Mulher vence ação para recuperar bens doados à Universal
Gaúcha alegou ter sido coagida a doar tudo o que tinha
A gaúcha Carla Dalvitt venceu uma ação judicial contra a Igreja Universal do Reino de Deus após ter seus bens retidos pela igreja em Lajeado, no Rio Grande do Sul. Ela havia procurado a congregação por estar enfrentando problemas financeiros e se disse coagida a doar tudo que tinha.
Ela, que é comerciante, falou à BBC Brasil ter se arrependido tão logo fez o pagamento, mas a igreja se recusou a devolver a doação. Em 2012, a Universal foi condenada a pagar uma indenização de R$ 20 mil e devolver o valor de parte dos bens que Carla alega ter doado.
O grupo religioso recorreu e o caso foi parar no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O recurso foi negado em decisão na semana passada. A igreja ainda pode tentar novos recursos.
Na reportagem da BBC, Carla conta que estava desesperada. Ela havia visto pastores na televisão dizerem que tudo que você doava, receberia de volta. Em uma cerimônia chamada 'Fogueira Santa', a comerciante via fiéis doarem casas e carros.
A Universal respondeu para a BBC que 'o dízimo e todas as doações recebidas pela Universal seguem orientações bíblicas e legais, e são sempre totalmente voluntários e espontâneos'.