Motorista para ônibus até passageiros cederem lugar a cego

Atitude de condutor que fazia a linha Rio Doce/CDU foi publicada no Facebook e teve mais de 5mil compartilhamentos

por Naiane Nascimento ter, 23/02/2016 - 17:53
Reprodução/Internet Repercussão de ato de solidariedade surpreendeu até autor da postagem Reprodução/Internet

Nesta terça-feira (23), o Facebook foi lugar de divulgação de um ato de sensibilidade e solidariedade. Um motorista que fazia a linha Rio Doce/CDU recebeu um passageiro deficiente visual. Ao ver o homem ainda de pé depois de algum tempo, o motorista exigiu que alguém cedesse o lugar, ou o cego iria conduzir o ônibus. 

O fato foi compartilhado na rede social, nesta manhã, pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Bruno Nogueira, que estava presente no veículo. “Subiu um cego agora no Rio Doce CDU e quando o motorista percebeu que ele seguia em pé, parou o ônibus e disse: ‘se ninguém der o lugar, ele vai sentar aqui e dirigir o ônibus’”, comentou na postagem. O internauta contou que havia deixado a filha na escola e seguido para a UFPE.

“O Rio Doce CDU sempre é bem lotado nessa hora, então pouca gente viu, só quem tava na área da frente. Eu estava esperando receber meu troco da passagem na hora que aconteceu”. O professor detalhou que “um senhor de cerca de uns 50 anos, cego, entrou no ônibus, nas imediações da Rosa e Silva. Daí o motorista percebeu que ele ainda estava em pé quando o ônibus seguiu e aíaconteceu isso que falei”.

Nogueira conta que o fato foi bem rápido e o senhor logo se sentou, mesmo descendo apenas quatro paradas depois. “O pessoal que viu na hora riu, não foi uma bronca. Só tinha idosos sentados e foi um senhor idoso que cedeu o lugar”.

Por conta da atitude, em poucas horas, a história teve mais de 5.200 compartilhamentos e muitos elogios ao condutor do transporte. Nogueira afirmou que se surpreendeu com a grande quantidade de compartilhamentos. “Nem entendi porque teve tanto [compartilhamento] assim. Isso nunca aconteceu antes. Às vezes eu posto algo que chega a 150 likes, mas nunca assim”, explica. 

Motorista identificado

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), o motorista foi identificado. O profissional Willington Manuel Marques é motorista há três anos e participou dos treinamentos de qualidade no atendimento e comportamental para o BRT. O órgão ainda afirma que o condutor explicou que fatos como este acontecem com frequência na sua profissão. 

COMENTÁRIOS dos leitores