Hospital das Clínicas moderniza cirurgias
Unidade de saúde realiza novo tipo de procedimento para dores lombares
Na última semana de fevereiro, um novo tipo de cirurgia para dores lombares foi realizada pela segunda vez no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O procedimento consiste no implante de um estimulador medular no canal vertebral conectado a uma bateria para emissão de pequenas descargas de intensidade regulável por meio de um controle remoto.
O procedimento foi coordenado pelo neurocirurgião Antônio Marco, e reduz as dores fortes na coluna de pacientes que já não conseguem a melhora por meio de medicamentos. “Sendo realizado em uma unidade pública, este método se torna mais acessível a um número maior de pacientes que não possuem condições de arcar com os custos desta cirurgia”, ressalta Antônio, através de nota divulgada pela assessoria.
Além desta, o hospital também vem realizando outras cirurgias com novas técnicas, menos invasivas e que permitem uma recuperação mais rápida. É o caso da endoscópica percutânea lombar, indicada para pacientes que sofrem com hérnia de disco e discopatias degenerativas. Ela é realizada através de uma cânula cirúrgica, que deixa uma cicatriz de aproximadamente dois centímetros.
O médico comentou dos benefícios do novo método “O paciente sente menos dor pós-operatória e as chances de infecção e os sangramentos durante a cirurgia são reduzidas. Isso significa que as probabilidades de complicações, durante e pós operação, diminuem”.