Esportes

| Futebol

Fechar 2023 com a manutenção na elite nacional e com vaga na Copa Sul-Americana tirou um peso gigantesco das costas de Ronaldo Fenômeno. O dono da SAF do Cruzeiro sabia que a equipe não podia fechar o ano com novas frustrações e celebrou o "final feliz." Sem esconder que a gestão "cometeu erros", foi firme para prometer um 2024 bem melhor para os torcedores em carta direcionada a nação azul.

"Nação, chegamos ao fim da difícil temporada de 2023 e a minha intenção aqui não é nos eximir de culpa pelos erros cometidos - pelo contrário, reconhecê-los -, mas também jogar luz sobre os muitos passos positivos dados na direção de reerguer um gigante como o Cruzeiro. O caminho mais fácil nunca foi opção. E o correto, apesar de mais compLexo, é o único verdadeiramente seguro para o médio e longo prazo", iniciou sua carta Ronaldo, admitindo que houve altos e baixos em 2023.

##RECOMENDA##

Voltar às competições internacionais é um motivo de felicidade para o dirigente. Após a luta contra o rebaixamento - escapou na penúltima rodada -, se garantir na Copa Sul-Americana foi um belo de um bônus neste ano de retorno à elite.

"Hoje, com muita alegria, estamos de volta à América! Dois anos atrás isso era inimaginável. E as prioridades, desde o início da gestão, eram a organização das finanças, o respeito aos colaboradores, e jogadores, o resgate dos valores e do orgulho de ser Cruzeiro, os pagamentos em dia de toda a cadeia de suprimentos, o desenvolvimento da infraestrutura e investimentos na base, além é claro, da reconstrução dos resultados esportivos de maneira sustentável", listou, mostrando confiança em dias bem melhores.

"Não tenho dúvida dos nossos acertos no caminho até aqui. Nunca escondi de vocês que seria a temporada mais difícil de nossa jornada juntos por diversos fatores, mas sei que também tropeçamos em decisões importantes e cada um desses erros, embora tenha dificultado inclusive a nossa relação, nos proporcionou lições valiosas que nos impedirão de repeti-los", afirmou.

Convicto que aprendeu com as diversidades, Ronaldo espera resgatar o Cruzeiro dos títulos e vitórias marcantes. Ele faz questão de frisar que pegou um clube "em estado terminal" e que agora muita coisa já está em ordem.

"O momento agora é de alívio para todos nós, cruzeirenses. Sabemos que o ano esteve longe do ideal pela grandeza do Cruzeiro, mas, apesar de tudo, superamos as maiores adversidades e não deixamos de aprender e crescer como instituição", disse. "Alcançamos marcos significativos, como a modernização de grande parte da estrutura física dos Centros de Treinamento e tantos outros investimentos que trarão resultados palpáveis no futuro, além de conquistas do Futebol Feminino e dos Crias da Toca", mostrou confiança.

"O fato de que encontramos o Cruzeiro em estado terminal nunca deixará de ser parte de nossa história, porém é tempo de virar a página, deixar o passado para trás, renovar nosso compromisso e olhar para a frente: o Novo Cruzeiro está em construção e dias muito melhores virão. Com a mesma paixão que abracei o desafio em 2022 e com todos os aprendizados que colhemos em 2023, asseguro que 2024 será, sem dúvida, superior e mais audacioso."

Por fim, deixou um agradecimento por tudo vivido em um duro ano. "Deixo aqui meu profundo agradecimento a todos que permaneceram ao nosso lado e a minha sincera compreensão aos que duvidaram de nós. A todos, peço um renovado voto de confiança", pediu. "Sua contribuição e apoio à nossa equipe não serão em vão. Honraremos o nosso compromisso com firmeza, cientes da imensa responsabilidade que temos e obstinados por novas conquistas."

O técnico Abel Ferreira reforçou seu compromisso contratual com o Palmeiras até dezembro de 2024 e vai permanecer no clube ao menos até o fim de seu vínculo. Ele comunicou seu desejo de permanecer à diretoria em reunião com a presidente Leila Pereira nesta sexta-feira. Também estiveram no encontro o vice-presidente, Paulo Buosi, e o diretor de futebol, Anderson Barros.

O clube fez o comunicado de que, na reunião, Leila e Abel "avaliaram os objetivos alcançados pelo clube em 2023, com a conquista de três títulos em cinco competições disputadas, e deram continuidade ao planejamento para a próxima temporada". O técnico participa ativamente do planejamento para 2024 e, como nos outros anos, entregou um relatório elaborado por ele e seus auxiliares com um balanço sobre a temporada que terminou na última quarta-feira.

##RECOMENDA##

A dúvida sobre o futuro de Abel aumentou com as sinalizações repetidas de que ele está exausto e, principalmente, com a proposta do Al-Sadd, do Catar, que lhe tornaria o técnico mais bem pago do mundo.

O treinador havia dado sinais diferentes. Reiterou ser um profissional que cumpre seus contratos, mas, sempre fazia ressalvas ao afirmar que não sabia se teria mais energia para continuar seu trabalho e para motivar os jogadores. Também ressaltou que precisa dar mais atenção à família, embora suas duas filhas e a mulher morem com ele em São Paulo desde julho do ano passado.

"Nesses últimos anos fiz as escolhas no eu, no que era melhor para minha carreira. Não o que era melhor para minha família. Chegou a hora de pensar neles", disse ele no Bola de Prata. Foi nessa mesma premiação da ESPN, em que recebeu o prêmio de melhor técnico do Brasileirão, que o treinador indicou que vai permanecer. "Acho que sim", respondeu, brevemente, sobre a permanência. "A única coisa que posso dizer é que vou decidir com o coração e com a cabeça", emendou.

Abel repete 2021 ao fazer suspense sobre seu futuro e afirmar em várias entrevistas que está cansado e desgastado depois de pouco mais de três anos no comando do Palmeiras. Os problemas do futebol brasileiro, como as longas viagens e a quantidade de jogos espremidos, com intervalo curto entre eles, são frequentemente sublinhados pelo técnico. Os gramados ruins e os erros da arbitragem também são motivo de chateação do português.

SEM RENOVAÇÃO

No início do ano passado, depois de muito suspense, ele decidiu estender seu contrato até o fim de 2024. Desta vez, o Palmeiras acenou com a possibilidade de lhe oferecer uma renovação de três anos, mais aumento salarial e pagamento de bonificação. No entanto, Abel não quer nem conversar sobre isso. Seu plano é permanecer até o fim do ano que vem apenas, cumprindo sua palavra.

O treinador é feliz no Palmeiras. Considera parte do elenco como filhos, gosta de sua rotina e sempre elogia a diretoria, mas não quer discutir uma nova extensão de contrato em decorrência do desgaste mental.

"Disse a vocês que estou cansado. Ao contrário do que alguns pensam, ganhar de forma consecutiva dá muito trabalho. Desgaste muito grande, é preciso ter muita energia. A minha função é cuidar e motivar dos outros. E a mim, quem faz isso comigo?, questionou o técnico, segundo o qual suas decisões não são tomadas pensando no lado financeiro. "Nunca foi uma questão de dinheiro, senão tinha saído há dois ou três meses".

Considerado por muitos o maior técnico da história do Palmeiras, incluindo Luiz Felipe Scolari, Abel Ferreira ostenta nove troféus. São duas taças da Copa Libertadores, duas do Brasileirão, duas do Paulistão, uma Copa do Brasil, uma Supercopa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana. Ele é o segundo maior campeão pelo Palmeiras. Apenas Oswaldo Brandão, dono de dez títulos, ganhou mais.

O técnico italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid, afirmou nesta sexta-feira (8) que "não precisa de dinheiro" ao ser perguntado sobre se aceitaria uma proposta do futebol da Arábia Saudita. 

O futuro do multicampeão tem sido alvo de inúmeros rumores nos últimos meses, como de uma possível renovação com os merengues até assumir o cargo de técnico da seleção brasileira.

##RECOMENDA##

Na coletiva de imprensa, "Carletto" brincou com os jornalistas presentes ao dizer que "iria a pé" ao país do Oriente Médio se tivesse recebido uma oferta de 500 milhões de euros, como aconteceu com o golfista espanhol Jon Rahm. 

Após a brincadeira, Ancelotti afirmou que o mundo do futebol está mudando e negou sua ida para um clube saudita. 

"Estou brincando. Eu não preciso de dinheiro. O mundo está mudando e continuará mudando, nada me surpreende agora", afirmou o treinador. 

Na contramão de Ancelotti, o técnico Roberto Mancini trocou a seleção da Itália para liderar a Arábia Saudita, tornando-se o comandante mais bem pago do mundo.

Da Ansa

O Flamengo passou em branco na atual temporada, decepcionando bastante sua torcida. Mesmo sem ganhar nenhum título, o clube carioca continua encabeçando o Ranking Nacional de Clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), superando os campeões do Brasileirão, Palmeiras, e da Copa do Brasil, São Paulo. Entre os gigantes do País, o Vasco é quem aparece mais distante, somente no 22º lugar.

"Pelo quarto ano seguido, o Flamengo aparece na liderança do Ranking Nacional de Clubes da CBF 2024. Ao todo, o rubro-negro carioca somou 16.678 pontos. A atualização anual das posições das agremiações e federações, foi divulgada nesta sexta-feira pela Diretoria de Competições", informou a CBF.

##RECOMENDA##

A distância do bicampeão nacional Palmeiras para os cariocas é de 1306 pontos, enquanto o São Paulo já aparece mais distante da dupla, ao somar 14.828 em belo salto ao conquistar a Copa do Brasil em final justamente contra o rival rubro-negro.

O Ranking Nacional de Clubes (RNC) "estabelece uma classificação técnica entre 239 clubes do futebol brasileiro, com base no recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais", frisou a entidade, que usa o desempenho dos últimos cinco anos para fazer a lista.

Quarto colocado do Brasileirão, o Flamengo se beneficia de sua regularidade, já que levou o título das edições de 2019 e 2020, além da Copa do Brasil do ano passado, ainda chegando à decisão em 2023.

Apenas para 2023, são definidos que todas as equipes são pontuadas, com a Série A com peso bem maior e multiplicada por 5 vezes. O campeão leva 800 pontos, diante de 640 do segundo, 600 do terceiro, 560 do quarto e 552 para o quinto. Já na divisão de acesso são 400 pontos ao campeão, com 200 para quem ganhou a Série C e 100 ao detentor do troféu da Série D.

As multiplicações são menores a cada ano superado. As pontuações de 2022 foram 4x, com 3x em 2021, 2x em 2020 e 1x em 2019. E sempre os vice-campeões ficam com 80% do campeão.

O São Paulo recebeu 600 pontos pela conquista da Copa do Brasil, como já vinha sendo destinado ao campeão desde 2017, com o Flamengo levando mais 480, com 450 para semifinalistas eliminados, 400 a quem caiu nas quartas, 200 nas oitavas, e assim sucessivamente. Todos foram multiplicados por 5.

Confira os 30 melhores times do Ranking da CBF:

1º - Flamengo - 16.678 pontos

2º - Palmeiras - 15.372

3º - São Paulo - 14.828

4º - Athletico-PR - 13.888

5º - Atlético-MG - 13.282

6º - Corinthians - 12.926

7º - Fluminense - 12.672

8º - Grêmio - 12.456

9º - Fortaleza - 12.350

10º - América-MG - 11.533

11º - Internacional - 11.144

12º - Santos - 11.096

13º - Bahia - 10.158

14º - Botafogo - 9.712

15º - Red Bull Bragantino - 9.046

16º - Atlético-GO - 8.908

17º - Cruzeiro - 8.330

18º - Ceará - 8.268

19º - Cuiabá - 8.076

20º - Goiás - 7.810

21º - Coritiba - 7.413

22º - Vasco - 7.006

23º - Juventude - 6.745

24º - Sport - 6.216

25º - Avaí - 5.477

26º - CRB - 5.342

27º - Chapecoense - 5.331

28º - Vitória - 5.200

29º - Vila Nova - 4.792

30º - Criciúma - 4.558

O comitê gestor de futebol do Sport oficializou, nesta sexta-feira (8), a renovação contratual do goleiro Jordan. O atleta firmou novo vínculo por empréstimo até o fim da próxima temporada. Os direitos federativos do atleta seguem presos ao Brusque, de Santa Catarina.

Jordan chegou ao Clube em março deste ano e defendeu a meta rubro-negra no Campeonato Pernambucano, onde sagrou-se campeão, e no Campeonato Brasileiro.

##RECOMENDA##

O goleiro é a terceira renovação confirmada pelo Clube para 2023, depois do volante Fabinho e do zagueiro Alisson Cassiano. Também foi anunciada nesta semana a contratação do lateral-direito Lucas Ramon e o novo técnico Mariano Soso, argentino, já devidamente apresentado na Ilha do Retiro.

A Fifa anunciou nesta sexta-feira a data da cerimônia de premiação do The Best. O evento foi marcado para o dia 15 de janeiro, em Londres. A entidade vai divulgar nas próximas semanas os finalistas para as principais categorias de um dos maiores prêmios do futebol mundial.

Será a terceira vez que a cerimônia será realizada em Londres, como aconteceu em 2016 e também em 2017. A edição passada, realizada em fevereiro deste ano, foi sediada em Paris. O evento vai condecorar os melhores jogadores masculinos e femininos do mundo de 2023, assim como treinadores, gols mais bonitos e seleção do ano, em parceria com a FIFPRO.

##RECOMENDA##

Os indicados para oito categorias já foram anunciados em setembro. O goleiro Ederson é o único representante do Brasil nos prêmios técnicos. Ele vai concorrer ao posto de melhor goleiro do mundo com Courtois (Real Madrid), Onana (ex-Inter de Milão e atualmente no Manchester United), Ter Stegen (Barcelona) e Bono (ex-Sevilla e hoje no Al-Hilal).

O Manchester City é o time com mais indicações, entre jogadores e o técnico Pep Guardiola. Os mais fortes candidatos ao prêmio principal são Erling Haaland e Kevin De Bruyne. Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, e Lionel Messi, ex-PSG e atualmente no Inter Miami, também estão na briga.

Os vencedores de cada categoria serão definidos com base em votação de diferentes grupos: treinadores, capitães das seleções, jornalistas e torcedores. Os votos dos fãs podem ser feitos no site da Fifa.

O pedido de abertura de inquérito do Botafogo para apurar irregularidades no Campeonato Brasileiro foi arquivado, nesta quinta-feira, pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz de Jesus.

"Não vejo mínimas possibilidades jurídicas para abertura de inquérito, vez que as razões apresentadas são subjetivas e sem consistência, porque são interpretações unilaterais que não guardam pertinência com a realidade desportiva", afirmou Perdiz no despacho.

##RECOMENDA##

"Diante do exposto, determino o arquivamento sumário do presente pedido nos termos do artigo 83 do CBJD, por ausência de elementos indispensáveis ao procedimento. Indefiro o pedido postulado na inicial de fls. 02/04, sendo a presente decisão submetida aos Auditores do Pleno na data de hoje e, por maioria, vencido o Auditor Dr. Paulo Sérgio Feuz, referendada", concluiu.

O Botafogo enviou ao STJD, na quarta-feira, um ofício cobrando providências do órgão acerca de relatórios produzidos a pedido do clube por uma empresa que analisa comportamentos da arbitragem e que apontariam supostos prejuízos em resultados de partidas desta edição do torneio nacional.

O dono da SAF do Botafogo, John Textor, contratou a empresa "Good Game!" para avaliar a postura dos árbitros nos jogos do Brasileirão e detectar possíveis manipulações de resultado. Foi produzido, então, um relatório que apontaria o Botafogo como líder do campeonato, caso a arbitragem tivesse tomado decisões a favor do clube em determinados jogos.

Na nota emitida, o Botafogo ainda explorou cinco sugestões para serem adotadas para melhorar a qualidade da arbitragem no Campeonato Brasileiro: regulamentação da profissão de árbitro de futebol profissional; independência institucional entre a entidade que regula a arbitragem de futebol profissional e a entidade organizadora da respectiva competição; acompanhamento técnico-científico dos lances e indicadores das partidas de futebol profissional masculino, com a contratação de empresas de auditoria independente, especializadas na análise de dados desportivos; criação de ranking de árbitros baseados nos erros cometidos ao longo do campeonato e, com base neste ranking, a adoção de critérios de promoção e rebaixamento para árbitros; e transparência na escalação de árbitros para partidas de futebol profissional, além de outras medidas que venham a ser indicadas.

Antes de saber o parecer do STJD, o Botafogo ameaçou continuar a batalha na Justiça Comum para "apurar os fatos narrados e contribuir para a evolução do futebol brasileiro".

Um dia após o Palmeiras levantar o troféu do Campeonato Brasileiro, o canal ESPN realizou nesta quinta-feira, 7, a 54ª edição do prêmio Bola de Prata, que elege os melhores da competição nacional. O time alviverde emplacou cinco jogadores na seleção do torneio, com o atacante Endrick levando o troféu de revelação e Abel Ferreira faturando o prêmio de melhor treinador. O centroavante uruguaio Luís Suárez, do Grêmio, foi eleito o craque do campeonato.

Suárez teve participação direta em 28 gols do Grêmio no Brasileirão, com 17 gols (vice-artilheiro) e 11 assistências. O uruguaio foi determinante para a campanha de recuperação do Grêmio, que encerrou a competição na segunda posição, com 68 pontos, dois a menos que o Palmeiras, e garantiu uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores.

##RECOMENDA##

"É difícil para um treinador ou um jogador, com as qualidades que tenho, quase 37 anos, o ano que mais jogos tenho na minha carreira. Mas foi também o ano em que estive mais longe da minha mulher e meus filhos. Isso também é pra eles, porque todo trabalho e sacrifício tem a sua premiação", disse o atacante.

O astro uruguaio sofreu durante a temporada com um problema no joelho direito. Ele antecipou o fim do seu contrato com o Grêmio, que ia até o fim de 2024, e está de saída do time gaúcho. O centroavante está próximo de acertar com o Inter Miami, time de Lionel Messi nos Estados Unidos.

Bicampeão brasileiro, o Palmeiras colocou na seleção do campeonato o goleiro Weverton, o zagueiro Murilo, os laterais Mayke e Piquerez, e o meia Raphael Veiga foram eleitos para a seleção do campeonato. Além de Suárez, o Grêmio emplacou o volante Villasanti, enquanto o Flamengo teve o volante Pulgar e o meia Arrascaeta eleitos para o time ideal. O zagueiro Adryelson, do Botafogo, fecha a seleção.

Pelo Brasileirão Feminino, o Corinthians dominou a lista de premiadas com seis jogadoras: Kati, Yasmin, Luana Bertolucci, Vic Albuquerque, Duda Sampaio e Jheniffer, além de ter Arthur Elias sendo eleito pela terceira vez o melhor treinador do campeonato. Outro grande destaque foi a jovem atacante da Ferroviária, Aline Gomes, que levou três prêmios para casa: a Bola de Ouro Feminina, melhor atacante e revelação.

CONFIRA A SELEÇÃO DO BOLA DE PRATA 2023:

Goleiro: Weverton (Palmeiras)

Zagueiros: Adryelson (Botafogo) e Murilo (Palmeiras)

Laterais: Mayke e Piquerez (Palmeiras)

Meias: Pulgar (Flamengo), Villasanti (Grêmio), Raphael Veiga (Palmeiras) e Arrascaeta (Flamengo)

Atacantes: Hulk (Atlético-MG) e Luis Suárez (Grêmio).

O Santa Cruz já iniciou sua pré-temporada visando 2024, e no início do ano o tricolor enfrentará o Altos, no Piauí, em duelo válido pela fase eliminatória da Copa do Nordeste. A equipe ainda estréia no Campeonato Pernambucano no dia 10 de janeiro.

Além de projetar o próximo ano do Santa Cruz, os novos atacantes corais falaram da importância de vestir o manto Coral. “É um sonho estar vestindo essa camisa”, falou Thiaguinho. Já Matheus Matias citou os motivos que fizeram ele assinar com o Mais Querido. “Pela grandeza do clube, pelo peso da camisa, pela tradição também, isso é uma motivação a mais.”

##RECOMENDA##

Os dois jogadores falaram um pouco de suas características. Matias falou que atua como um “nove clássico”, mas que também gosta de sair da área e de bater faltas. Thiaguinho citou sua velocidade e que se Itamar deixar, vai bater escanteios. 

Os atacantes entraram em consenso ao falar das primeiras impressões no Tricolor, que encontraram um clima diferente no Arruda e que estão na expectativa para ver a “Massa Coral” apoiando o time. 

Os atletas projetaram o confronto contra o Altos, o primeiro desafio do Tricolor em 2024, mesmo não sendo favoritos no duelo. “Dentro de campo são onze contra onze, vamos tentar voltar de lá classificados”, afirmou o centroavante Matheus Matias. Os dois ainda garantiram que vão fazer de tudo para o Santa Cruz garantir calendário para 2025.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) destituiu Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF em julgamento realizado nesta quinta-feira. Por 3 votos a 0, a 21ª Câmara de Direito Privado considerou que o Ministério Público do Rio (MP-RJ) não tinha legitimidade para agir em assuntos ligados à confederação, considerando que se trata de uma entidade privada. A corte também estabeleceu que o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz, atue como interventor na CBF até a convocação de novas eleições. A CBF irá recorrer.

O julgamento desta quinta-feira tratou da legalidade de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela CBF e pelo Ministério Público do Rio em março do ano passado. Naquela época, o TAC permitiu que a Assembleia Geral da CBF elegesse Ednaldo Rodrigues para comandar a entidade.

##RECOMENDA##

O acordo foi firmado porque o MP-RJ considerava ilegais as regras que regiam a eleição na confederação brasileira. Isso porque uma mudança no estatuto da entidade, em 2017, estabeleceu pesos diferentes para os votos praticados por federações e clubes das Séries A e B. Na prática, bastava as federações votarem em conjunto para definir o presidente.

Foi sob essa regra que Rogério Caboclo, indicado pelo presidente afastado Marco Polo del Nero, elegeu-se presidente da CBF naquele ano. E ele tinha entre um de seus vices o próprio Ednaldo Rodrigues, que acabaria assumindo o comando da entidade de forma interina quando Caboclo foi destituído, em meio a denúncias de assédio - que ele sempre negou e pelas quais foi inocentado na Justiça.

Opositores de Ednaldo tentaram barrar a eleição de março de 2022 alegando que o TAC fora assinado por ele, como presidente interino, e serviu para referendar uma eleição que o tornaria presidente de fato. Nesta quinta-feira, a Justiça do Rio acatou o pleito.

FIFA ENCAMINHOU OFÍCIO À CBF ALERTANDO PARA RISCO DE SUSPENSÃO

Em meio a essa movimentação na Justiça, que teria entre os articuladores cartolas afastados pela Fifa, na semana passada a entidade máxima do futebol mundial enviou uma notificação à CBF alertando que a confederação poderia ser suspensa caso Ednaldo Rodrigues fosse afastado "por influência indevida de terceiros".

"Gostaríamos de lembrar que de acordo com o art. 14 par. 1 i) e art. 19 dos Estatutos da Fifa, as associações membros da FIFA são obrigadas a gerir os seus assuntos de forma independente e sem influência indevida de terceiros. Qualquer violação destas obrigações pode levar a potenciais sanções, conforme previsto nos Estatutos da Fifa", dizia trecho do documento.

"Além disso, e em relação ao acima exposto, gostaríamos de enfatizar que quaisquer violações ao art. 14 par. 1 i) dos Estatutos da Fifa também pode levar a sanções, mesmo que a influência de terceiros não tenha sido culpa da associação membro em questão (art. 14, parágrafo 3 dos Estatutos da Fifa)", acrescentava o texto.

Nesta quinta-feira, a Fifa e a Conmebol reiteraram o alerta, em resposta a consultas realizadas pelo secretário-geral da CBF, Alcino Reis. Caso a suspensão seja levada adiante, uma das primeiras consequências práticas pode ser a exclusão do Fluminense do Mundial de Clubes, marcado para este mês na Arábia Saudita.

Mariano Soso chega à Ilha do Retiro para encorpar a lista de técnicos estrangeiros na história do Sport. Apresentado oficialmente à imprensa nesta quinta-feira (7), na Ilha do Retiro, ele será apenas o quarto argentino a comandar o Leão e o 12° “gringo” no geral (confira a lista completa abaixo).

Antes dele, o primeiro treinador oriundo do país portenho a treinar o Rubro-negro foi Valentín Navamuel, entre as décadas de 1930 e 1940. Ele marcou época na Praça da Bandeira ao conquistar três Campeonatos Pernambucano - 1938, 1942 e 1943.

##RECOMENDA##

Anos mais tarde, entre 1956 e 1959, quem seguiu os passos de Valentín foi Dante Bianchi. Na época, se tornou bicampeão Estadual (1956 e 1958), além de erguer outro troféu do Pernambucano pelo Náutico, em 1966.

O último a comandar o Leão foi Filpo Nuñez, sem muito destaque, em 1983. Mariano Soso resgata a tradição de argentina no Sport, portanto, 40 anos depois.

A lista de treinadores estrangeiros do Sport:

Pedro Mazullo (URU) – 1919

Carlos Viola (URU)– 1928

Valentín Navamuel (ARG)– 1938 e 1942-43

Ricardo Díez (URU) – 1941 e 1947 

Salvador Perine (URU) – 1949 e 1953

José Fiorotti (URU) – 1953 

Dante Bianchi (ARG) – 1956-59

Raúl Bentancor (URU) – 1963

Filpo Nuñez (ARG) – 1983 

Pedro Rocha (URU) – 1989 

Gustavo Florentín (PAR) - 2021-22

Nesta segunda-feira (11), às 9h30, ocorre a inauguração do novo local de atendimento do Juizado Especial Cível, das Relações de Consumo e Criminal do Torcedor (Jetep), mais conhecido como “Juizado do Torcedor”. A solenidade acontece no Bloco C da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, e também marca a reinauguração do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Instituição, que passou por reformas para oferecer um espaço mais moderno e confortável para estudantes e população. 

O evento contará com a presença da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, o desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, o presidente do Ser Educacional – grupo mantenedor da UNINASSAU - Jânyo Diniz e a diretora acadêmica da Companhia, Simone Bérgamo.

##RECOMENDA##

"Estamos felizes com a inauguração e em sermos parceiros do TJPE nesse importante serviço à comunidade. É um grande ganho para a população e para nossos estudantes, que poderão acompanhar e participar desses atendimentos, enriquecendo a formação teórica com uma importante prática da profissão", destaca a reitora da UNINASSAU Recife, Nilzete Santiago.

“A nova localização do Juizado do Torcedor é, sem dúvida, uma medida exitosa, pois estará em um local de fácil acesso. Estamos esperançosos que atenderemos mais pessoas, e com mais conforto”, destaca o magistrado titular do Jetep, Flávio Fontes. 

O Juizado do Torcedor funciona no Bloco C da Instituição de Ensino, localizada na Rua Joaquim Nabuco, 778. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. 

Serviços do NPJ

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) oferece serviços de orientação jurídica nas áreas cível, penal, família e trabalhista, além de procedimentos de mediação em questões de família (divórcio, alimentos, união estável, visitação) e cível (cobrança, locação, vizinhança), pela Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, conveniada com o TJPE. Interessados em atendimentos no local podem entrar em contato pelo número (81) 2121-5910.

Da assessoria

Em ascensão no cenário nacional, o Novorizontino também aderiu à Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Em votação na Assembleia Extraordinária na quarta-feira, o clube paulista deixou de ser associativo e passou a ser uma empresa de capital aberto.

Diferente de outras SAFs no Brasil, o clube não vendeu seu departamento de futebol ou parte dele. O Novorizontino apenas abriu para investimentos futuros, sendo passível de venda de ações. Até o momento, nenhuma empresa aderiu ao modelo.

##RECOMENDA##

"É uma SAF diferente, a primeira a ser 100%, é uma transformação e não uma aquisição da SAF ou associação, o Novorizontino passa a ser unicamente uma SAF e a primeira no Brasil a ser 100%", disse Genilson da Rocha Santos, agora diretor-presidente do Grêmio Novorizontino SAF.

A direção do Grêmio Novorizontino SAF, além do diretor-presidente Genilson, será composta nos próximos três anos por José Renato Aldeia (diretor-financeiro) e Marco Antônio Zana (diretor-administrativo).

Neste ano, o Novorizontino foi destaque na Série B do Campeonato Brasileiro, disputando o acesso até a última rodada. Até 2020, o time se encontrava na Série D do Campeonato Brasileiro e teve dois acessos consecutivos. Em 2023, o clube também retornou à elite do Campeonato Paulista.

O Grêmio Novorizontino foi fundado em 2010 e tem apenas 13 anos. Ele substituiu o extinto Grêmio Esportivo Novorizontino, que faliu em 1999.

O dramático rebaixamento inédito do Santos para a Série B do Campeonato Brasileiro diminuiu, também, o número da seleta lista dos clubes que nunca deixaram de disputar a elite do futebol nacional. O clube da Vila Belmiro, berço de tantos craques importantes, como o maior de todos, Pelé, e tantas conquistas marcantes no futebol mundial, era um deles. O clube passará por eleições neste sábado.

O descenso do Santos, confirmado na quarta-feira, na última rodada do Brasileirão, dependia também de resultados de Vasco e Bahia. Os dois venceram seus jogos. Em São Januário, a equipe carioca ganhou do Red Bull Bragantino por 2 a 1, enquanto o clube baiano, de Rogério Ceni, goleou o Atlético-MG, de Felipão, por 4 a 1. O Santos caiu pela primeira vez.

##RECOMENDA##

Com isso, apenas três times nunca desceram da Série A para a Série B: São Paulo, Flamengo e Cuiabá. Dois deles se enfrentaram também nesta última rodada. O time do Morumbi recebeu o rival carioca em reedição da final da Copa do Brasil e ganhou o duelo pelo placar mínimo, com gol de Luciano.

Flamengo e São Paulo são os únicos dois remanescentes entre os 12 grandes times do Brasil que nunca jogaram a Série B. Antes do Santos, o Cruzeiro tinha sido o último clube deste seleto grupo a ter o rebaixamento inédito. Foi em 2019. E demorou para subir, apenas em 2022. A equipe que tem Ronaldo Fenômeno como gestor quase se complicou este ano e se livrou do descenso somente na penúltima rodada.

O Cuiabá foi fundado em 2001 e chegou à elite do futebol nacional em 2021. Desde então, nunca desceu para a Série B. Vale lembrar que o Santos e outros times que caíram (América-MG, Coritiba e Goiás) terão 38 rodadas na Segundona e, para subir de volta, precisam terminar a disputa nas quatro primeiras posições.

O novo técnico do Sport foi apresentado nesta quinta-feira (7), o argentino Mariano Soso. O comandante foi extremamente elogiado pelo diretor Rubro-negro Guilherme Falcão. 

Soso que é adepto do jogo ofensivo no futebol, acabou sendo a escolha para comandar o Leão. “A gente definiu um perfil muito claro do que a gente quer para o Sport em 2024, um time aguerrido, um time ofensivo, um time que marque sobre pressão, que controle o jogo, domine o jogo, impõe  seu jogo, que é o perfil da torcida do Sport, é o perfil histórico do nosso clube”, explicou Guilherme Falcão. 

##RECOMENDA##

A busca pelo treinador Rubro-negro para a próxima temporada, envolveu mais de um departamento dentro do Sport. A primeira característica buscada pelo departamento de mercado era o jogo ofensivo. Chegando no nome de Mariano Soso, foram analisados por outros departamentos dez jogos dos times que ele treinou. 

“Ficamos encantados quando percebemos que de fato tínhamos achado um treinador que tivesse a maior chance de aplicar essa proposta de jogo ao Sport em 2024”, concluiu o diretor do Leão

 

Presidente do campeão brasileiro Palmeiras, Leila Pereira considera o ofício enviado pelo Botafogo ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), horas antes da última rodada do Brasileirão, um ato de desequilíbrio de John Textor, acionista majoritário da SAF botafoguense. Para a dirigente, a postura do americano é "ridícula" frente ao fato de o clube carioca ter liderado o campeonato por tanto tempo e por uma diferença tão grande de pontos antes de perder a liderança.

"Me causa estranheza, sabe? Porque eu acho que o proprietário do Botafogo deve estar meio desequilibrado, porque realmente foi difícil o Botafogo liderando o campeonato por tanto tempo e dar todo esse problema, essa turbulência, perder este campeonato. Eu acho que o Textor ficou meio desequilibrado, chega até a ser ridículo", afirmou Leila em entrevista à SporTV após o empate por 1 a 1 do time palmeirense com o Cruzeiro, resultado que confirmou o título.

##RECOMENDA##

A presidente alviverde também disse entender que colocar a legitimidade da conquista do Palmeiras em cheque desvaloriza o Brasileirão como um todo. "Colocando em dúvida o campeonato, ele desprestigia, ele desvaloriza este produto tão importante que é o futebol, que são os clubes. Desvaloriza todos os clubes. Eu acho que ele deveria ter mais serenidade. O Palmeiras mesmo... Nós não perdemos a Libertadores? Continuamos trabalhando, acreditando no trabalho, porque no futebol acontece. Você tem que estar preparado para ganhar e para perder. É uma parte de desequilíbrio do senhor John Textor."

O Botafogo informou nesta quarta-feira, antes de a bola rolar para a rodada decisiva do Campeonato Brasileiro, que enviou ao STJD um ofício cobrando providências do órgão acerca de relatórios produzidos a pedido do clube por uma empresa que analisa comportamentos da arbitragem e que apontariam supostos prejuízos em resultados de partidas desta edição do torneio nacional.

John Textor contratou a empresa "Good Game!" para avaliar a postura dos árbitros nos jogos do Brasileirão e detectar possíveis manipulações de resultado. Foi produzido, então, um relatório que apontaria o Botafogo como líder do campeonato caso a arbitragem tivesse tomado decisões a favor do clube em determinados jogos.

Na nota emitida nesta quarta-feira, o Botafogo ainda explorou cinco sugestões para serem adotadas para melhorar a qualidade da arbitragem no Campeonato Brasileiro. Se esgotadas as esferas desportivas no futuro, o Botafogo afirma que continuará sua batalha na Justiça Comum para "apurar os fatos narrados e contribuir para a evolução do futebol brasileiro".

Mesmo em sua primeira passagem pelo futebol brasileiro, Mariano Soso promete rápida adaptação ao Recife. O novo treinador do Sport, apresentado oficialmente nesta quinta-feira (7), na Ilha do Retiro, chega enaltecendo a cultura pernambucana e citando o recifense Paulo Freire, conhecido como o Patrono da Educação Brasileira.

“A cultura desse país (Brasil) esteve muito presente em minha infância. Nasci em uma casa onda minha mãe era uma educadora popular, uma alfabetizadora. E o nome de Paulo Freire sempre foi uma referência para mim. Por isso me sinto muito honrado em estar aqui e representar este clube em particular. Um futebol tão importante, com uma torcida apaixonada”, disse Soso, antes de revelar conversas com outros treinadores estrangeiros.

##RECOMENDA##

“Senti uma profunda felicidade em ser convocado pelo clube. Tive conversas anteriores sobre o Campeonato Brasileiro e tenho proximidade com o corpo técnico de Vojvoda (treinador do Fortaleza). Tivemos um intercâmbio também com o Sampaoli, que a mim, particularmente, me proporcionou muito em termos de conhecimento por sua experiência no Santos, no Atlético, e não só treinadores, mas analistas. Foi muito valioso ouvir opiniões para avaliar a proposta.”

Soso também revelou uma ansiedade para cursar português e, dessa forma, se comunicar melhor com a imprensa e com os próprios jogadores do elenco rubro-negro. Além disso, detalhou os motivos que o levaram a aceitar o desafio de debutar no futebol brasileiro.

“Gostaria de compartilhar com os presentes que estou muito ansioso para iniciar um curso intensivo de português. É um compromisso com a torcida e com os jogadores, me comprometo publicamente. Assim, será mais fácil de me comunicar com vocês (imprensa) e com os atletas”, prometeu.

O comandante, que defendeu clubes como San Lorenzo-ARG, Emelec-EQU-, Sporting Cristal-PER e Melgar-PER, seu último time, também enalteceu a grandeza do Leão da Praça da Bandeira. Segundo ele, será uma honra fazer do Sport ainda maior.

“Estou muito feliz de chegar ao clube de tanta história e muito honrado por desembarcar num futebol que historicamente deu muito ao mundo. Estou muito orgulho de iniciar um ciclo com muita expectativa. É um grande desafio, tenho uma profunda responsabilidade pela história do clube e não apenas dar continuidade, mas ampliar a história da equipe”, ponderou.

[@#video#@]

A Procuradoria Antidoping da Itália pediu nesta quinta-feira (7) a condenação do meio-campista da Juventus Paul Pogba, que testou positivo para testosterona na rodada de abertura da Série A 23/24, a quatro anos de gancho.

O jogador francês é julgado pelo Tribunal Nacional Antidoping e está suspenso preventivamente desde setembro, quando foi divulgado o resultado do exame realizado após a vitória da Juve sobre a Udinese, em 20 de agosto.

##RECOMENDA##

Uma contraprova feita em outubro confirmou a positividade para testosterona.

Pogba, de 30 anos, quase não entrou em campo desde seu regresso ao time bianconero, em julho de 2022, e vem sofrendo com recorrentes lesões musculares.

A Velha Senhora pode inclusive rescindir o contrato do meio-campista, que é o jogador mais bem pago do clube.

Da Ansa

O Náutico anunciou, na manhã desta quinta-feira (7), mais um reforço para a disputa da temporada de 2024. O atacante Danrlei chega da Chapecoense, onde disputou a série B, para dar opções de ataque ao treinador Alan Aal.

Nascido em Baião, no Pará, o atacante de 27 anos havia de destacado no Independente na série D de 2020, quando marcou seis gols em 14 jogos. Em 2021, seguiu como nome do time e acabou sendo contratado pelo Paysandu para a disputa da série C.

##RECOMENDA##

No Papão, foram duas temporadas, com altos e baixos, sendo decisivo em alguns momentos, mas ficando de molho do departamento médico em outros. Foram 49 jogos e 14 gols com a camisa do Paysandu.

Na Chape, Danrlei teve poucas oportunidades. Segundo o site Transfermarkt, foram 28 jogos e apenas 2 gols. O atacante, porém, marcou em jogos pela Copa Santa Catarina, que não é contabilizada pela página de estatísticas.

No Náutico, chega com o contrato até o fim da série C. Será a primeira passagem do atacante pelo futebol do Nordeste e apenas o 4º time da carreira do atleta. Antes do Independente, Danrlei ainda atuou na segunda divisão do futebol paraense, pelo Sport Belém.

 

O 12º título brasileiro do Palmeiras foi comemorado pelo Real Madrid. Em publicação nas redes sociais, o clube merengue exaltou a conquista alviverde por causa de Endrick, que, em junho do ano que vem, se tornará jogador da equipe espanhola. O jovem de 17 anos teve atuações decisivas na reta final do Brasileirão e marcou o único gol palmeirense no jogo do título, o empate por 1 a 1 com o Cruzeiro, no Mineirão, nesta quarta-feira.

"Parabéns, Endrick, pelo segundo Brasileirão consecutivo", escreveu a página oficial do Real, lembrando o título do Palmeiras na edição passada do campeonato, na qual o garoto não chegou a ter grande protagonismo, mas integrava o elenco. "Seu gol no último jogo ajudou seu time, o Palmeiras, a conquistar um título merecido. Estamos muito orgulhosos de você", completou.

##RECOMENDA##

Na semana passada, Carlo Ancelotti, técnico do Real, disse que vem acompanhado o desenvolvimento do atacante de apenas 17 anos. "Nós estamos observando e estamos encantados com ele. Estamos observando que sua evolução é muito, muito rápida. Estou encantado que ele possa estar conosco na próxima temporada", afirmou o italiano, embora não seja certo se permanecerá no clube merengue, pois seu contrato termina justamente na metade do ano que vem. O treinador não confirma, mas o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, garante que ele será o treinador da seleção brasileira após o fim do contrato de Fernando Diniz como interino.

Endrick é o jogador mais jovem a ser convocado para o Brasil desde Ronaldo Fenômeno, em 1994. Na atual temporada, após um períodos de oscilação e falta de oportunidade, deslanchou na reta final. A venda ao Real Madrid, contudo, se concretizou bem antes disso, ainda em dezembro do ano passado, por 35 milhões de euros, com a possibilidade de mais 25 milhões de euros em bônus por desempenho. Em julho de 2024, completará 18 anos e estará apto para se apresentar ao clube merengue.

[@#video#@]

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando