Curso promove ação em prol de vítimas de escalpelamento

Estudantes de Psicologia da Universidade da Amazônia (Unama) organizaram coleta de cabelo para ajudar meninas que perdem o couro cabeludo em motores de pequenas embarcações dos rios amazônicos

ter, 12/06/2018 - 16:49

Alunos de Psicologia da Universidade da Amazônia (Unama) fizeram ação beneficente, na sexta-feira (8), em Belém, para arrecadar cabelos naturais e sintéticos para a confecção de perucas às vítimas de escalpelamento. O escalpelamento, arrancamento do couro cabeludo, é um acidente comum nos rios amazônicos, e acontece pela falta de proteção nos motores das canoas e rabetas, principal meio de transporte dos ribeirinhos.

Leila Queirós, psicóloga e organizadora do evento, disse que o principal meio de combate a esses acidentes é a prevenção. “Trabalhamos com projetos nas escolas, palestras e seminários, levando o conhecimento do escalpelamento para prevenção, para preveni-los de novos acidentes”, informou.

Além do acidente físico, as vítimas de escalpelamento também sofrem psicologicamente, principalmente com a perda da autoestima. “A gente perde a autoestima, perde muita coisa da nossa adolescência. É um trauma. Ficamos tristes. A gente só consegue recuperar com o tempo”, afirmou Balbina Figueiredo, vítima do escalpelamento aos 11 anos de idade.

Esse tipo de acidente é uma preocupação para os evolvidos na ação. “Eles usam as embarcações para se locomover. Então, essas pessoas estão em constante perigo. Principalmente as crianças, quando esse eixo não é coberto”, disse Josy Marinho, aluna de Psicologia que faz parte do projeto.

O evento foi no campus Alcindo Cacela e teve apoio de várias voluntárias que doaram seus cabelos. “Me sinto muito feliz em ajudar. Faz dois anos que não corto o cabelo para fazer essa doação”, disse Fernanda Braga (45), advogada.

A cobertura dos motores é gratuita para os ribeirinhos. Para dúvidas sobre o processo de aquisição é só procurar a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, pelo telefone 08002807200.

Por Rosiane Rodrigues.

 

COMENTÁRIOS dos leitores