"O Brasil não está só nesta batalha", diz diretora da OMS

Margaret Chan visitou o Recife e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) nesta quarta-feira (24)

por Jorge Cosme qua, 24/02/2016 - 12:33

Em seu segundo dia no Brasil, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, visitou o Recife e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). A capital pernambucana possui o maior número de notificações e confirmações de casos de microcefalia.

No Imip, Margaret Chan participou de uma apresentação técnica, acompanhada do ministro da Saúde, Marcelo Castro, a diretora da Organização Pan-Americana de Saúde  (OPAS), Carissa Etienne, o secretário de Saúde de Pernambuco, José Iran Costa Júnior, e o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. O Governo de Pernambuco, a Prefeitura do Recife e o Imip apresentaram os dados atuais de casos de microcefalia e das ações das arboviroses no Estado.

Usando uma camiseta da campanha #zikazero, entregue pela presidente Dilma Rousseff, no encontro da terça-feira (23), Chan disse que a OMS está no país para aprender e dar suporte ao que já vem sendo feito. A diretora-geral evitou tocar em pontos polêmicos, focando o seu discurso em parabenizar o governo brasileiro pela forma como vem tratando o problema e por ter avisado com antecedência ao mundo sobre a possível relação entre microcefalia e o zika vírus.

“Brasil não está só nesta batalha. Nós estamos com vocês. Admiramos vocês, sua coragem. Aqui em Pernambuco eu não estou com medo do mosquito, mas nós precisamos tomar precauções. Não será uma jornada fácil mas eu quero que todos vocês continuem com seu trabalho”, declarou Chan. A sanitarista também pediu cuidado com fatos distorcidos, reforçando que o país tem sido transparente na divulgação das informações.

Após a visita ao Imip, Chan viaja ao Rio de Janeiro, onde visitará as instalações da FioCruz. Ela quer conhecer o local onde está sendo desenvolvida a vacina contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A previsão é que a diretora-geral da OMS deixe o Brasil ainda nesta quarta-feira (24).

COMENTÁRIOS dos leitores