Trégua na Ucrânia é respeitada, diz ministro alemão
"O cessar-fogo tem, gradualmente, se tornado mais estável. A retirada de armamentos pesados dos dois lados teve início", declarou Steinmeier
Militantes pró-Rússia e forças ucranianas têm respeitado o cessar-fogo no leste ucraniano, afirmou nesta segunda-feira (9), o ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier.
"O cessar-fogo tem, gradualmente, se tornado mais estável. A retirada de armamentos pesados dos dois lados teve início", declarou Steinmeier durante viagem a Bucareste, segundo sua porta-voz.
Mas nem todos os aspectos o acordo de Minsk, assinado cerca de quatro semanas atrás na capital da Bielorrúsia, foi colocado em prática, lembrou o ministro.
O presidente ucraniano Petro Poroshenko e seu homólogo russo, Vladimir Putin, concordaram com um acordo de paz para a região em 12 de fevereiro, que inclui a retirada de armamentos pesados de linhas de frente de combate.
Steinmeier afirmou que "saúdo o fato de que a Organização para a Cooperação e Segurança na Europa (OSCE) pode agora começar a real verificação do paradeiro das armas".
A OSCE pode dar uma contribuição decisiva no sentido de evitar outra intensificação das ações militares e dar tempo para a reabertura de um processo político, disse ele. Fonte: Dow Jones Newswires.