Esportes

| Futebol

Horas depois de suspender o confronto entre Avaí e Chapecoense, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) confirmou neste sábado que toda a rodada de volta das quartas de final do Campeonato Catarinense está adiada. O motivo são os casos de covid-19, no elenco e na comissão técnica, revelados pela Chapecoense na sexta-feira.

Em nota oficial, a entidade estadual destacou que "remarcará, oportunamente, as datas dos jogos de volta das quartas de final, da segunda fase, bem como da terceira fase (semifinais) e da quarta fase (finais) da competição".

##RECOMENDA##

O Estadual de Santa Catarina retornou na última quarta-feira após cerca de quatro meses de paralisação por conta da pandemia de covid-19. E foi justamente a doença causada pelo novo coronavírus que forçou nova interrupção.

A Federação alegou que todos os jogos deveriam acontecer ao mesmo tempo, neste domingo. E, como Avaí x Chapecoense não poderá ser realizado, decidiu adiar também as demais partidas: Marcílio Dias x Criciúma, Figueirense x Juventus e Brusque x Joinville.

Foram registrados 14 casos na Chapecoense. Moisés Egert, técnico do Marcílio Dias; Patrick, volante do Figueirense; dois atletas do Criciúma e dois jogadores e dois integrantes do departamento médico do Joinville também foram diagnosticados.

O único duelo mantido, portanto, é o confronto de ida do playoff contra o rebaixamento. Na terça-feira, às 15h, o Tubarão recebe o Concórdia, no estádio Domingos Silveira Gonzales, na cidade de Tubarão.

O Barcelona fez a sua parte neste sábado e somou os três pontos necessários para impedir o Real Madrid de se sagrar campeão espanhol nesta rodada. Com uma atuação sem maior brilho, o time catalão superou o Valladolid por 1 a 0, fora de casa, e se manteve na cola do arquirrival na tabela da competição.

O time de Lionel Messi chegou aos 79 pontos, apenas um atrás do Real, que enfrentará o Granada, também longe do seu estádio, na segunda-feira. Um tropeço do Barça neste sábado somada a uma vitória do Real, no complemento da rodada, sacramentaria o título antecipado da equipe de Madri, faltando ainda duas rodadas para o fim do Espanhol. Já o Valladolid é apenas o 14º colocado da tabela, com 39 pontos.

##RECOMENDA##

Jogando na casa do adversário, o Barcelona não teve problemas para assumir o comando da partida. Ao fim do primeiro tempo, o time visitante exibia 70% de posse de bola. Para ajudar, a defesa do Valladolid oferecia marcação aquém do esperado, principalmente sobre Messi.

O panorama só não foi mais favorável ao time visitante porque o técnico Quique Setien, ameaçado no cargo, escalou a equipe com mudanças. Ao lado de Messi estava apenas Antoine Griezmann, em mais um dia apagado. Luis Suárez só entrou no segundo tempo. O treinador ainda deu oportunidade para Ricard Puig e Sergi Roberto. O brasileiro Arthur, já negociado com a Juventus, nem no banco de reservas estava.

Com amplo domínio, o Barcelona abriu o placar aos 15 minutos. Após passe de Messi, Arturo Vidal ajeitou com agilidade dentro da área e caprichou na pancada. A bola acertou o pé da trave direita do goleiro e entrou. Parecia o primeiro de muitos gols. Mas não foi o que aconteceu.

Sem criatividade, o Barça parava nos próprios erros ou na marcação do Valladolid. No segundo tempo, mesmo com Suárez, pecava nos mesmos aspectos. Porém, tampouco levava sustos na defesa. Ter Stegen só precisou fazer uma defesa importante na etapa final.

Mais cedo, pela mesma rodada, o Osasuna bateu o Celta de Vigo por 2 a 1, em seu estádio. Enric Gallego e Jose Arnaiz marcaram os gols dos anfitriões. O Osasuna é o 11º da tabela, com 48. Já o Celta segue tentando se afastar da zona de rebaixamento. Soma 36 pontos e está em 16º.

Após casos de Covid-19 na Chapecoense, a Superintendência de Vigilância em Saúde Estadual de Santa Catarina suspendeu a partida pelas quartas de finais do Catarinense entre Avaí e Chape que aconteceria neste domingo (12). 

Segundo a nota do órgão, foram 14 confirmações de Covid-19. Nesta semana. a Chape divulgou que os testes realizados confirmou casos de infecção, mas não tornou público a quantidade. Em contrapartida, o Avaí divulgou que dos todos os testes realizados no clube deram negativo. 

##RECOMENDA##

"Uma das equipes teve 14 casos confirmados para Covid-19 e será necessário afastamento de todos os atletas para seguir as medidas necessárias de proteção. A Secretaria de Estado da Saúde segue atenta a qualquer avanço de transmissão e essas medidas são tomadas para resguardar a saúde de todos", diz um trecho da nota.

A Chapecoense ainda se posicionou oficialmente negando qualquer listagem de pessoas positivadas e confirmou que manteria nomes em sigilo. A lista circulou em redes sociais.

Depois de ter confirmado o retorno do futebol, o Sport volta todas suas atenções para as duas decisões que terá pela frente. E a primeira delas, que acontece pelo estadual, é um clássico contra o rival Santa Cruz. O jogo acontece no dia 19, na Ilha do Retiro, sem a presença da torcida. No dia 22 o rubro-negro entra em campo pela Copa do Nordeste para enfrentar o Confiança em Feira de Santana.

Apesar de ter atuado por uma temporada pelo Vitória da Bahia, Willian Farias, volante do Sport, disse que não conhece o estádio Arena Cajueiro, onde o duelo contra o Confiança acontece. O atleta reconheceu as dificuldades até de deslocamento e afirmou que cabe aos atletas se adaptarem a situação. 

##RECOMENDA##

Já no Clássico das Multidões Willian cita a dificuldade de jogar contra o rival e sobre a importância do duelo que pode culminar na classificação, ou eliminação do Sport, no pernambucano: "Clássico por si só já é um jogo bastante difícil, bastante aguerrido, e para nós que vale a nossa classificação é de fundamental importância".

O jogador, que não espera facilidades nos confrontos, atentou para o tempo de treino que o retorno do futebol proporcionou e quer usar isso como trunfo para alcançar os objetivos da equipe. "Focado, concentrado primeiramente nos treinamentos em tudo que o Daniel vem passando para gente para que chegue no jogo a situação fique, não confortável, mas que a gente esteja desempenhando o nosso melhor", concluiu.

O Real Madrid vai ficando próximo da conquista do título do Campeonato Espanhol. Nesta sexta-feira, na conclusão da 35ª rodada, o time derrotou o Alavés por 2 a 0, em casa, no Estádio Alfredo di Stéfano, e manteve vantagem de quatro pontos sobre o segundo colocado Barcelona.

Foi a oitava vitória consecutiva do Real Madrid, único time a ganhar todos os jogos que disputou na retomada do Campeonato Espanhol, que ficou cerca de três meses paralisado em função da pandemia do coronavírus. E com 80 pontos, a equipe só precisa de cinco pontos nas três rodadas finais para faturar o título nacional.

##RECOMENDA##

A conquista, porém, pode vir já na próxima segunda-feira. Para isso, basta que o Barcelona não triunfe diante do Valladolid, neste sábado, na abertura da 36ª rodada, e o Real derrote o Granada na segunda-feira. Os confrontos seguintes do time madrilenho vão ser contra Villarreal e Leganés. Já o atual bicampeão Barcelona terá Osasuna e Alavés pela frente.

O atacante Karim Benzema foi decisivo para o novo triunfo do Real Madrid. Afinal, o centroavante abriu o placar do duelo, aos dez minutos do primeiro tempo, ao converter cobrança de pênalti, sofrido por Mendy. Depois, aos quatro da etapa final, ele deu a assistência para Marco Asensio fechar o placar em gol que só foi confirmado após consulta ao VAR.

Rodrygo completou o trio de ataque titular com Benzema e Asensio, tendo boa atuação, tanto que iniciou a jogada do segundo gol do time. Casemiro e Eder Militão, escolhido para substituir o capitão Sergio Ramos, suspenso, foram os outros brasileiros escalados por Zinedine Zidane. Vinicius Junior, que precisou repetir teste para coronavírus, dando negativo, foi acionado pelo treinador francês durante a etapa final.

Derrotado pela sexta vez consecutiva, o Alavés parou nos 35 pontos, na 17ª posição, com apenas três de vantagem para a zona de rebaixamento do Campeonato Espanhol.

No outro jogo do dia, o Granada, próximo adversário do Real, fez 3 a 2, fora de casa, sobre a Real Sociedad, em confronto direto por uma vaga na próxima Liga Europa. O time vencedor é o nono colocado, com 50 pontos, a apenas um do rival derrotado, que está em sétimo.

A CBF divulgou, nesta sexta-feira (10), a tabela com datas e horários das partidas da última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste, que será disputada em sede única na Bahia por conta da pandemia. Todas as equipes pernambucanas jogam no dia 22 de julho.

O Sport joga contra o Confiança na Arena Cajueiro, em Feira de Santana às 20h. Para o Leão, o duelo vale a classificação, enquanto o Confiança, líder do grupo B, luta pelo direito de ser mandante nos jogos decisivos. 

##RECOMENDA##

O Náutico joga com o Bahia na Arena Pituaçu, em Salvador e não na Fonte Nova, como de costume. Atualmente, o estádio é usado como hospital de campanha da Covid-19. O Náutico pode até perder o duelo e mesmo assim ficar com a vaga, mas para isso precisa torcer para que rival Santa Cruz ou Ceará tropecem. O jogo do Timbu também acontece às 20h. 

O tricolor do Arruda, que enfrenta o River-PI, que cumpre tabela na última rodada, vai jogar em Riachão do Jacuípe, no estádio Eliel Martins, precisando da vitória para garantir a classificação.

As quartas de finais ainda não têm horário e nem locais definidos, mas acontecem no dia 25 de julho. As semifinais nos dias 28 e 29 e as finais em 1 e 4 de agosto. Como previsto na tabela, a data do último jogo da final cai em uma terça-feira.

 O Sport vai poder enfim registrar seus reforços. A CBF retirou o bloqueio do registro de atletas pedido pelo Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), por conta de atrasos no pagamento da dívida do clube com o ex jogador Mark González. A informação foi confirmada pela reportagem em contato com assessoria da entidade. 

A CBF ainda esclareceu que a regularização da dívida negociada na Câmara Nacional de Resolução de Disputas foi resolvida nesta quinta-feira (9) e o clube rubro-negro está com acesso ao registro dos atletas. O valor da dívida com o jogador está na casa dos 600 mil reais. 

##RECOMENDA##

Com a liberação o Sport vai poder registrar os atletas que foram anunciados pelo clube, mas que não regularizaram a situação por conta do antigo bloqueio da equipe. Philip, que chegou antes da parada, Patric e Ronaldo que chegaram durante a pandemia podem ficar a disposição de Daniel Paulista para a disputa da última rodada da primeira fase do estadual, no clássico contra o Santa Cruz no dia 19. O jogo vale a classificação para o Leão.

A transferência de Davó do Guarani ao Corinthians tornou-se pauta no campo jurídico. Em sentença publicada pelo juiz Francisco José Blanco Magdalena, da 9ª Vara Cível de Campinas, em 1º de julho, há apontamento de fraude na negociação com o clube da capital, no fim do ano passado.

A Justiça cobra investigações mais detalhadas a fim de ressarcir a RDRN Participações e Empreendimentos Ltda. em R$ 35 mil. A empresa, desde março, exige acerto imediato com a equipe campineira e afirma que o processo de venda não foi feito de modo legal.

##RECOMENDA##

Em 2019, Davó foi liberado pelo Guarani por apenas R$ 700 mil mediante depósito feito até 18 de setembro - a multa rescisória ao mercado interno era estipulada em R$ 8 milhões.

O dinheiro, utilizado para pagamento dos salários do elenco na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro, foi recebido pela venda de 40% dos 60% dos direitos econômicos vinculados ao Guarani.

A avaliação do juiz é que a negociação não poderia ter acontecido porque os direitos econômicos do jogador, pertencentes ao Guarani, estavam penhorados. E o pagamento pela aquisição não teria sido realizada em uma conta vinculada diretamente ao Guarani.

Procurado pela reportagem , o Guarani se pronunciou, por meio da assessoria de imprensa, em nota oficial. "O Departamento Jurídico do Guarani Futebol Clube ainda não foi notificado sobre a decisão e somente poderá se manifestar nos autos do processo. O Conselho de Administração destaca porém que todos os demais órgãos internos (Conselhos Deliberativo e Fiscal) acompanham o processo cumprindo todo o rito estatutário".

Contratado do Pyramids, do Egito, o atacante Keno, ex-Palmeiras, foi apresentado, nesta sexta-feira, como o novo reforço do Atlético-MG. O jogador, de 30 anos, custou US$ 2,3 milhões (cerca de R$ 11,8 milhões) para os cofres do clube mineiro e assinou contrato até 2023, com a possibilidade de ampliar o compromisso por mais um ano.

"Eu tô feliz pela minha chegada no Atlético, espero fazer um bom trabalho, voltar a minha forma física porque fiquei um bom tempo parado, mas eu tô muito feliz pela volta, voltar a treinar e fazer uma coisa que eu gosto, ficar bom fisicamente para poder integrar o grupo. Eu pretendo com isso (duas semanas para recuperar a forma física). Como o futebol mineiro esta voltando, as competições, pretendo ficar mais rápido possível bem fisicamente para integrar o grupo e ajudar Sampaoli", disse o jogador, referindo-se ao técnico argentino.

##RECOMENDA##

Keno mostrou confiança e otimismo em sua apresentação. "Meu um contra um, eu me garanto muito, porque eu treino bastante nisso, minha finalização, minha arrancada, pretendo dar sempre meu melhor", afirmou o jogador, que se junta a Léo Sena, Alan Franco, Bueno e Marrony, os outros reforços da equipe mineira para depois da pandemia.

Keno revelou que a proximidade com o diretor de futebol, Alexandre Mattos, colaborou muito para o acerto com o Atlético-MG. "Eu trabalhei com ele no Palmeiras, é um cara muito legal, e falou que ia ter um projeto muito bom, me passou os projetos, fiquei muito feliz e optei vir para o Atlético."

A saudade da família foi outro ponto para o retorno ao Brasil. "Quando eu cheguei em Salvador tive conversa com minha família, minha mãe, meus pais, minha esposa, como eu estava dois anos fora eu pretendi ficar no Brasil. Você fica muito distante da família, dos amigos."

Keno deve fazer sua estreia oficial Atlético-MG em 26 de julho, quando o Campeonato Mineiro será retomado. O time é o terceiro colocado na fase de classificação e tem boas chances de se classificar para as semifinais.

A incerteza sobre a permanência de Erick no Náutico, por conta da renovação de empréstimo com o Braga de Portugal, chegou ao fim nesta sexta-feira (10). O próprio clube alvirrubro anunciou que o jogador permanece na equipe até junho de 2021 e com isso vai atuar durante toda a Série B. Erick foi revelado pelo Timbu em 2017 e retornou em 2020.

Apesar de um certo receio, a diretoria sempre transpareceu confiança no desfecho positivo, principalmente pelo interesse do próprio jogador. Negociado com time português em 2018. Erick nunca se firmou no futebol europeu e, depois de um empréstimo ao Vitória da Bahia, voltou a Portugal para atuar pelo Gil Vicente.

##RECOMENDA##

No retorno ao Náutico, o jovem atacante tem encontrado dificuldades no time titular. Em 14 jogos, ele marcou apenas um gol.

Apesar dos três meses parados, o futebol seguiu ativo em Pernambuco. Durante o período de quarentena, os clubes do Recife se reforçaram de olho no retorno das competições. O único que não se movimentou foi o Santa Cruz.

O time coral, que tinha negociações em andamento, preferiu se resguardar durante a pandemia pensando na questão financeira. Existe uma expectativa de que a parada traga uma nova realidade econômica e o clube não pretende estourar orçamento. Com o retorno do estadual e do Nordestão, o tricolor pode se movimentar pensando na Série C, que começa em agosto, mas o presidente Constantino Júnior já deixou claro que a prioridade são as finanças.

##RECOMENDA##

Rivais 

O Sport, dias antes do último jogo anunciou o meia atacante Philip que estava no Afogados. Durante a pandemia, mais dois atletas reforçaram o elenco rubro-negro que perdeu jogadores no periodo, caso de Jean Patrick que entrou em litígio com o clube. Destaque pelo Santo André, o atacante Ronaldo, com 6 gols em 12 jogos esse ano, assinou até o fim do Brasileiro e treina com o grupo, assim como o lateral direito Patric, que estava no Atlético-MG, e é um velho conhecido da torcida por já ter atuado na equipe em 2013 e 2014.  

Já o Náutico contratou três atletas durante a pandemia: Junior Brites, Dadá Belmonte e Thiago. Esse último é formado nas categorias de base do clube, foi negociado com o Flamengo e voltou por empréstimo até o fim da Série B.

A Fifa anunciou, nesta sexta-feira, que as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 foram adiadas de setembro para outubro. O anúncio foi feito após a entidade que dirige o futebol mundial consultar as federações sul-americanas.

Levando em consideração os resultados das discussões mantidas entre o grupo de trabalho da covid-19 da Fifa e as confederações, o Conselho da Conmebol solicitou à Fifa incluir uma data para um jogo das Eliminatórias em janeiro de 2022. Desta forma, a classificação para o Mundial do Catar vai terminar até março. O pedido será analisado na próxima reunião do conselho da Fifa.

##RECOMENDA##

A seleção brasileira estreia contra a Bolívia, no Maracanã. O jogo que seria realizado em março na Arena Pernambuco ficou para outubro. Sem público no estádio. Peru (fora), Venezuela (casa), Uruguai (f), Colômbia (f), Argentina (c), Equador (c), Paraguai (f) e Chile (f). As datas ainda não foram definidas

A disputa da Copa Libertadores foi marcada para recomeçar em 15 de setembro, enquanto a Copa Sul-Americana será retomada em 27 de outubro. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira, após reunião por videoconferência com representantes das confederações dos países envolvidos nas competições. As finais estão previstas para janeiro de 2021.

Paralisada em março, a Libertadores só teve duas rodadas disputadas da fase de grupos. Restam seis, além das duas para as oitavas de final, duas para as quartas, as semifinais e final. Os sete times brasileiros (Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Athletico-PR, Grêmio e Internacional) somaram bons resultados até agora e têm chances de chegar na disputa do mata-mata.

##RECOMENDA##

Já na Sul-Americana, jogou-se apenas uma fase. Até a final, são necessárias mais oito datas: duas da segunda fase, duas das oitavas, duas das quartas e duas das semifinais. Vasco e Bahia estão classificados para a segunda fase e aguardam o sorteio para conhecerem seus adversários.

Os jogos da Libertadores e da Copa Sul-Americana deverão ser colocados nos espaços do Brasileiro e da Copa do Brasil. Nesta semana a CBF divulgou que o Brasileiro terá início em 9 de agosto e final em 24 de fevereiro.

A Copa do Brasil, por sua vez, também será disputada até fevereiro, com finais previstas para dias 3 e 10, duas quartas-feiras.

A Chapecoense revelou na manhã desta sexta-feira que jogadores e membros da comissão técnica do clube testaram positivo para o novo coronavírus, em testes realizados antes da partida de ida das quartas de final do Campeonato Catarinense frente ao Avaí. Eles foram afastados e, consequentemente, retirados da delegação que está a caminho de Florianópolis para o duelo de volta.

O clube não informou nomes e nem a quantidade de pessoas que foram infectadas pelo vírus. A agremiação também optou por não revelar se esses jogadores estiveram em campo contra o Avaí ou se acompanharam o duelo do banco de reservas.

##RECOMENDA##

Os testes, do tipo RT-PCR (que detecta a presença do vírus no corpo no momento da coleta), foram feitos na terça-feira, véspera da partida contra o Avaí. A realização dos exames era exigência da prefeitura de Florianópolis.

"Diante dos diagnósticos, todos os profissionais foram prontamente afastados para cumprir o período de quarentena. Tendo em vista o confronto contra o Avaí no próximo domingo, o clube reitera que todos os atletas e profissionais da comissão técnica que integrarão a delegação na viagem para a capital catarinense tiveram seus resultados negativados e estão aptos para o duelo", registrou o clube, em comunicado.

Apesar de novos casos positivos na delegação da Chapecoense, a partida contra o Avaí segue marcada para o próximo domingo, às 16h, no estádio da Ressacada. O clube catarinense pode perder por até um gol de diferença para avançar à semifinal, já que venceu o duelo de ida por 2 a 0.

"Nosso cuidado sempre foi de preservar atletas e comissão técnica do clube. Sabíamos que era possível acontecer. A delegação que viaja hoje para Florianópolis está testada. Só estão viajando os membros assintomáticos e com exames negativos. Agora à tarde, em uma decisão da direção, resolveu-se fazer a testagem de sorologia IgM e IgG de todos atletas e comissão. Uma determinação do clube, não da Federação e nem da Prefeitura de Florianópolis, para trazer mais tranquilidade e segurança ao plantel que está viajando", disse Carlos Mendonça, médico da Chapecoense.

O técnico Fernando Diniz aprovou a definição de 22 de julho como data para o recomeço do Campeonato Paulista. Com cerca de duas semanas para recolocar o São Paulo em campo, o treinador avaliou que o time tem evoluído na preparação para o retorno e prometeu que a equipe estará em boas condições, ainda que tenha revelado que preferia ter mais algum tempo para realizar as atividades, algo que em sua visão foi inviabilizado pela decisão da CBF de começar o Brasileirão no fim de semana dos dias 8 e 9 de agosto.

"Talvez uma semana a mais seria o ideal para a equipe, mas também não está ruim. A gente teve a primeira semana das avaliações, que já foi o primeiro contato com todo mundo se vendo, com os protocolos que tivemos que seguir, mas já foi um início de grupo. Depois, no dia 1º, já conseguimos intensificar os treinamentos. Então a gente vai estar em boas condições de reiniciar. Acho que a Federação Paulista acertou. Como a CBF foi irredutível, eu acho que a data é essa mesmo", disse o treinador em entrevista à SPFCTV, o canal de vídeos do clube no YouTube.

##RECOMENDA##

O São Paulo iniciou nesta quinta-feira um período de treinos no CT do clube em Cotia, onde costumam trabalhar os atletas das divisões de base. Com o elenco em regime de concentração, é mais fácil para que todos cumpram as medidas de isolamento.

A duas rodadas do fim da primeira fase do Paulistão, o São Paulo já está classificado às quartas de final. Diniz, porém, descartou a possibilidade de a equipe atuar desmobilizada nos compromissos diante de Red Bull Bragantino e Guarani.

"É importante a gente estar classificado, mas não é algo que vou levar para o campo. Não vai nos levar para a acomodação. É bom saber para tirar aquela pressão, mas a gente sempre vai estar pressionado, porque o São Paulo é um time que vive de pressão. A gente tem de entregar vitórias para o torcedor", disse.

O Botafogo segue ativo no mercado de contratações e de olho em jogadores do exterior. Depois do ex-Milan Honda, o clube anunciou nesta quinta-feira (9) a contratação do marfinense Salomon Kalou que fez sucesso no Chelsea onde conquistou tudo que disputou.

O jogador foi anunciado pelo clube carioca através de um vídeo nas redes sociais depois de um longa negociação. Antes, Yaya Touré e Obi Mikel foram procurados, mas não selaram acordo. Salomon Kalou já falou como jogador do clube: “Muito orgulho de ser Botafogo, put a fire”. 

##RECOMENDA##

Foi ao lado de outro africano, o também marfinense Didier Drogba, que Kalou se tornou destaque mundial. O jogador, que já havia passado pelo Feyenoord da Holanda antes de chegar à equipe inglesa, conquistou com o time londrino a Premier League, por duas vezes, a Copa Inglesa, a Copa da Liga Inglesa e a Liga dos Campeões.

Após a CBF apresentar um novo calendário para a sequência da temporada 2020, os 68 clubes participantes da Série D do Campeonato Brasileiro tornaram público um documento em que apresentam suas demandas à confederação. Além de solicitarem nova ajuda financeira, pois têm sofrido com a crise do coronavírus, pedem para que os times desistentes da competição não sejam punidos.

A carta é assinada pelo presidente do Marcílio Dias, Lucas Brunet, e pede para que a CBF realize novo aporte financeiro de R$ 120 mil aos clubes. Esse valor foi repassado anteriormente, com o intuito de contribuir para o pagamento dos salários de abril e maio.

##RECOMENDA##

"Todos os clubes foram severamente afetados pela pandemia, perdendo receitas importantes para se manter, como patrocinadores e sócios-torcedores", afirmam o times. "Entre as medidas de compensação aos Clubes solicitadas no requerimento está a doação, em caráter emergencial, de mais uma parcela de R$ 120 mil a cada clube participante, já que a parcela anterior aportada pela CBF, de mesmo valor, era para o prazo de 60 dias, já esgotados", acrescentam.

O documento também pede para que os times que desistam de disputar a Série D, não sejam punidos, pois já sofrem com graves problemas financeiros. "Com a crise financeira instaurada pela pandemia, muitos Clubes alegam não possuir mais condições de participação na competição. Neste sentido, a carta solicita também que a CBF conceda o direito de desistência de participação, sem punição futura, aos Clubes que encontram-se em extremas dificuldades financeiras", dizem.

Em busca de novos recursos financeiros, os clubes também pedem para recebem o aval para que posam negociar os direitos de transmissão dos seus jogos na Série D. E apelam para que a CBF adquira placas de publicidade nos estádios, sob a garantia que os recursos obtidos seriam utilizados exclusivamente para o pagamento de salários.

Nesta quinta-feira, a CBF anunciou que a quarta divisão nacional tem como previsão de início o dia 6 de setembro e a data de 7 de fevereiro para o encerramento.

O governo de Pernambuco autorizou nesta quinta-feira (9) a volta do futebol no Estado para 19 de julho, dois dias antes do retorno da Copa do Nordeste, que acontece em sede única na Bahia. O anúncio da retomada foi feito pelo secretário de Turismo, Rodrigo Novaes. 

O protocolo, que também prevê jogos sem público, diz que a final do Campeonato Pernambucano, em dois confrontos, acontecerá na Arena. Com isso, a última rodada da primeira fase deve chocar, como previsto, com a data de retorno do Nordestão, 21 de julho. 

##RECOMENDA##

"Essa retomada está prevista com o jogo entre Sport e Santa Cruz", disse Rodrigo Novaes. A partida tem caráter decisivo para o rubro-negro que precisa da vitória para garantir a classificação.

O secretário ressaltou que o protocolo de segurança prevê que apenas 100 pessoas estarão em campo, seguindo normas de distanciamento. As datas ficaram assim: 19/07, 21/07, 29/07 e 02 e 05 de agosto.

Na útima rodada da primeira fase, o Santa Cruz terá um adversário sem nenhuma pretensão na Copa do Nordeste. Desmobilizado, o River-PI, que ainda não voltou aos treinos e ocupa a lanterna do grupo A sem chances de classificação, corre contra o tempo para ter o mínimo de preparação para o duelo. A competição recome no dia 21 de julho. 

Já o Santa trabalha desde o dia 16 junho e vai completar mais de um mês de trabalho quando entrar em campo. Levando em conta todos esses fatores, o zagueiro William Alves reconheceu que o favoritismo é todo tricolor.

##RECOMENDA##

Mas até mesmo por conta disso, ele pede atenção redobrada. "A gente tem que tomar cuidado com esses jogos onde a gente joga o favoritismo para uma equipe só. Um jogo que requer muita atenção. O favoritismo está do nosso lado e a gente tem que tomar cuidado para não ser surpreendido", disse. 

"Eles vêem como franco atirador, não têm mais nada para brigar na competição, a gente vai para lá brigando por algo", conclui. O Santa Cruz precisa da vitória para se garantir na próxima fase além de contar com um tropeço do Náutico, ou do Ceará, para ficar com a vaga.  

O ataque do Náutico para essa temporada será a famosa 'boa' dor de cabeça para Dal Pozzo. Na visão do jovem Thiago, que se destacou na Série C 2019, foi negociado com Flamengo e retornou agora por empréstimo, a posição está bem servida. 

Thiago se apresentou nessa quarta-feira (8). Lá na frente, ele terá ao seu lado nomes como Kieza e Erick para dividir espaço. O trio já gera expectativa antes mesmo da bola rolar, principalmente pela identificação com o clube. Mas, apesar disso, Thiago reforça que a briga vai muito além dos nomes.

##RECOMENDA##

"A gente está com um ataque muito forte. Estamos brigando por posição eu, Erick, Salatiel, Paiva, Brites, vários concorrentes. Estou buscando fazer minha parte nos treinamentos para dar uma boa impressão ao treinador. Que ele coloque quem estiver treinando melhor", afirma.

Álvaro, atacante que sofreu grave lesão no joelho iniciou a transição na última semana e deve ser mais um na briga pela vaga.  Em contrapartida Thiago apresenta uma "vantagem". Mais forte fisicamente, o jogador pontua que apesar do curto tempo de trabalho no Flamengo chegou a ganhar 6kg de massa muscular.

“Melhorei muito minha parte física lá. Quando eu saí daqui, eu estava com 65 kg. Cheguei lá, passei dois ou três meses, e estava com 71 kg já", ressalta. “Minha condição fisicamente melhorou muito", completa.

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando