Esportes

| Vida Saudável

Nos dias 28 e 29 de outubro, a cidade de São Paulo receberá a 16ª edição da Virada Esportiva, evento que promove atividades de esporte, saúde e lazer gratuitas para a população - com o objetivo de evitar o sedentarismo e incentivar a ocupação de espaços públicos.

A programação contará com as seguintes modalidades: academia; artes marciais; basquete; futebol, tênis de praia e vôlei de praia; beisebol; bocha; capoeira; ciclismo; esportes radicais; futebol, futsal e futevôlei; ginástica artística; handebol; hidroginástica; hóquei; jogos de mesa, tabuleiro e medievais; lutas; natação; patins; pickleball; rugby, skate, softbol; tênis; vôlei; entre outros. Além disso, haverá atividades de música, dança e exames voltados para saúde feminina.

##RECOMENDA##

No Sesc, a Virada contará com atrações nas unidades: 14 Bis, 24 de Maio, Belenzinho, Consolação, Pinheiros, Santana, Vila Mariana e no Centro de Pesquisa e Formação (CPF).

Confira a programação completa no site.

O Crossfit utiliza movimentos funcionais variados e o diferencial é a intensidade nos treinos, que estimulam simultaneamente o desenvolvimento de dez capacidades físicas, o que promete proporcionar um bom resultado em um curto período de tempo. Os adeptos deste esporte buscam na suplementação e alimentação o suporte indicado para garantir a performance e evitar lesões. 

De acordo com a nutricionista que atua na Vitafor Nutrientes, Taciane Oliveira, para um praticante de crossfit, a suplementação é uma aliada.

##RECOMENDA##

“Com a grande intensidade e carga de treino em esportes como o crossfit, a suplementação é essencial, pois somente com a alimentação, muitas vezes, não é possível repor os nutrientes gastos. A suplementação se torna necessária para repor diversos nutrientes fundamentais, auxiliando assim possíveis desequilíbrios”, disse.

A especialista acrescenta ainda que o consumo orientado é fundamental para dar aquele up nos dias de treino, repor as vitaminas, minerais e eletrólitos, além de auxiliar na recuperação muscular. Ela recomenda alguns suplementos que podem ajudar em treinos de alta intensidade.

“Neste tipo de treino, a imunidade pode ser comprometida, ainda mais se vir com uma mudança brusca de tempo, por isso alguns nutrientes são essenciais para fortalecê-lo como, os polivitamínicos, Ômega 3, vitamina C, vitamina D, zinco e própolis", explica.

Já em relação aos alimentos, os chamados pré e pós-treino são importantes para essa modalidade esportiva, afirma a nutricionista.

“São as refeições mais importantes do dia de um atleta, é através delas que vamos fornecer energia para a atividade executada e os nutrientes necessários para a recuperação dos músculos após a prática”, orienta.  

“Os carboidratos são essenciais para a produção de energia, então podem ser uma ótima opção de pré-treino. As proteínas são construtoras e podem ser priorizadas no pós-treino, para recuperação das fibras musculares. Já a hidratação é muito importante neste momento também, pois a falta dela no pré-treino pode levar a câimbras e cansaço antes do tempo, enquanto a falta no pós-treino pode retardar a recuperação muscular”, detalha, sobre os grupos de alimentos importantes para os atletas. 

Para o atleta Vitafor e affair de Juliette, Kaíque Cerveny, que já foi campeão mundial da modalidade, a nutrição e a suplementação são grandes aliadas.

“Eu treino em torno de 6 horas por dia, então eu preciso estar sempre muito bem, recompor bem as energias para uma próxima sessão de treinos. Dentro da competição, preciso pensar a melhor estratégia para me recuperar para todos os workouts e entrar com uma suplementação durante a competição vai ajudar nessa parte da recuperação”, diz.

O atleta “crossfiteiro” conta sobre como a suplementação é parte de seu dia a dia. “Os suplementos que a gente tem mais resultado dentro do crossfit são, principalmente, creatina e beta alanina, esses são os principais que a gente utiliza”, finaliza. 

Pesquisa  

Segundo a pesquisa “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais (ABIAD), os suplementos alimentares estão presentes em 59% dos lares para o consumo de, no mínimo, uma pessoa. Mostrando que esses produtos estão presentes na rotina dos praticantes e não praticantes de atividade física.

Com informações de assessoria

Arte de ultrapassar obstáculos. O XII Encontro Pernambucano de Parkour será realizado nos dias 14 e 15 de outubro, no Parque da Jaqueira, Parque Santana, Praça do Coque e Segundo Jardim de Boa Viagem.

A organização espera receber entre 150 e 300 praticantes da modalidade, de diversos estados do Brasil.

##RECOMENDA##

"Aquela alegria e felicidade de reencontrar amigos. De trocar experiências, de mostrar para os praticantes de todo o Brasil que podemos retomar essa atividade e que eles têm uma força enorme para nossa prática e para nos desenvolvermos melhor, como ser humano e como praticante, além de mostrar para população que o Parkour tem muitos benefícios para saúde e transformação social", diz Jeff Tiago, organizador da nova edição do encontro.

O que é?

O Parkour (percurso, em francês) tem como objetivo ultrapassar obstáculos urbanos ou naturais das cidades, como degraus, rampas, árvores, muros e outros, com movimentações diversas que unem força e velocidade.

Foto: Andreia Ribeiro/Divulgação

Programação:

Sábado (14/10): Parque da Jaqueira – Das 9h às 13h; Parque Santana – das 15h às 18h.

Domingo (15/10): Praça do Coque – das 9h30 às 12h; 2º Jardim de Boa Viagem – das 14h às 17h.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link.

[@#video#@]

Hoje, 4 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Taekwondo. Atualmente, muitas pessoas querem fazer atividades físicas sem ao menos pesquisar os benefícios e as necessidades que precisam. Essa arte marcial pode ser confundida com outras artes. Dentre todas, ela geralmente não está entre as mais conhecidas como o jiu-jitsu, judô e aikido – pois essas atividades fazem o uso de quedas e projeções para se proteger e se estabelecer após cair. Ainda assim, ela faz parte que trabalha mãos e pés para o combate e aplicação das leis físicas nos golpes.

Confira a seguir, cinco benefícios da arte marcial para o corpo e mente, de acordo com o Mestre Maciel do Guarulhos Taekwondo:

##RECOMENDA##

Melhora a coordenação motora; 

Trabalha mais a memória; 

Desenvolve a autoconfiança; 

Produz mais paciência; 

Aprende técnicas de defesa pessoal; 

Passa a ter mais flexibilidade e equilíbrio; 

Ajuda a tratar o trabalho em equipe; 

Aprimora o autocontrole e a coragem; 

Desenvolve o respeito ao próximo; 

Passa a ser mais disciplinado. 

 

A pernambucana Hi Academia, uma das referências em atividade física e bem-estar na região, vai comemorar seu vigésimo aniversário neste sábado (26), no Parque Dona Lindu, com shows, ações de saúde e atividades físicas gratuitas. A programação terá início às 6h e segue até as 11h30, e oferecerá uma experiência diversificada, a fim de atrair pessoas de todas as idades.

O educador físico Cleyton Silva diz que haverá cinco horas ininterruptas de aulas especiais, como zumba, fit dance, ritmos, step, jump, treino funcional e até mesmo aulas de defesa pessoal. “É tudo gratuito. Toda a equipe da Hi estará no local disponível para guiar os participantes durante as atividades do dia. É só chegar lá com vontade de participar e a gente promete um dia massa cheio de endorfina”, Cleyton ressalta que, no dia, ainda haverá testes glicêmicos e aferição de pressão.

##RECOMENDA##

O ponto alto do evento serão as aulas de dança para diversos níveis, inclusive para quem acha que não sabe dançar. Além disso, três pocket shows de 30 minutos cada irão agitar o palco principal. Dentre os convidados estão a Banda Sedutora do Brasil, Brunessa França e Carla Alves, artistas escalados para garantir a animação durante todo o evento. 

Serviço

Aniversário da Hi Academia - Evento gratuito

Aulas de dança, alongamento, crossfit, atividades aeróbicas, aferição de pressão e teste de glicemia

Onde: Parque Dona Lindu

Horário: das 6h às 11h30

Da assessoria

Faltando apenas uma semana de férias para as crianças voltarem à rotina escolar, os pais e educadores podem proporcionar algo diferente e relaxante nos últimos dias. O programa de atividades “Harmonia Kids” é uma oficina de relaxamento para crianças, especialmente pensada para que eles se entretenham, brinquem e relaxem. Além das atividades recreativas e relaxantes, aborda temas como emoções e sensações, de forma totalmente lúdica. 

O relaxamento é importante para o bem-estar e acalmar a mente e o físico. Muitas pessoas acham que as crianças não necessitam de um momento de pausa e praticar o relaxamento, pois não apresentam problemas ou estresse, mas isso não é verdade. De acordo com a pesquisa feita durante a pandemia, uma a cada quatro possui o grau de estresse. Quando essa emoção toma conta, ela costuma apresentar alguns problemas além de fobias e ansiedade. As atividades envolvidas para as crianças no Harmonia Kids são:  

##RECOMENDA##

Acroyoga (introdução às posturas acrobáticas com equilíbrio, foco e atenção): É uma prática física que combina yoga e acrobacia. Inclui tipos de acrobacias de parceiros e grupos em que pelo menos alguém é levantado. Como tal, também se baseia em tradições de artes circenses, líderes de torcida e dança afro. 

Arteterapia: É uma disciplina híbrida baseada principalmente nas áreas das artes e da psicologia. Ela possui história e teorias próprias e é aplicada por profissionais habilitados por cursos de especialização e mestrado em arteterapia. 

Atividades de relaxamento: são um método de intervenção psicológica que tem como objetivo alcançar um estado de relaxamento físico e mental. A prática do relaxamento traz clareza mental, ampliação da memória, equilíbrio emocional, bom humor, saúde e aumento da autoestima. 

Culinária fácil: jeito divertido com ingredientes fáceis e acessíveis na cozinha e com uma prática segura e supervisionada por um adulto. 

Além das crianças, o espaço prepara um protocolo com períodos extensos para que os pais ou responsáveis possam ter um momento de tranquilidade enquanto a criança se diverte no espaço. Até o dia 28 de julho, das 13h às 18h, no valor de R$150,00 por dia. Para mais informações, ligue para (11) 91785-8686. 

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) decidiu adiar a primeira partida entre Sada Cruzeiro e Farma Conde São José, pelas semifinais da Superliga Masculina de Vôlei, para ter tempo de firmar uma resolução definitiva sobre a suspensão do oposto Wallace, da equipe cruzeirense. Ao longo desta semana, o Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (CECOB) e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Voleibol tomaram decisões conflitantes em relação ao cumprimento da punição aplicada ao jogador por incitação à violência contra o presidente Lula (PT).

O jogo, antes marcado para sábado, 15 de abril, foi realocado para dia 19, próxima quarta-feira. Até lá, a CBV espera ter um posicionamento do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), instância arbitral competente à qual submeteu a questão para avaliação, conforme previsto nos estatutos do COB e da CBV.

##RECOMENDA##

"A CBV lamenta o prejuízo a todos os envolvidos no evento - clubes, jogadores, torcedores, patrocinadores e emissora detentora dos direitos de transmissão", comunicou a confederação em nota. "Porém, acredita que o adiamento da partida é a melhor solução, já que no cenário atual, qualquer decisão sobre a condição de jogo do atleta Wallace acarretaria à CBV uma punição, seja do CECOB ou do STJD, e poderia gerar demandas que interferissem na continuidade da competição", completou.

Wallace, de 35 anos, foi afastado pelo Cruzeiro no final de janeiro, depois de fazer uma série de postagens no Instagram sobre a sua experiência em um stand de tiro. Na ocasião, abriu uma caixa de perguntas aos seguidores, foi questionado se "daria um tiro na cara do Lula" e respondeu com uma enquete. "Alguém faria isso: sim ou não?".

No dia 3 de abril, o CECOB determinou a suspensão do oposto, por 90 dias, de todas as atividades relacionadas ao COB, bem como às entidades esportivas ligadas ao sistema olímpico brasileiro. A CBV interpretou a decisão como motivo para bani-lo de suas competições pelo período determinado, mas uma liminar concedida pelo STJD nesta quarta-feira acatou o pedido da defesa do atleta e determinou que ele fosse liberado para jogar.

O presidente do STJD do Voleibol, Eduardo Affonso de Santis Mendes Farias de Mello, concordou com o argumento apresentado pelo advogado do jogador, Leonardo Andreotti. Na avaliação deles, a forma como a suspensão foi posta impossibilita Wallace apenas de assumir cargos administrativos no COB ou demais confederações ligadas à entidade, sem extensão à esfera esportiva. "Não vejo como afirmar que a participação do atleta por uma equipe, em competição organizada pela CBV, poderia ser entendida como função junto à Confederação, até porque seu vínculo é diretamente com o Clube", escreveu Farias de Mello em mandato de garantia.

Além da suspensão de 90 dias das atividades relacionadas ao COB, com cumprimento a partir do dia de abertura do processo, Wallace está impedido de defender a seleção brasileira de vôlei por um ano. Ele anunciou a aposentadoria após os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, mas aceitou retornar para a disputa do Mundial do ano passado, no que deve ter sido seu último ato com a camisa com a qual foi campeão olímpico em 2016, no Rio, e medalhista de prata em 2012, em Londres.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do vôlei decidiu por arquivar o processo contra o oposto Wallace, do Sada Cruzeiro, por conta das postagens do atleta nas redes sociais contra o Presidente Lula. Nesta segunda-feira, o STJD informou que não se viu competente para julgar as acusações contra o jogador e optou pelo arquivamento.

Apesar do arquivamento do processo que tramitava pelo STJD do vôlei na CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), Wallace deverá seguir sem atuar. O jogador, que já treina com o time do Sada Cruzeiro, está suspenso pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) provisoriamente.

##RECOMENDA##

De acordo com o parecer da entidade, o atleta deve ficar afastado das quadras até a última análise do processo, que ainda tramita pelo Conselho da entidade máxima do esporte brasileiro. Em nota oficial, o Sada Cruzeiro admitiu que espera que o COB tenha o mesmo entendimento que o STJD do vôlei sobre o caso. A reportagem do Estadão tentou contato com a CBV e não obteve resposta até a publicação desta matéria.

VEJA A NOTA OFICIAL DO SADA CRUZEIRO NA ÍNTEGRA

O Sada Cruzeiro foi informado do arquivamento da notícia de infração apresentada em desfavor do atleta Wallace no STJD do Voleibol. Em seu parecer, a Procuradoria do STJD lamenta muito a atitude do atleta, mas afirma não ter encontrado requisitos para um eventual processo desportivo disciplinar, e que a única ligação com o esporte é o fato de Wallace ser um atleta.

O Sada Cruzeiro reitera que repudia e não compactua com nenhum ato que possa significar incitação à violência, e destaca a grande responsabilidade que carregam as figuras públicas e exemplos do esporte.

Até o dia 28 de fevereiro, estão abertas as inscrições para os Jogos Municipais da Pessoa Idosa em São Paulo. A competição é voltada para pessoas com mais de 60 anos. O início será a partir de 5 de março e a final no dia 2 de abril.

No total, são 14 modalidades: atletismo, bocha, coreografia, dança de salão, buraco, dama, dominó, malha, natação, tênis de campo, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez. Para participar, basta se inscrever no site https://jomicidadedesp.com.br/

##RECOMENDA##

Veja a programação:

 05/03 - Abertura e Etapa Zona Sul: Centro Olímpico e Ginásio Mané Garrincha; Rua Pedro de Toledo, número 1651, Vila Clementino

12/03 - Etapa Zona Leste: CERET (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador); Rua Canuto Abreu, sem número, Jardim Anália

19/03 - Etapa Zona Oeste: Baby Barioni; Rua Germaine Burchard, número 451, 

Água Branca

27/03 - Atletismo e Natação: Clube Espéria; Avenida Santos Dumont, número 1313, Santana

28/03 - Etapa Zona Norte: Clube Espéria 

02/04 - Final e Premiação: Centro Olímpico e Ginásio Mané Garrincha 

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo. Outras informações nas redes sociais @jomicidadedesp e @semesportes.

Acontece, neste sábado (14), no Recife, o Lift Summer evento de crossfit que apresentará ao público a modalidade em detalhes. O Lift Summer se propõe a apresentar o teórico e o prático ao grupo presente.

Para participar não é preciso ter familiaridade com o esporte, qualquer um com interesse pode aproveitar. No local haverá a presença de profissionais de educação física e fisioterapia para guiar o público. Pessoas com comorbidade terão respaldo.

##RECOMENDA##

O evento acontecerá no bairro Jiquiá, no Recife, na academia LiftBox, das 09 horas até às 11 horas. Apesar de ser aberto ao público, é importante a confirmação de presença com antecedência pelo Whatsapp da organização, (81) 9 9964-9687.

Atualmente existe uma visão de que a modalidade de crossfit é perigosa para a maioria das pessoas, mas neste evento pretendemos apresentar a modalidade como uma solução para diversos problemas de saúde e que, independente da sua idade, todos podem alcançar seus objetivos com segurança e de forma divertida.

O brasileiro Fernando Ferreira foi pego em um exame antidoping realizado pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU). Substâncias relacionadas à maconha foram encontradas no corpo do atleta durante a participação de uma competição em Berlim na Alemanha. 

A substância encontrada é um metabólico relacionado à Cannabis, o Carboxi-THC, que é proibido pela agência mundial antidopagem, a WADA. A punição de 3 meses não é definitiva e é passível de recurso. 

##RECOMENDA##

Fernando é o atual campeão sul-americano do salto em altura e representou o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio 2020 e no mundial da modalidade em 2017, em que chegou até as finais. Nas suas redes sociais, Fernando compartilha uma página no seu perfil relacionado à defesa e ao uso da maconha medicinal.

O X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal (CNEF) será realizado no período de 11 a 14 de abril de 2023, nas dependências da UFPE. Nesta 10ª edição, o tema do evento será “Inclusão, Inovação e Esporte”. A programação do evento conta com mesas-redondas, profissionais e pesquisadores renomados na área, expectativa de mais de 20 minicursos com diversos temas, além de apresentações científicas, lançamento de livros e apresentações culturais. 

O evento estava previsto para acontecer em março de 2020, mas foi suspenso devido à pandemia de covid-19. A Comissão Organizadora informa que os inscritos no evento em 2020 e que não cancelaram a inscrição estarão automaticamente inscritos, devendo atualizar informações no novo site do evento.

##RECOMENDA##

Os trabalhos aprovados em 2020 poderão ser apresentados, sem necessidade de nova avaliação. O novo prazo para submissão de trabalhos teve inicio na última quinta-feira (1º de dezembro) e se encerra no dia 20 de fevereiro de 2023. Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente via site do evento.   

A finalidade deste congresso é promover o intercâmbio entre pesquisadores da área de Educação Física, estimular a iniciação científica de estudantes da UFPE, UFRPE, UPE e outras instituições de Ensino Superior, incentivar a produção acadêmica dos docentes e servir de espaço para divulgação de pesquisas e experiências na área de Educação Física, Saúde, Esporte e Lazer.

Desde a primeira edição, o evento é organizado pela equipe que tem o professor José Luis Simões (UFPE) como coordenador-geral, e conta com empenho de estudantes de graduação, pós-graduação, professores da rede estadual e docentes do departamento de Educação Física da UFPE. O CNEF começou em 2007, como uma experiência do professor José Luis Simões em parceria com seus alunos da disciplina Práticas de Ensino em Educação Física. 

A iniciativa partiu da queixa dos estudantes pela ausência de eventos acadêmicos na área de Educação Física localizados na Região Nordeste. O professor, então, propôs que os estudantes organizassem um evento, que teve suas duas primeiras edições de caráter regional. 

Mais informações

Professor José Luis Simões

(81) 99601.4282 – Whatsapp

[@#video#@]

Da assessoria

No dia 12 de novembro, a Meia Maratona Eu Amo Recife celebrará sua 9ª edição. Considerado um dos momentos mais marcantes do esporte pernambucano, o evento sairá do Recife Antigo por volta das 17h30. O tema deste ano é 'Corra em meio às raízes recifenses".

Como feito em 2021, a prova que ressalta a diversidade cultural da capital pernambucana contará com percursos de 21, 10 e 5km, possibilitando mais uma vez a participação de atletas profissionais e amadores. No percurso, será possível passar pelos principais pontos tradicionais da cidade como a Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, Palácio do Governo e Cais da Alfândega.

##RECOMENDA##

Para o trajeto de 10km, os atletas seguirão até o final do Cais José Estelita, enquanto para os 21km também será possível percorrer pela Via Mangue. Os interessados na maratona poderão se inscrever no site Sou Corredor.

Serviço

9ª edição da Meia Maratona Eu Amo Recife

12 de novembro | A partir das 17h30

Local: Recife Antigo

Percurso: 21, 10 e 5km

A comunidade da Charneca, localizada no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife (RMR), ganhou uma quadra poliesportiva colaborativa. Em parceria com a ONG love.fútbol, o projeto 'Arena Charneca' recebeu patrocínio da Solar Coca-Cola, com apoio da Amazon. A inauguração do espaço contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas da comunidade.

"A quadra na comunidade era um sonho que está se tornando realidade, e, sem dúvida, os benefícios são muito grandes quando chega uma quadra pra comunidade. Porque além de trazer momentos de convívio social, momentos de lazer, de cultura para esse povo, é um bem que está sendo dado a comunidade, para que ela possa zelar, possa cuidar", explicou Lenilda Maria da Silva, diretora da Escola Municipal Vereador João Ciríaco da Silva.

##RECOMENDA##

Lenilda completa: "É um momento de muita alegria, de muita satisfação para todos nós, estar recebendo essa quadra pelo projeto love.fútbol, que tem essa belíssima iniciativa nas comunidades e que a gente só tem a ganhar, com certeza". Depois da entrega, o local se prepara para oferecer aos moradores da região diversas atividades. A quadra já tem uma parte significativa da agenda preenchida.

Nesta sexta-feira (17), é comemorado o Dia Mundial do Karatê. Quem está em busca de atividade física ideal para o seu bem-estar, pode apostar nesta prática como uma alternativa. Essa arte marcial japonesa vai além da luta. Sua filosofia defende o desenvolvimento pessoal e a cultura de uma vida saudável.

A atividade chegou ao Brasil em 1908 junto com os imigrantes japoneses e a técnica foi se desenvolvendo, espalhando e ganhando admiradores no país. Indicado para todas as idades, os praticantes do Karatê passam a ter mais equilíbrio físico e mental. Engana-se quem pensa que é uma atividade violenta. 

##RECOMENDA##

Trabalha todo o corpo – combina movimentos do corpo em funções de defesa e contra-ataque. Alguns deles envolvem socos, chutes, voadoras e golpes dados com velocidade, intensidade e força. Por demandar fluxo dos membros do corpo, a atividade é considerada aeróbica, boa para cuidar da forma física. Como consequência do fortalecimento da parte superior e inferior, o aluno ganha tonificação muscular e preparo físico.  

Estimula a respiração e a capacidade cardiovascular – essa arte garante e proporciona um bombeamento de sangue mais eficiente e estimula o transporte de oxigênio para todo o corpo. As aulas incluem exercícios voltados para a respiração correta e, por isso, o praticante vivencia o desenvolvimento da sua capacidade respiratória. Tudo isso ajuda o aluno a ter mais disposição e energia, já que o organismo passa a funcionar melhor. 

Aumenta a concentração - o Karatê é muito mais do que um movimento, é também o uso da mente por meio da observação e raciocínio. É preciso ter atenção em todos os detalhes durante o treino para que a atividade se dê da maneira correta. As orientações e exemplos dos instrutores, bem como a própria execução das técnicas e das bases devem ser observadas com aplicação. A atividade exige capacidade de refletir e interpretar o ensino.  

Ajuda a emagrecer – uma aula com duração média de uma hora pode fazer o aluno perder de 600 a 900 calorias. Quando é praticado com regularidade e acompanhamento de um nutricionista, o karatê é um forte aliado no processo de emagrecimento. Esse esporte tem muito a ensinar e fazer diferença em diversas áreas no corpo.  

Já está aberto para o público o Clube Social Esportivo - FPS Sports, um novo centro de esportes e lazer do Recife. Localizado na Av. Mascarenhas de Morais, o espaço de 6.500m² possui piscina semiolímpica, campo de futebol society, quadras poliesportivas, dojô e pista de atletismo com 120m.

De acordo com o diretor da FPS Sports, Kleber Borges, o local chega com uma proposta para fazer atividade física e confraternizar com os amigos.

##RECOMENDA##

“Representa um novo conceito de clube esportivo, com espaço amplo, aberto e uma grande variedade de modalidades, em que podem se exercitar dos pais aos filhos, assim como realizar aniversários e eventos esportivos e de lazer. Dessa forma acreditamos estimular hábitos mais saudáveis”, destaca.

[@#galeria#@]

Preços

Para se associar ao Clube e ter amplo acesso a modalidades, os interessados tem que desembolsar entre R$ 5.040 e R$ 8.640 por ano. Também é possível assinar um plano semestral ou se matricular em modalidades separadamente. A natação infantil, por exemplo, custa R$ 2.998,80/ano.

Confira mais detalhes dos preços aqui.

Fundação Alice Figueira

A FPS Sports faz parte da Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP, uma entidade de direito privado e sem fins lucrativos.

A missão da entidade é captar recursos financeiros, materiais e humanos, junto à sociedade, com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento do IMIP. A Fundação espera ampliar a arrecadação com a criação do clube esportivo.

Além disso, a Fundação é responsável por coordenar o grupo de voluntários que atuam dentro do complexo hospitalar.

Nesta sexta-feira (8) é comemorado o Dia Mundial da Natação. Essa prática esportiva é muito mais do que apenas saber nadar, apesar de essa ser uma habilidade importante e completa. É procurada por pais, pois é o único esporte que trabalha com o corpo inteiro e pode ser praticada por crianças menores de três anos e também por pessoas com limitações ou lesões corporais.  

Possui benefícios que contribuem não apenas para a saúde corporal, mas também, mental. Fatores como a melhora do condicionamento físico geral e fortalecimento muscular são vantagens já conhecidas da prática desse esporte, mas existem outros benefícios da natação. Confira a seguir, outros benefícios: 

##RECOMENDA##

1 – Ajuda o sistema respiratório: A natação exige maior contração e expansão dos pulmões, sendo benéfico, principalmente, para pessoas que possuem Asma (doença que causa inflamação nas vias respiratórias, dificultando a puxada de ar). 

2 – Ajuda a relaxar: Na natação, os exercícios ajudam na ansiedade, além de aumentar os níveis de autoestima e melhora significativa no desempenho e concentração, ajudando nas tarefas diárias.  

3 – Ajuda no fortalecimento e correção postural: A resistência da água e as técnicas dos quatro nados (peito, costas, borboleta e crawl) exigem um alongamento constante da coluna vertebral, onde vários agrupamentos musculares são trabalhados. 

4 – Mantém a pressão arterial baixa e controla a glicose: de acordo com a professora de natação, Lorrayne Caes Silva, a água possui uma pressão que atua sobre o corpo, auxiliando a melhoria da circulação sanguínea e ajuda na pressão arterial. Através dos volumes de movimento na água, os músculos estimulam, durante sua contração, a entrada de glicose para regular o nível de insulina. 

5 – Combate ao estresse e melhora na memória: Além de promover prazer e bem-estar, a natação melhora a satisfação e humor. Também melhora a oxigenação do sangue, fazendo com que melhore a memória e a capacidade de raciocínio. 

6 – Ajuda a emagrecer e a queimar gordura: Os músculos são forçados a exercerem um esforço maior dentro da água, o que aumenta o gasto de calorias, porém depende da intensidade dos exercícios e emagrecimento, da sua alimentação saudável, equilibrada e pobre em calorias para que consiga queimar a gordura e emagrecer. 

Por Camily Maciel 

[@#galeria#@]

Pedalar está em alta no Brasil. Segundo monitoramento realizado pela Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), só no primeiro semestre de 2021 o mercado de bicicletas registrou a média de 34% no aumento das vendas em comparação ao mesmo período no ano passado, em que o setor foi bastante afetado negativamente com o início da pandemia da covid-19 no país.

##RECOMENDA##

"A 'brincadeira de criança' também é proveitosa e traz benefícios para nós durante a fase adulta. O ciclismo é uma atividade completa que, além dos aspectos ambientais, colabora para o desenvolvimento da saúde humana", explica o professor e doutor em Ciências Ambientais Paulo Pinho. “Quando comparada a outras formas de locomoção, ela se mostra como a mais eficiente no critério energético e a que menos impacta”, diz.

O educador reforça a importância da criação de infraestrutura para a segurança dos ciclistas como incentivo do uso das bikes e afirma que a sociedade também é fundamental nesse processo. “Todos nós somos corresponsáveis para a ampliação da utilização da bicicleta como meio de transporte não só para entretenimento, para lazer, mas também para o deslocamento cotidiano”, complementa. 

Há cerca de 10 anos, o professor de Artes Marciais Francisco Luiz Junior começou a pedalar pela necessidade de praticar uma atividade física. Porém, o pedal também lhe trouxe outra vantagem: a economia no consumo de gasolina. 

“Comecei a usar a bicicleta para fazer algumas coisas mais próximas de casa, algumas coisas mais rápidas, como ir ao açougue e à padaria, mercadinho, fazer uma compra pequena ou, às vezes, até dar uma volta pela orla da praia ou para a praça”, conta.

Ao optarmos pelo uso da bicicleta como meio de transporte, deixamos de emitir qualquer gás do efeito estufa, considerando que a gasolina e o diesel são os principais responsáveis pela emissão de gás carbônico – CO2. 

O atleta também incentiva as pessoas que ainda não adotaram o ciclismo. “Comece fazendo algo que te dê prazer com a bicicleta. Pedalar ao amanhecer, ou no fim do dia, a fim de você relaxar não só o corpo, a tensão do dia, como a mente também, fazer uma higiene mental, é muito bom”, conclui.

Por Even Oliveira e Isabella Cordeiro (sob orientação e acompanhamento de Antonio Carlos Pimentel).

 

A Corrida das Pontes do Recife 10 Km foi adiada para 12 de junho. Segundo a organização, a decisão se deu por conta das atuais medidas restritivas estabelecidas no Plano de Convivência da Covid-19 pelo Governo do Estado de Pernambuco.

Antes do adiamento, a corrida aconteceria em 27 de março, data em que se comemora o aniversário do Recife. Com as medidas restritivas, o dia 12 de junho, Dia dos Namorados e um domingo, foi a nova data definida para a corrida, que será iniciada no Forte do Brum, no Recife, às 7h.

##RECOMENDA##

São dois anos tendo que adiar a prova por conta da pandemia. Com o novo adiamento, a organização espera uma queda nos índices de contaminação da doença e um provável afrouxamento das medidas restritivas. “É uma atitude prudente pensada para possibilitar a realização do evento em toda a sua plenitude e importância, tendo em vista que o número de inscritos já era superior às novas determinações do Plano. Nas últimas edições realizadas, a Corrida das Pontes contabilizou um número de participantes superior a 6 mil inscritos”, afirmou em nota o organizador Renato Elias, sócio da JJS Eventos.

Depois de muito tempo, o meia atacante Matheus Carvalho, que passou por um longo período afastado devido uma grave lesão, voltou a balançar as redes pelo Náutico. O Timbu, porém, foi derrotado pelo Coritiba, que quebrou a invencibilidade do time recifense na Série B , mas em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (2), o jogador não escondeu a felicidade pelo gol.

Matheus, além da lesão, ainda sofreu com a pandemia.Ele acabou machucado no período em que Pernambuco fez o primeiro lockdown no início de 2020 e, nessa época, cirurgias eletivas ficaram impossibilitadas de serem realizadas. Somando tudo, foram quase um ano longe dos gramados e o gol acabou tendo um gosto especial. 

##RECOMENDA##

“Representa muita coisa, é uma batalha muito grande essa lesão. Eu peguei o começo da pandemia, fiquei três meses e meio para fazer cirurgia, praticamente um ano para voltar. Ainda não estou em alto nível, mas estou buscando, morando na academia praticamente, fazendo reforço, mas é isso, representou muito porque tenho muita fé em Deus e a força dele me sustentou em todos os momentos”, disse o jogador.

Ele ainda salientou o apoio do clube e da família na sua recuperação: “Meu pai que veio para cá, aprendeu a cozinhar, fazia tudo, depois veio minha mãe alguns dias, minha esposa também e é só agradecer a força de todos, de Deus principalmente, da minha família e dos meus amigos. Esse gol representa muita coisa”, completou.

De olho no retorno da boa forma, Matheus é uma das opções que Hélio dos Anjos tem atualmente para suprir as diversas ausências no ataque, que vão desde a saída de Erick à grave lesão de Kieza. O jogador garante que está pronto para atuar onde for. 

“Me sinto preparado seja pela direita, pelo meio, pela esquerda, na frente. Estou trabalhando para isso, claro que existem outras opções e eu tenho que respeitar a escolha do professor Hélio, mas eu vou ficar muito feliz se ele optar por mim e vou trabalhar forte para corresponder a altura”, completou.

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando