Queda de vendas em junho pode resultar em promoções

Volume total de vendas no varejo foi 13,3% menor do que no ano passado no período entre 1º e 12 de junho

por Juliana Marques seg, 15/06/2015 - 18:20

Dados da Boa Vista SCPC apontam que as vendas do comércio para o Dia dos Namorados caíram 0,5% em relação a 2014. A FecomercioSP estima ainda que o volume total de vendas no varejo foi 13,3% menor do que no ano passado (descontada a inflação), ou cerca de R$ 5,2 bilhões a menos. É a primeira queda desta data comemorativa desde 2009.

Para a pesquisa foi considerada a movimentação de todo o comércio no período entre 1º e 12 de junho, com base na projeção de uma forte queda real no faturamento do varejo no Brasil. Os dados mostram também que em 2014 as vendas no comércio superaram em 0,8% o desempenho verificado no mesmo período de 2013.  Apesar de ser um recuo menos intenso do que o observado em plena crise (-1,2% em 2009) e no Dia das Mães (-1,2% em 2015), o indicador acompanha a tendência de queda da atividade do comércio.

Este é um volume de recursos relevante que deixa de chegar ao varejo, e aprofunda ainda mais a crise vivida pelas empresas do setor, principalmente o micro e pequenas, que normalmente trabalham com margens mais apertadas. Por causa disso, especialistas sugerem que uma nova piora indicadores de estoques de junho devem ser observadas, o que irá reforçar o cenário de promoções no comércio. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores