São Paulo e Belo Horizonte lideram na criação de empregos

Retomada do mercado de trabalho no Brasil ainda é marcada pela desigualdade

por Nataly Simões seg, 19/11/2018 - 13:26

As regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte são as que mais têm gerado postos formais de emprego no país ao longo do último ano. Números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam que o desempenho desses dois locais é diferente de boa parte do restante do Brasil e indicam que a retomada do mercado de trabalho ainda é desigual.

Nos 12 meses acumulados até setembro, foram abertas 46 mil vagas em São Paulo e 43,5 mil em Belo Horizonte. Já o Rio de Janeiro, por exemplo, enfrenta dificuldades para recuperar o mercado de trabalho local. No mesmo período dos outros estados, foram fechados 20,6 mil postos na região metropolitana do Rio. Nos 12 meses encerrados em janeiro, a região chegou a acumular o fechamento de 88 mil vagas.

No panorama nacional, apesar de o Brasil ter voltado a criar vagas formais, a situação do mercado de trabalho é marcada pela decepção. No início de 2018, bancos e consultorias estimaram que o Caged encerraria o ano com saldo positivo de 1 milhão de vagas. Hoje, as projeções são mais modestas.

Em setembro, o país abril 137,3 mil postos com carteira assinada, o melhor resultado para o mês em cinco anos. Já no acumulado anual, o país registrou abertura de 719 mil vagas formais.

COMENTÁRIOS dos leitores