Recife teve volume de chuvas equivalente a 21 dias em 36h

Novo balanço constata uma precipitação de 210 mm de chuvas nesse período

por Naiane Nascimento ter, 10/05/2016 - 18:59
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens Secretarias realizam ação da Operação Inverno 2016 Paulo Uchôa/LeiaJáImagens

A Prefeitura do Recife, através da Defesa Civil, divulgou novos números relacionados ao nível de chuvas que foram registradas na cidade, nas últimas 36 horas. De acordo com o órgão, houve uma precipitação equivalente ao esperado para 21 dias, alcançando o número de 210 mm. 

Para monitorar as áreas e famílias em situação de risco, são 1.486 profissionais, tendo sido realizadas 306 vistorias, atendendo solicitações para averiguar condições de imóveis, barreiras e colocação de 35 mil metros quadrados de lonas plásticas. Essa contenção de barreiras foi feita em 170 pontos críticos da cidade.  

O órgão ainda explica que foram três alertas de chuvas, através de SMS, para mais de 15 mil pessoas – 572 famílias foram orientadas a deixarem suas casas ao meio-dia desta terça-feira (10) - cadastradas em áreas de morro e locais sujeitos a alagamentos. O serviço visa orientar os moradores a ficarem atentos e acionarem o telefone 0800 081 3400, caso necessário. 

Outros números foram registrados por outras pastas da PCR. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, ao todo, 16 famílias do bairro de Água Fria, moradoras do entorno do Rio Beberibe, ficaram desalojadas por conta do transbordamento do rio. Entre as vítimas estavam 18 adultos e 27 crianças que foram encaminhados para a Escola Municipal de Água Fria. O órgão também informou a entrega de 90 cestas básicas a cidadãos que estavam em situação de risco. 

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) também disponibilizou uma equipe de 170 agentes e 348 orientadores de trânsito para atuarem diariamente, priorizando as áreas mais afetadas por alagamento e falta de energia. Também foi normalizada a situação de 62 semáforos que deixaram de funcionar. De acordo com informações, da madrugada do domingo (8) até às 15h desta terça-feira (10), a Companhia registrou 30 acidentes, sendo oito com vítimas, mas nenhuma fatal.

Os pontos de alagamento e diminuição destes está sob a responsabilidade da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Foram mobilizados cerca de 300 profissionais para a execução dos serviços de drenagem e remoção de árvores caídas. Foram contabilizadas a queda de 20 árvores e nove galhos, totalizando 29 ocorrências. Para solicitações de equipes, a população deve entrar em contato através da Central 156. 

Sistema de monitoramento de barreiras

Além dessas medidas, a PCR adotou, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a primeira Estação Total Robotizada (ETR) do Nordeste. Os primeiros equipamentos foram instalados na comunidade de Lagoa Encantada, no Ibura, Zona Sul do Recife. 

Confira os números da Operação Inverno 2016

- 1.400.000 metros quadrados de lonas plásticas colocadas

- 7 mil pontos receberam as lonas plásticas (1 milhão e 400 mil metros quadrados de lonas plásticas)

- 19.500 vistorias

- 9.500 ações porta a porta

- 155 ações educativas

- 26 mutirões da Defesa Civil

LeiaJá também

--> Em 24 horas, choveu o esperado para 18 dias no Recife

COMENTÁRIOS dos leitores