População fala sobre as dificuldades no trânsito em Belém

Prefeitura realizou programação de conscientização para marcar a Semana Nacional que discute problemas de mobilidade urbana

qua, 26/09/2018 - 17:13

Embed:

A programação da prefeitura de Belém em alusão à Semana de Trânsito deste ano começou na terça-feira (18), com uma ação educativa na faixa de pedestres localizada entre as avenidas Nazaré com Generalíssimo Deodoro, e foi até o dia 25 de setembro. A campanha deste ano tem o tema “Nós Somos o Trânsito!”. O objetivo é estimular que motoristas e pedestres adotem práticas para melhorar o trânsito de Belém. A programação teve apresentações de teatro, brincadeiras, blitz educativa, entre outros.

O motociclista Eric Trindade, 20 anos, apontou a imprudência dos motoristas como um dos problemas do trânsito nas grandes cidades. “Um dos principais riscos que eu sofro é a questão das pessoas dirigindo de forma incorreta, às vezes o motorista me fecha ou eles não prestam atenção e jogam o carro pra pista em que eu estou ou avançam o sinal”, disse. Eric também falou sobre os perigos de acidentes. “Meu pai já foi batido em moto na Júlio Cesar. Ele estava na pista e o motorista simplesmente dobrou e bateu nele. Mas só se machucou e quebrou a clavícula, nada muito sério”, contou.

 Anderson Castro, 37 anos, falou sobre as dificuldades de ser pedestre no trânsito da cidade e criticou a falta de planejamento das autoridades. “O trânsito de Belém é muito mal organizado. Eu acho que falta um planejamento maior por partes das autoridades do trânsito, principalmente em horários de pico. Com o engarrafamento, o deslocamento se torna muito caótico e prejudica quem anda de ônibus”, comentou.

A programação se encerrou com uma mesa-redonda no Comando da Guarda Municipal de Belém, na avenida Pedro Álvares Cabral. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por meio do Projeto Vida no Trânsito, fez a apresentação de dados estatísticos consolidados do primeiro trimestre dos anos de 2016, 2017 e 2018 a respeito do trânsito na capital.

Por Lucas Neves. Com apoio de Amanda Lima.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores