O desafio de gerenciar recursos humanos

Especialista fala sobre a importância de saber se posicionar quando há familiares entre os funcionários da empresa

| qui, 15/12/2011 - 10:03
Compartilhar:

 

Quase dois terços das seis milhões de empresas registradas no Brasil emprega trabalhadores. São quase 15 milhões de pessoas atuando nesse segmento. Por isso, as relações de trabalho devem receber atenção especial dos gestores, que tem na Lei Complementar 123 algumas regras a serem cumpridas.

Pelo estatuto, as microempresas e as empresas de pequeno porte são dispensadas, entre outros aspectos, da afixação de Quadro de Trabalho em suas dependências, da anotação das férias dos empregados nos respectivos livros ou fichas de registro e de matricular os aprendizes nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem. No entanto, as MPEs continuam sendo obrigadas a fazer as devidas anotações na Carteira de Trabalho e declarar o recolhimento para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Previdência Social.

No geral, o gestor deve ter a capacidade de selecionar, capacitar e acompanhar o desempenho dos trabalhadores, possibilitando a participação na empresa. Como muitas empresas nascem no seio familiar, a contratação de pessoas da família requer que o empreendedor tenha uma postura firme e elabore um estatuto que oriente o empregado sobre as normas da empresa e as funções de cada profissional. “Esse é código de ética e conduta empresarial, que ajuda o empresário na gestão, especialmente quando o corpo de funcionários envolve membros da família. A nossa mente precisa de regras e elas vão facilitar as relações”, explica a psicóloga organizacional e coordenadora do Núcleo de Talentos do Grupo Ser Educacional, Sonaly Beatriz Frazão.

Segundo ela, a presença de pessoas da família na empresa não deve interferir no comportamento do empresário. “O que deve ficar claro é que o empreendedor gerencia pessoas e não relações. E isso precisa fica claro desde a contratação. Se gestor não se portar como familiar, a expectativa é de que o empregado também tenha o mesmo comportamento”, frisa.


| | | Link:
Compartilhar:
Carregando