Nota PE 49 especial sobre a obra de Álvaro Lins

| qui, 06/09/2012 - 14:04 | Atualizada em: sex, 07/09/2012 - 09:19
Compartilhar:

O Nota PE desta semana faz uma homenagem ao advogado, jornalista e crítico literário Álvaro Lins. Considerado como um dos maiores críticos de rodapé do Brasil, Lins foi membro da Academia Brasileira de Letras durante 42 anos. Para falar sobre a vida e a obra do jornalista, o apresentador do programa, Cristiano Ramos, recebe os professores e pesquisadores Lourival Holanda e Eduardo César Maia.

Álvaro Lins foi chamado de o “imperador da crítica brasileira” pelo poeta Carlos Drummond de Andrade, durante as décadas de 40 e 50, por conta de seus artigos publicados no Correio da Manhã. O crítico chegou a escrever sobre autores que, anos depois, seriam consagrados na literatura brasileira, como João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector e Graciliano Ramos.

Nas críticas de Lins, ele relacionava a obra com a biografia do autor, sendo considerado o precursor da crítica psicológica e biográfica. Uma de suas referências foi o crítico literário francês Saint-Beuve.

O Nota PE é produzido pelo portal LeiaJa.com, em parceria com o Blog Nota PE. Na próxima semana, você confere a segunda parte do programa sobre Álvaro Lins.

Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando