Pezinhos articulados: invenção que é uma mão na roda!

Acessório simples deixa muletas e bengalas mais ergonômico e facilita a vida de portadores de necessidades especiais

LeiaJá / Wagner Silvapor Vitor Guedes sex, 27/05/2016 - 11:49

Um apoio articulado para reduzir impactos e escorregões. Uma ideia que pode parecer simples, mas que envolveu muito feeling de Flávio Iengo, mecânico de profissão e vivência, já que herdou do pai tudo que sabe sobre o assunto. Em uma conversa entre colegas em um acampamento, Flavio ouviu de um dos chefes dos escoteiros algumas queixas sobre sua dificuldade de locomoção utilizando muletas. “Ele me falou sobre as dificuldades nos dias de chuva, sobre quedas e também das dores que sentia por conta dos pés (das muletas) serem muito rígidos.”

Partindo dessas reclamações, Flávio concebeu um acessório que ajuda os portadores de necessidades especiais (PNE´s) a se locomoverem com maior segurança pelas ruas da cidade. São apoios para muletas que tornam as extremidades antiderrapantes e flexíveis. Com o acessório, é possível caminhar pelo pavimento molhado com imperfeições diminuindo sensivelmente os riscos.

Patenteado, o invento já trouxe melhora à vida de Paulo Peixoto, amigo que inspirou Flávio na criação: “A experiência com os pezinhos é maravilhosa. Desde que comecei a usar, já me livraram de inúmeros tombos.”. Flávio, criador do acessório, relata que pessoas que começaram a utilizar os apoios contam que agora se aventuram a sair até em dias chuvosos.

O artefato é composto de molas e possui encaixe para muletas ou bengalas que, além de beneficiar PNE´s, pode ser utilizado também por idosos para transmitir maior segurança ao caminhar. Pode ser adquirido direto com o inventor por telefone ou e-mail.

Telefones: (11) 2422-6652 2422-5444

E-mail: m.endres@uol.com.br

COMENTÁRIOS dos leitores