Chuvas recuperam barragens do Sertão de Pernambuco
Após situação de colapso, cidades de Solidão e Santa Terezinha serão abastecidas pelas suas barragens
As chuvas do mês de abril recuperaram barragens do Sertão de Pernambuco após um longo período de seca. Desta vez, saíram do colapso as barragens de Nossa Senhora de Lourdes, no município de Solidão, e a Barragem José Antônio, em Santa Terezinha.
Também foi recuperada a Barragem de Travessão, em Tabira, no Agreste de Pernambuco, que atingiu a sua capacidade máxima e está vertendo. Ela voltou a fornecer água para o distrito de Borborema, na zona rural do município.
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já retomou a distribuição de água pela rede em Solidão enquanto os moradores de Santa Terezinha devem voltar a ter água nas torneiras até a próxima quarta-feira (25). O município de Solidão entrou em colapso no mês de fevereiro deste ano e agora o seu manancial atingiu aproximadamente 40% do volume total.
Em Santa Terezinha, a Barragem José Antônio, que estava seca desde dezembro de 2016, registra 26% de sua capacidade máxima. A Compesa realiza ajustes na Estação de Tratamento de Água para voltar a abastecer a população de Santa Terezinha, cerca de 12 mil pessoas. O sistema ainda recebe contribuição da Barragem do Tigre, que também conseguiu acumular água com as chuvas deste ano. Mas para utilizar água do Tigre, a companhia realiza um serviço de manutenção na adutora que transporta água da barragem até a ETA.