Uma final com jeito de final

Luiz Mendes, | sex, 22/11/2013 - 08:15
Compartilhar:

120 minutos e cerca de 110 mil pessoas. Essa é uma das poucas certezas da decisão da Série C em 2013.

Independentemente do resultado, dificilmente haverá um perdedor entre Santa Cruz e Sampaio Correa. Times que ressurgiram para o cenário do futebol nacional neste ano.

Há tempos futebol brasileiro não tem uma decisão que se mostra tão emocionante. Quando foi que uma  final entre times nordestinos mobilizou tanto interesse do resto do Brasil?

Abaixo das Série A e B as coisas são diferentes. As partidas de finais têm cara de decisão. Mata-mata, time copeiro, catimba, pressão.

Desculpem-me Juventude e Botafogo-PB, mas existe uma tensão e um charme nesses confrontos não obtidos por paraibanos e gaúchos na derradeira das divisões. Peço perdão também a cruzeirenses e palmeirenses pelos justos, porém, sem graças, títulos conquistados em 2013.

O grande vencedor nacional sairá da C, de Campeão. Esse sim, campeão com C maiúsculo.

Para os pernambucanos tudo é novidade. Primeira vez decidindo o campeonato da terceira divisão e saindo dela por cima. Um título nacional também é algo inédito.

Os maranhenses já foram os melhores do Brasil em divisões inferiores algumas vezes. Só não têm título na Série A, mas B venceu em 1972 e C e a D, em 1997 e no ano passado, respectivamente.

Em 2013 é diferente. É um embate de gigantes. Não necessariamente de times gigantes, mas de torcidas gigantes. O maior patrimônio dos clubes está nas arquibancadas.

Este ano demonstram isso em números. Os Corais com média superior a 26 mil pessoas por jogo e a Bolívia Querida ultrapassando os 18 mil. Alguém duvida que o Castelão e Arruda terão lotação máxima nos próximos domingos?

3 dentro

- América. Esmeraldino da Estrada do Arraial mostra ousadia e ambição no campeonato estadual de 2014 com a contratação do técnico Waldemar Lemos.

- FPF. Com um formato novo para a competição, a Federação Pernambucana  acertou em fazer o lançamento do estadual em Salgueiro, valorizando mais o interior.

- Puma. A fornecedora de material esportivo do Uruguai conseguiu fazer uma bela campanha para comemorar a classificação de celeste para Copa. O fantasma de 50. 

3 fora

- Josip Simunic. Zagueiro croata foi comemorar junto à torcida a classificação para a Copa do Mundo de 2014 entoando cânticos nazistas. Não pegou bem.

- Secopa. Depois do vexame durante a Copa das Confederações, o acesso aos CT’s de Náutico e Sport seriam feitos pela Fifa. A história mudou e a obra agora será feira pela Prefeitura do Recife.

- CBF. Entidade ainda não se posicionou sobre as reivindicações do grupo Bom Senso Futebol Clube. Jogadores ameaçam paralisar o campeonato brasileiro na reta final.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando