse público. Então, para a gente promover um campeonato onde colocar esse público como principal protagonista, mas não exclui outras juventudes, é muito simbólico. Estamos muito empolgados porque este ano tem tudo para ser sucesso”, afirmou o secretário. 

##RECOMENDA##

 No domingo, dez equipes de vôlei e seis de queimado disputaram uma vaga na semifinal, que vai ser realizada no próximo domingo (10), na UFPE. A competição, que segue até dia 17 de julho, vai reunir mais de 400 jovens com jogos também na modalidade de futsal. Ao todo, a competição terá 21 equipes que vão disputar jogos de Vôlei, Futsal (feminino e masculino) e queimado com equipes mistas. A disputa da semifinal e da final de cada categoria ocorrerá no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, no dia 17 de julho. 

Safira Hiorrana, de 21 anos, falou dá importância do seu esporte preferido estar representado na competição. “Este é o segundo ano que eu participo do Jogos do Orgulho. Nossa comunidade não tem muita visibilidade e os jogos são para mostrar os esportes que gostamos e não são valorizados, como a Queimado. Esse é um espaço para a gente se divertir, congregando com outras modalidades. Acho que deveria ter mais eventos deste tipo na cidade porque nos sentimos privilegiados”, ressalta.   

Guilherme Mangueira também participou do evento, como técnico de equipes de Vôlei da UFPE. “Acho muito importante essa ação da Prefeitura do Recife. Uma ação afirmativa de inclusão voltado para o público LGBTQIAP+, tendo em vista que as pessoas da comunidade já são excluídas na sociedade. Então, congregar nossa comunidade com o esporte é de muita importância”, pontuou. 

Em sua segunda edição, os Jogos do Orgulho têm como objetivo inserir a comunidade LGBTQIAP+ nas práticas esportivas da nossa cidade. Os jogos pretendem promover a inclusão ativa dos jovens nas práticas esportivas comunitárias. Dessa forma, uma das exigências na formação das equipes foi pelo menos 50% dos participantes de cada time ser LGBTQIAP+, incluindo o líder da equipe. 

 Além da competição, nesta edição os Jogos do Orgulho contaram com a pintura de mural na Rua das Ninfas, na Boa Vista, celebrando a diversidade, o direito ao esporte e as Olimpíadas de Paris 2024. A ação é uma parceria com o Consulado Francês, a Secretaria Executiva de Inovação Urbana, o Clube Metrópole, Instituto Boa Vista e o coletivo Aurora de Estrelas.

Da assessoria

A lista parcial dos beneficiados pelo Bolsa Atleta Recife 2022 já está disponível, com 125 aptos. Os atletas podem verificar o resultado na página de documentos e editais da pasta. Os nomes também foram publicados na edição do último sábado (21) do Diário Oficial. A iniciativa da Prefeitura do Recife, operacionalizada pela Secretaria de Esportes, conta com remuneração mensal, por um período de 12 meses, para atletas e paratletas que se enquadram nos requisitos do projeto.

 Os vitoriosos dos Jogos Escolares do Recife – que acontecem de junho a agosto -, também podem concorrer ao programa Bolsa Atleta Recife nas categorias Estudantil Municipal, Estudantil Estadual e Atleta Recife. As parcelas giram entre R$300 e R$500. A partir de agora, entra-se em período de recursos, sem possibilidade de novas inscrições. O documento final sai no dia 28 de maio. 

##RECOMENDA##

A categoria Estudantil Municipal destina-se ao atleta e paratleta que tenha obtido o ouro nos Jogos Escolares do Recife. Nela, o valor mensal é de R$300,00. Na Estudantil Estadual, recebe quem conquistou medalhas de ouro ou prata nos Jogos Escolares de Pernambuco. A bolsa é de R$ 400. A Atleta Recife fica com os integrantes da Rede Municipal do Ensino Público que conquistaram medalhas de ouro em competições estaduais, nacionais ou internacionais do calendário oficial da respectiva modalidade. A bolsa é de R$500. Todos os pagamentos são válidos por um período de doze meses.  

Mais esclarecimentos e informações podem ser obtidos nos telefones (81) 3355.8356 ou (81) 3355.8761, das 09h às 12h e das 14h às 17h.

Gui Khury entrou para a história mais uma vez. Depois de ter se tornado o primeiro atleta a completar um 1080º, o brasileiro conseguiu nesta sexta-feira ser o mais jovem atleta da história do X-Games a subir no pódio. Na edição realizada em Chiba, no Japão, o skatista do Brasil terminou com o bronze na disputa do skate vertical e se tornou o mais novo da história da competição a subir no pódio, com 13 anos e 4 meses.

[@#video#@]

##RECOMENDA##

Em 2021, Gui Khury já havia feito história no X-Games, conquistando três recordes mundiais no Guiness: 1º como atleta mais jovem a participar da competição, o 2º por ser o mais jovem a ganhar medalha de ouro no X-Games, ao vecer a disputa de melhor manobra, e o 3º por ser o primeiro a dar a manobra 1080º em uma competição.

Na disputa do skate vertical nos X-Games de Chiba, Gui Khury levantou o público presente. Com uma linha de manobras arriscadas, com 540º, 720º e um 900º, o atleta se colocou entre os melhores e entrou para a história da competição ao subir no pódio. O garoto ainda tem mais uma modalidade para participar, a prova de Best Trick - Melhor Manobra, no skate vertical, que acontece neste sábado (22). Gui será o único brasileiro a participar dessa prova.

O Brasil também teve bons resultados em outras provas. Rayssa Leal, Pamela Rosa e Gabi Mazetto disputaram as eliminatórias do street feminino e avançaram à final. Yndiara Asp, por sua vez, foi para a decisão do park.

Confira a classificação da final no Vertical:

1. Jimmy Wilkins (EUA)

2. Moto Shibata (JAP)

3. Gui Khury (BRA)

4. Elliot Sloan (EUA)

5. Tate Carew (EUA)

[@#video#@]

A 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2021), disputada em Brasília, terminou e os atletas das instituições do Ser Educacional comprovaram o favoritismo com diversos pódios. Ao todo, foram 47 medalhas, sendo 26 de ouro, 13 de prata e oito de bronze. A equipe de vôlei da UNAMA - Universidade da Amazônia brilhou na competição.

##RECOMENDA##

“Nossa força no esporte universitário já é conhecida nacionalmente. Investimos durante todo o ano em treinamentos e acompanhamentos de profissionais com os atletas. Esses resultados são consequência desse trabalho e estamos muito felizes”, destacou o coordenador de Esportes do Ser Educacional, Hermógenes Brasil.

Entre os ouros, também se destacaram Alyson Silva, do caratê, Elivaldo Feitosa, do Wrestling, e a equipe de handebol da UNIVERSIDADE UNG, todos conquistaram o bicampeonato universitário em suas categorias. Henrique Pereira Silva (UNINASSAU PE) e Vitor Hugo da Costa (UNIVERITAS RJ), ambos do Decatlo, dominaram praticamente todas as provas que disputaram e fizeram a dobradinha para o Ser Educacional, com primeiro e segundo lugares, respectivamente.

A UNINORTE foi a grande força do wrestling, conquistando, além do ouro com Elivaldo, outro ouro – com Bryan Lucas –, duas pratas – com Ketellen Fernandes e Viviane Bentes – e um bronze – com o atleta David Moreira.

“Alguns resultados a gente realmente já esperava, pois são trabalhos vitoriosos inclusive internacionalmente. Mas essa edição nos deixou ainda mais felizes por termos conseguido pódios com atletas que estão em suas primeiras participações, ou que ainda não tínhamos medalha”, comemorou Hermógenes.

Além das premiações, dois grandes destaques foram as quebras dos recordes universitários pelos atletas da UNG Alexsandro Melo – no salto triplo – e Thiago Moura – no salto em altura. Os dois também participaram das Olimpíadas de Tóquio, no primeiro semestre, e chegaram ao JUBS em alto nível.

A UNG se destacou no atletismo, tendo conquistado outros dois ouros – com Guilherme Kurtz nos 800m e 1.500m rasos – e uma prata – com Kaio Lira, nos 400m rasos. O Ser Educacional teve a maior delegação dos JUBs 2021. No total, as Instituições mantidas pelo Grupo levaram cerca de 400 atletas para a competição nacional.

As instituições do Ser Educacional têm despontado como celeiros de novos atletas no Brasil e ajudado eles a competirem em alto nível nacional e internacionalmente.

Por Rayanne Bulhões.

[@#galeria#@]

 

A atleta paraense Dayse Silva conquistou, em setembro, a Taça Bahia de Boliche de 2021. O campeonato ocorreu entre os dias 4 e 6, no Shopping Paralela, na cidade de Salvador (BA). A competição foi realizada na modalidade de duplas, em que a atleta participou com a paulista Roberta Rodriguês. As duas fizeram 2.587 pontos na maior série.

Para Dayse, a competição baiana é muito forte, pois participam atletas de primeira divisão e de alto nível. Além disso, a Taça possui um peso muito grande para o ranqueamento dos atletas de boliche no Brasil. “Realmente não foi fácil, mas deu tudo certo. Como sempre, os principais adversários têm sido o Vasco da Gama e o Tiger, de São Paulo, que vem se destacando muito, mais do que o Pinheiros, que é uma grande referência do Boliche em São Paulo”, completou a atleta.

##RECOMENDA##

Com a conquista da Taça, a paraense chega ao quarto pódio consecutivo na temporada, já que antes do campeonato na Bahia ela tinha disputado, em junho, a Taça Rio, em julho, a Taça Mato Grosso e no mês de agosto, a Taça Belo Horizonte. Com quatro conquistas consecutivas, a atleta foi convocada para a Seleção Brasileira de Boliche que disputará neste mês de outubro do Pan-Americano, que vai ocorrer na cidade de Cali, na Colômbia.

“Uma coisa é certa, para chegar a uma Seleção Brasileira precisa praticar um esporte de alto rendimento ou de alta performance. Então, não é fácil. E sem apoio fica ainda mais difícil. Por isso, a partir do momento em que você têm o apoio, o talento, tem a dedicação, a determinação, as  coisas vão se ajustando. Não é fácil chegar em uma Seleção Brasileira, mas o mais difícil é se manter nela”, reforçou a atleta.

Antes do Pan, a atleta teve mais um desafio: o Campeonato Brasileiro de Boliche Individual, que ocorreu em Brasília entre os dias 9 e 12 de outubro. Dayse conquistou a medalha de prata na categoria Sênior Feminina. “É uma das competições mais difíceis do circuito nacional do boliche. Disputar com seus colegas de seleção em confrontos diretos é realmente bem emocionante”, afirmou Dayse.

A atleta paraense reforça a importância do apoio e da parceria com o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), para as conquistas nas competições de boliche: “A questão do apoio é uma coisa que destaco muito, ter tido o apoio do Estado, através da Seel, foi mais do que importante, foi decisivo para que eu fosse ocupar o lugar mais alto do pódio. A gente viajar com a tranquilidade do apoio, já libera a mente da gente totalmente para concentrar em vencer os campeonatos”, destacou a paraense.

Por Erick Caldas.

A delegação da UNAMA – Universidade da Amazônia está preparada para ir em busca de títulos nos Jogos Brasileiros Universitários (JUBs) de 2021. Nesta edição, cerca de 40 alunos vão competir nas modalidades basquete masculino, futsal feminino, vôlei masculino e feminino, além de natação feminino e judô, masculino e feminino. A programação, em Brasília (DF), começa no domingo (10) e segue até o dia 18 de outubro.

O embarque dos atletas e comissão técnica, na capital paraense, está previsto para as 21 horas desta sexta-feira (8), atrás do Bosque Rodrigues Alves. A viagem vai durar 28 horas. São 1.960 quilômetros em busca de mais conquistas. Bem antes das malas estarem feitas, os atletas universitários tiveram treinamentos específicos e intensificados.

##RECOMENDA##

Segundo o coordenador Núcleo de Educação e Desporto (NED) da UNAMA, Almir Figueiredo, a preparação exigiu três meses de treinamento. “Nós treinamos o ano todo, de duas a três vezes na semana. À medida que os protocolos sanitários da pandemia iam sendo flexibilizados, a gente avançava. Condicionamento físico e táticas de jogos atrelados. Outra coisa importante é que parte dos universitários está  cadastrada em clubes profissionais e continua com o ritmo de jogo. Com a retomada das atividades na Universidade, no final de julho, esse processo - dentro da UNAMA – foi mais tranquilo”, disse o professor.

Uma das promessas desse JUBS é o time masculino de basquete. Bicampeão nacional, em 13 anos de participação, a expectativa é ficar entre as três primeiras colocações. Para o técnico dos times masculino e feminino da UNAMA, Luiz Alberto, a equipe está mais forte. “O basquete da UNAMA já vem há muito tempo se solidificando como uma equipe de competição que está sempre nos primeiros lugares. Em 2018, nós ficamos em quarto lugar, batemos na trave. Esperamos que nós tenhamos um bom desempenho por lá, porque a qualidade dos jogadores é muito boa e a gente espera chegar novamente aos primeiros lugares”, disse.

O estudante do curso de Fisioterapia da UNAMA Adriano Medeiros, 22 anos, já tem experiência em jogos nacionais de basquete. Aos 16 anos, o jovem atuou em times carioca como Vasco e Macaé, no Rio, e em São Paulo, no Trevino. “A expectativa desse ano é grande. Estamos com um time até maior do que tínhamos no ano retrasado. Nosso objetivo é ser campeão e trazer esse título ao Pará e levar o nome da UNAMA ao Brasil”, finalizou.

A UNAMA  é uma das instituições do grupo Ser Educacional a caminho de Brasília. Anualmente, a Universidade realiza seletivas para a chamada de novos atletas, matriculados nos campi Alcindo Cacela, Ananindeua e Parque Shopping. Todos são avaliados, semestralmente, por uma comissão e recebem bolsas de estudos que vão de 60% a 80%. Quem quiser conhecer o trabalho do NED, o Núcleo funciona no campus Alcindo Cacela, sempre de segunda à sexta-feira, das 8 às 13 e das 15 às 20 horas.

Por Rayanne Bulhões/Ascom UNAMA.

Na última semana, um atleta inglês de 42 anos morreu de Covid-19, após se recusar a receber a vacina contra a doença. John Eyers, de Southport, na Inglaterra, que praticava atletismo amador, escalava montanhas e levantava pesos. Pai, Eyers deixa também uma irmã gêmea e a sua mãe, com quem morava. Segundo o jornal britânico The Guardian, a irmã Jenny McCann o descreveu como “a pessoa mais apta e saudável que conheço”. Ela acrescentou que seu irmão escalou montanhas galesas e acampou quatro semanas antes de morrer.

A vítima foi levada à unidade de terapia intensiva após contrair o coronavírus, dizendo ao seu consultor antes de ser ventilado que gostaria de ter sido vacinado. A irmã disse que a morte de seu irmão foi "uma tragédia".

##RECOMENDA##

“Ele achava que se contraísse a Covid-19, ele ficaria bem. Pensou que teria uma doença leve. Ele não queria colocar uma vacina em seu corpo. O (corpo) dele estava cheio de todas as drogas do hospital. Eles jogaram tudo contra ele”, disse McCann no Twitter. “Não deveria ter acontecido. Ele deixa uma mãe e um pai, uma irmã (eu) e uma filha de 19 anos. Meus dois filhos perderam seu tio divertido. O tio que sempre brincava com eles”

Tributos também vieram dos amigos de Eyers, com muitos o descrevendo como "uma pessoa incrivelmente em forma" e "uma das pessoas mais ativas e em forma" que eles conheciam.

Um amigo escreveu: “Ele tinha um grande amor por esportes e fitness competindo em fisiculturismo, triatlo, escalada e muito mais. Ele me ajudou alguns anos atrás, quando eu estava competindo enquanto eu estava lutando com minha preparação e ele foi o suporte e orientação extra que eu precisava para me ajudar no show”.

Os profissionais de saúde e os pacientes da Covid falam cada vez mais sobre o sentimento de arrependimento por não terem sido vacinados depois de ficarem gravemente doentes.

A Dra. Samantha Batt-Rawden, registradora sênior da unidade de terapia intensiva, disse que encontrou apenas um paciente em cuidados intensivos que recebeu as duas doses de vacinação e que a “vasta maioria” das pessoas que ela atendia não estava “completamente vacinada”.

Batt-Rawden disse que era difícil testemunhar a expressão de arrependimento no rosto dos pacientes quando eles ficavam doentes e precisavam usar um respirador. “Você pode ver que eles cometeram potencialmente o maior erro de suas vidas [em não tomar a vacina], o que é muito difícil”, disse ela, acrescentando que tinha ouvido pessoas contando aos membros da família sobre seu remorso.

Após o término do desafio 1x1 transmitido no Instagram do narrador Ney Silva, na noite dessa segunda-feira (15), o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PE) conduziu quatro pessoas para a delegacia e interditou a arena onde ocorria o evento esportivo. Segundo o órgão, o local acomodava um público superior a 200 pessoas.

Os portões da Arena Tsunami, no Zumbi do Pacheco, Jaboatão dos Guararapes, estavam fechados e, logo em seguida, as luzes foram apagadas com a chegada da fiscalização. Os agentes perceberam muitas pessoas fugindo pelos fundos, inclusive crianças e adolescentes. Contudo, a Polícia Militar conseguiu deter 84 pessoas, muitas sem máscara.

##RECOMENDA##

O local descumpria regras das medidas restritivas do Governo do Estado, pois promovia futebol - só permitido para o profissional-, aglomeração de pessoas, muitas delas sem máscara e aberto após às 20h, elencou o Procon-PE.

Além do proprietário da Area Tsunami, dois organizadores e o responsável pela iluminação foram encaminhados à delegacia. Os dois jogadores envolvidos na partida, Vassoura e Daniel Futshow, bem como o próprio Ney Silva, serão notificados pelo órgão.

[@#video#@]

“O Governo de Pernambuco sozinho não irá por fim à pandemia no estado. Se as pessoas insistirem em não colaborar, a situação irá se agravar muito e não é por falta de aviso ou por falta de pedido de compreensão”, frisa o secretário de Justiça e Direitos Humanos Pedro Eurico.

Conhecido como a Voz da Várzea, o narrador ganhou destaque entre personalidades do futebol nacional ao transmitir jogos amadores. Ele é um dos responsáveis pela criação da disputa um para um, na qual apenas dois jogadores - e seus respectivos goleiros - se desafiam com regras pré-definidas para alcançar o cinturão. No evento dessa segunda, ele beteu seu recorde de expectadores com mais de 115 mil pessoas em sua live.

Em contato com o LeiaJá, a assessoria do narrador preferiu não comentar sobre a ação do Procon-PE, nem sobre a continuidade dos eventos. "A gente não tem  informação para dar", indicou.

LeiaJá também:

--> Visita de Ney Silva causa mal-estar e Santos admite erro

--> Ney Silva e a 'febre' do 1 x 1: "o limite é o mundo"

Depois da notícia de que estava em negociações com o youtuber americano Logan Paul para um combate, Whindersson Nunes foi desafiado por nada mais, nada menos, que Acelino Popó Freitas, tetracampeão mundial de boxe, lutando em duas categorias diferentes. O humorista aceitou prontamente a luta nesta terça-feira (22). 

Whindersson aceitou o desafio através do Instagram e contou que as conversas para um embate com Logan estavam adiantadas, mas o americano queria apenas uma luta de exibição e foi então que o cearense decidiu aceitar a luta contra Popó e aproveitou para brincar: "Agora assim, exibição, na manhã, lembra que é natal". 

##RECOMENDA##

Popó também usou o instagram para fazer o desafio e aproveitou para provocar Whindersson: "Se você quiser fazer uma luta de verdade, como o outro YouTube fez na preliminar do Mike, me desafia, pô! To há 3 anos parado... Vai que vc consegue acertar nem que seja um jab em mim? Cai pra dentro campeão".

Aceito o desafio, Whindersson ainda prometeu que após a luta com o experiente pugilista, iria fazer uma desafio para uma luta real com Logan Paul, ao vivo. O combate, que em breve deve ter uma data confirmada, será transmitido no YouYube de Whindersson, conforme disse na rede social.

[@#video#@]

Um duelo de youtubers nos ringues pode acontecer em breve. Whindersson Nunes tem negociado um contrato com Logan Paul, que recentemente venceu o ex-NBA Nate Robinson, na apresentação de Mike Tyson x Roy Jones Jr. O youtuber americano também desafiou Conor McGregor para um embate, mas ficou sem resposta até então. De acordo com o UOL, a luta aconteceria no Rio de Janeiro. 

O youtuber brasileiro, que realizou uma luta amadora em setembro do ano passado e venceu por decisão unânime dos juízes, confirmou o interesse através do seu instagram e disse que o Brasil terá "um verdadeiro espectaculo". Ainda segundo o UOL, a luta chamou a atenção inclusive de Mike Tyson, conforme contou o empresário de Whindersson, Kaká Diniz. As negociações estão no início, mas a luta é esperada para o primeiro semestre de 2021.

##RECOMENDA##

Porém se não houver acordo para o "duelo de youtubers" o empresário garante que um "nome grande" do boxe profissional pode ser o próximo adversário de Whindersson nos ringues. 

No desafio de Logan Paul ao lutador irlandes, ex campeão do UFC, Conor McGregor, o youtuber declarou que estava fazendo a maior proposta de luta da carreira de Conor ao oferecer cerca de 250 milhões de dólares. 

No próximo dia 13 de dezembro, Rayanne Amanda tem mais um desafio no MMA. Pelo peso palha, para lutadores de até 52 quilos, a representante do Pará vai encarar a amapaense Maiara Amanajás, no Shooto Brasil 106, que será disputado no Rio de Janeiro. A lutadora conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Com um cartel geral de cinco vitórias e quatro derrotas, Rayanne vem treinando diariamente. Ela faz parte da academia Marajó Brothers e treina com os irmãos Iuri e Ildemar Marajó.

##RECOMENDA##

“Venho treinando bastante e com muito foco. Apesar da pandemia que estamos passando, eu nunca parei, continuei empenhada para dar o máximo nos treinos. Será uma grande luta e com certeza irei mais uma vez representar bem aqueles que acompanham e torcem pelo meu trabalho”, conta a lutadora.

Vindo de uma família de lutadores, Rayanne iniciou sua trajetória no mundo das lutas com 10 anos, praticando o jiu-jítsu. A lutadora embarca para o Rio nesta sexta-feira (11), para a pesagem da última edição de 2020 do Shooto, que será no sábado (12).

“O Pará é um verdadeiro celeiro de atletas em várias modalidades esportivas e sempre que for possível a Seel estará apoiando estes grandes atletas que encaram grandes desafios”, declarou Arlindo Silva, titular da Seel.

Da assessoria da Seel.

 

Em um jogo intenso, equilibrado e disputado em alto nível, Dominic Thiem despachou Novak Djokovic neste sábado e vai disputar a final do ATP Finals pela segunda vez consecutiva. O austríaco carimbou a vaga na decisão ao superar o sérvio por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 6/7 (10/12) e 7/6 (7/5), em 2h54 de partida. O triunfo poderia ser mais tranquilo, visto que ele chegou a ter quatro match points na segunda parcial.

Em busca de seu primeiro título no torneio, Thiem, atual vice-campeão, aguarda o vencedor da outra semifinal, disputada entre o vice-líder do ranking da ATP, Rafael Nadal e o quarto colocado, Daniil Medvedev, para saber quem será seu adversário na decisão.

##RECOMENDA##

Aos 27 anos, o atual número 3 do mundo já conseguiu seu primeiro troféu de Grand Slam ao vencer o US Open neste ano. No domingo, ele disputa a 28ª final de sua carreira na elite do circuito e persegue o seu 18º título. Neste sábado, o jovem tenista classificou o duelo com Djokovic como uma "batalha mental".

"Foi, com certeza, uma batalha mental. Foi muito apertado o tie-break do segundo set, especialmente, porque jogar contra essas lendas é muito difícil, mas sempre especial", resumiu Thiem em entrevista na quadra, após a vitória. "Estou incrivelmente feliz por ter chegado à final e vou novamente me preparar ao máximo para amanhã", completou.

Com sua quinta vitória sobre Djokovic, Thiem se juntou a Andy Murray como o único jogador a vencer cada membro do "Big Three" em cinco ou mais ocasiões. O austríaco também tem seis triunfos contra Rafael Nadal e outros cinco diante de Roger Federer.

Cinco vezes campeão do ATP Finals (2008, 2012, 2013, 2014 e 2015) e duas vezes vice (2016 e 2018), Djokovic ficou fora da final pelo segundo ano consecutivo. Mesmo assim, o sérvio encerra a temporada na liderança do ranking da ATP, feito que conseguiu pela sexta vez na carreira, igualando o recorde de Pete Sampras. Nesta temporada, ele foi campeão do Aberto da Austrália, do Torneio de Dubai e dos Masters 1000 de Roma e de Cincinnati. Também conquistou a primeira edição da ATP Cup, representando seu país.

O jogo - O duelo em Londres foi muito parelho e contou com altos e baixos dos dois tenistas. Os rivais empurraram cada um ao seu limite desde o começo, com os serviços de ambos sendo muito pressionados. No primeiro set, o momento decisivo ocorreu no 11º game, quando Thiem quebrou o saque de Djokovic com um erro do sérvio na rede. Depois, o número 3 do mundo confirmou seu serviço e fechou em 7/5.

O segundo set foi ainda mais equilibrado. Os dois passaram a se arriscar mais e foram mais agressivos. Com isso, protagonizaram belo golpes, mas também erraram muito. Thiem teve um break point no quinto game, mas não aproveitou, e o número 1 confirmou seu serviço. No oitavo game, foi a vez de o sérvio ter a sua primeira oportunidade de quebra na partida, mas também desperdiçou. Com um ace e uma bola vencedora de esquerda, o tenista da Áustria venceu o game e o placar ficou em 4/4. Depois, no 12º game, ele cometeu uma dupla falta e cedeu a Djokovic o duplo set point. No entanto, conseguiu salvar ambos.

No tie-break, Djokovic abriu 4/2, mas Thiem empatou. Depois, ele teve três match points, mas não aproveitou nenhum. O sérvio, então, reagiu, definiu a parcial, enfim, e levou a partida para o terceiro set.

Com o equilíbrio imperando, e nenhum dos dois dando brechas em seus saques, o set final foi também decidido no tie-break. Djokovic abriu 4/0, mas Thiem mostrou força mental e poder de reação para empatar, virar com um ace e chegar ao match point com uma linda bola cruzada. O sérvio se salvou com um ace, mas o austríaco abriu nova vantagem e finalmente fechou a parcial em 7/6 (7/5) e o duelo por 2 sets a 1.

Uma vitória por nocaute. Foi assim que o paraense Heraldo Souza venceu a luta pelo Shooto Brasil, edição de número 100. O lutador, que disputou pela categoria meio médio (até 77 kg), recebeu apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O evento foi realizado no último domingo (23), na Upper Arena, no Rio de Janeiro.

Após um primeiro round equilibrado, a vitória veio no início do segundo, com uma sequência de golpes para acabar com a luta por nocaute contra Caio Cocão, do Espírito Santo. “Já vinha me preparando e mesmo com a pandemia os treinos continuaram, daí surgiu a oportunidade e estava preparado. No início a luta foi muito parelho, foi quando achei um erro na guarda e o golpe foi limpo”, conta o lutador.

##RECOMENDA##

Aos 25 anos, Heraldo já coleciona quatro vitórias como lutador profissional, sendo três por finalização e a última por nocaute, mantendo-se sem derrotas. “Manter a invencibilidade é algo muito sério, porque é um esporte que você não pode errar, por isso a importância dos treinos, trabalhar os meus pontos fracos, estudar e adquirir o máximo de conhecimento possível para manter em alto nível. Agora o foco é chegar ao UFC”, ressalta.

Para o titular da Seel, Arlindo Silva, o resultado demonstra que temos muitos atletas dedicados e comprometidos. “Os resultados positivos são apenas reflexo dos empenhos competidores. É muito bom podermos levar tantos novos atletas para competições desse nível. Esse incentivo é muito positivo e nos torna todos campeões”, destaca o secretário de Esporte e Lazer.

O Shooto Brasil 100 foi realizado com um rígido protocolo de prevenção contra a Covid-19. As regras foram elaboradas junto com a Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA). Todos os atletas envolvidos no evento foram testados com teste rápido no dia e local da pesagem.

Da assessoria da Seel.

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando