App do Detran.SP permite indicação de condutor com selfie

A ferramenta pode ser usada quando a violação não foi cometida pelo proprietário do veículo, mas por alguém a quem ele emprestou o automóvel

por Caroline Nunes qua, 18/04/2018 - 17:56

Um aplicativo elaborado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) permite a indicação de uma infração no tráfego por meio de assinatura digital, realizada pelo celular, e selfie. Para acessá-la, basta estar cadastrado no portal do departamento e baixar o aplicativo, disponível para celulares Android e iOS

A ferramenta pode ser usada quando a violação não foi cometida pelo proprietário do veículo, mas por alguém a quem ele emprestou o automóvel. Isso permite que a pontuação seja atribuída à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de quem realmente estava dirigindo. 

A indicação por selfie pode ser feita para todos os condutores registrados no estado de São Paulo em veículos autuados pelo Detran.SP e varia de acordo com o tipo de infração e a localidade. O proprietário deve acessar a opção "Indicação de Condutor" no app e selecionar o tipo de violação. Depois de conferir os dados da multa e do veículo, é necessário se identificar tirando uma selfie e assinando na tela. As assinaturas devem sempre ser idênticas às da CNH. 

Caso o dono do veículo não seja registrado em São Paulo ou até mesmo não tenha CNH, ele pode incluir uma fotografia de um documento de identificação, como o RG. Ao fim do processo, o cidadão é avisado que a indicação passará por uma análise, sendo possível que ele acompanhe o status da solicitação pelo app ou pelo portal do Detran.SP.

COMENTÁRIOS dos leitores