Nota PE 47 fala sobre a vida e obra de Jorge Amado

| qui, 23/08/2012 - 13:22
Compartilhar:

Na primeira parte do especial Jorge Amado, o Nota PE desta quinta feira (23) recebe os professores Anco Márcio e Felipe Aguiar, que falam sobre a obra do escritor que nasceu em 10 de agosto de 1912, em Itabuna, Bahia. Foi no Ginásio Ipiranga, no qual começou a desenvolver seu lado literário com a criação do jornalzinho “A luneta”, o qual distribuíra para colegas e parentes  “A Pátria” e “A Folha”, do grêmio estudantil. 


Em 1931, Jorge Amado publica seu primeiro romance “O país do Carnaval” recebendo elogios. 
Envolve-se com o comunismo, como a maioria dos escritores da época, e vê seu romance seguinte “Cacau” ser apreendido por policiais. Por este motivo, passa certo tempo exilado na Argentina.  Um ano depois, publica os romances “Suor” e “Jubiabá” e posteriormente “Mar morto” recebendo o prêmio Graça Aranha.  Enquanto viaja para o exterior, o livro “Capitães da Areia” é publicado e de volta ao Brasil é preso novamente. Milhares de exemplares de seus livros publicados, tidos como revolucionários, são queimados em Salvador por ordem militar. 



Em 1942 publica em Buenos Aires “A vida de Luís Carlos Prestes”, com o intuito de ajudar na anistia do comunista. 
Mais uma vez é preso ao desembarcar em Porto Alegre e, então, é proibido de sair de Salvador. Publica o livro “Terras do sem fim”, o qual não é censurado.

Em 1946, envolve-se mais intensamente com a política através de sua candidatura de deputado do PCB. Apesar de eleito, Jorge Amado tem o mandato suspenso por alegação de ilegalidade do partido. 
Neste período conhece Zélia Gattai, com quem passa a viver. Em 1946 publica o romance sobre a seca “Seara Vermelha”. Um ano depois lança “O amor de Castro Alves” .
O programa Nota PE é apresentado pelo crítico litarário e jornalista Cristiano Ramos, uma parceria do Portal LeiaJa.com e o Blog Nota PE.


Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando