McDonald's: saladas contaminadas causam surto de infecção

Mais de 150 casos de ciclosporíase foram confirmados por laboratório em 10 estados dos EUA

por Nathália Guimarães seg, 23/07/2018 - 14:35
Divulgação Divulgação

As saladas do McDonald's foram vinculadas a 163 casos de ciclosporíase confirmados por laboratório em dez estados dos EUA, de acordo com o Centers for Disease Control (CDC), entidade de controle de doenças do país. Três pessoas foram hospitalizadas; não há relatos de mortes.

A doença de origem alimentar - contraída pela ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes - foi relatada nos estados de Ohio, Kentucky, Flórida, Illinois, Iowa, Minnesota, Missouri, Nebraska, Dakota do Sul e Wisconsin, de acordo com o mapa de contagem de casos.

Causada por um parasita unicelular, a ciclosporíase é uma doença intestinal que pode causar diarréia, gases, náuseas, cólicas estomacais e perda de apetite. Alguns pacientes infectados apresentam sintomas semelhantes aos da gripe.

Os sintomas podem durar de alguns dias a um mês e os pacientes devem ser diagnosticados e tratados por um profissional de saúde. Em 13 de julho, o McDonald's parou de vender voluntariamente as saladas em 3 mil unidades. A cadeia de fast-food diz que está cooperando com as investigações que estão sendo feitas pelas autoridades locais.

"A saúde e a segurança de nossos clientes e das pessoas que trabalham nos restaurantes do McDonald's são sempre nossa maior prioridade", afirmou o McDonald's em um comunicado. O CDC recomenda que você consulte um profissional de saúde se você comeu uma salada no McDonald's em meados de maio nos estados afetados.

COMENTÁRIOS dos leitores