A designer Bete Paes inspirou-se nas obras de um dos homenageados pelo Carnaval do Recife 2012, José Cláudio - artista plástico responsável pelas pinturas que compõem a cenografia deste carnaval -, para montar a Grife do Carnaval. Este por sua vez, inspirou-se nas músicas do cantor e compositor Alceu Valença, o outro homenageado deste ano.
Nesta terça-feira (7), no primeiro piso do Paço Alfândega, durante o primeiro dia de desfiles da Ocupação Moda Cultural, foi lançada com a participação dos globais Paloma Bernardi, Raphael Viana e Giovanna Ewbank na passarela, a nova coleção da grife do carnaval do Recife.
“É o terceiro ano consecutivo que crio para a Grife do Carnaval do Recife. Trabalhar esse ano com as obras de José Cláudio e Alceu Valença foi um prazer, além de dar visibilidade e valorizar a produção de moda pernambucana”. Segundo a designer, a principal temática da linha se constitui em símbolos do carnaval como a La Ursa, também em pássaros e frutos presentes na obra de José Cláudio e as personagens femininas de Alceu Valença, apresentando as figuras Diabo Louro e Morena Tropicana estampadas em camisetas, blusas e outras peças. “As roupas foram feitas com o cuidado de serem utilizáveis durante todo o ano, durante e após o carnaval”, ressalta Bete.
Carol Monteiro, organizadora da Ocupação Moda Cultural, contou que o principal intuito é juntar os estilistas e fomentar a comercialização, além de proporcionar uma confraternização entre as pessoas que fazem o mercado local da moda. “Temos três objetivos: ser uma vitrine para os estilistas pernambucanos, comercializar as peças e viabilizar a convivência para que eles se conheçam e assim fortalecer a moda pernambucana”, afirma Carol.
Não apenas modelos vestiram as peças criadas por Bete. Alguns atores globais e artistas locais serviram também de manequim. “Minha família é do Recife e para mim é um presente vir pra cá e fazer parte desse carnaval cheio de folclore e muito rico. Que o frevo aqui ferva!”, declarou a atriz carioca Paloma Bernardi, que na passarela executou alguns passos do ritmo pernambucano . O também ator Raphael Viana disse que adorou as roupas que usou no desfile: “Eu escolhi a roupa e já pedi pra mim, foi ótimo. É a primeira vez que venho aqui na época de carnaval, nem estava pensando tanto na festa, mas depois da minha estadia no Recife já entrei no clima”, revelou o ator global.
O primeiro dia de desfiles da Ocupação foi um sucesso. E é o que se espera dos próximos dias do evento, que ocupa 900m² de área em um ambiente decorado com móveis, pufes, sofás, objetos antigos e com a cenografia composta com as pinturas carnavalescas de José Cláudio.
Confira os próximos desfiles do Ocupação Moda Cultural, sempre às 19h:
Domingo (12) – Walério Araújo
Terça-feira (14) – Gustavo Silvestre
Quinta-feira (16) – Coletivo Moda Cultural
SERVIÇO
Ocupação Moda Cultural
De 4 a 17 de fevereiro, no 1º Piso do Paço Alfândega, Bairro do Recife
Todos os dias, das 12h às 22h
Gratuito
Confira imagens exclusivas da dia de abertura dos desfiles