Estudantes doam cabelos para a confecção de perucas

Campanha solidária, realizada na UNAMA - Universidade da Amazônia, em Belém, tem a finalidade de ajudar vítimas de câncer e escalpelamento

sex, 21/09/2018 - 16:57

Alunos do curso de Cosmética e Estética da UNAMA - Universidade da Amazônia, campus Alcindo Cacela, realizaram, na terça-feira (18), uma ação para arrecadar cabelos que serão usados na confecção de perucas para as vítimas de câncer e escalpelamento. Quem doou o cabelo recebeu certificado, corte e maquiagem.

Os alunos que apoiam o projeto ficaram animados com o sucesso do evento. “Estamos ajudando a devolver a autoestima, que com a perda do cabelo baixa totalmente, e reanimar elas”, disse Luciana Suzuki, aluna de Cosmética e Estética, que participou da ação.

O evento faz parte do projeto Meu Cabelo é Seu, que existe desde o ano passado. O projeto começou com a arrecadação dos cabelos para as vítimas de escalpelamento, mas esse ano trouxe o diferencial que é a confecção das perucas pelos alunos UNAMA. “Com esses cabelos serão feitas perucas pelos estudantes do curso de Estética e Cosmética, aqui, na própria universidade”, disse Elizabete Rodrigues, coordenadora do curso de Estética e Cosmética.

A emoção foi grande para quem participou do evento. “É uma emoção imensa saber que estou praticando uma boa ação e que vai beneficiar outras pessoas, contribuindo para a autoestima delas. É uma causa belíssima. É um ato de solidariedade. Fiquei muito feliz em doar. Essa sensação não tem preço”, contou Beatriz Manarte, aluna de Jornalismo, que doou seu cabelo durante a ação.

A integração dos alunos tanto para a arrecadação quanto para a confecção das perucas atraiu elogio dos profissionais que apoiam o projeto e estavam presentes no evento. “Acho o evento muito importante pela ação de integração social e pela disponibilidade dos alunos”, disse Analaura Corradi, professora do programa de pós-graduação da UNAMA.

Um dos espaços que são referência no atendimento às vítimas de câncer e escalpelamento é o Espaço Acolher, que existe há dez anos e fica na Santa Casa de Misericórdia, centro de Belém, onde é prestada assistência às vítimas e aos familiares. No espaço são atendidas mais de mil vítimas ao ano e são realizadas oficinas de bijuterias, pinturas em garrafa e tecido e crochê. Para mais informações: (91)3228-1609 Maria Luzia, da coordenação do espaço.

 Por Rosiane Rodrigues.

COMENTÁRIOS dos leitores