Escola de samba abre espaço para debate sobre educação
Professora e pedagoga da UNAMA - Universidade da Amazônia participa de roda de conversa com brincantes que vão levar o tema da proteção da criança e do adolescente para a avenida no carnaval de Belém
"Na educação, o sol deveria brilhar para todos" foi o tema da roda de conversa com a professora e pedagoga Ana D’Arc, na Escola de Samba da Matinha. O evento ocorreu na noite de segunda-feira (14), no barracão da Escola de Samba, no bairro de Fátima, em Belém.
Organizada pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do Tribunal Regional do Trabalho da 8 Região (TRT8), o evento reuniu integrantes da Escola de Samba da Matinha, moradores da comunidade e professores da UNAMA – Universidade da Amazônia.
Ana D’Arc, que é pedagoga e professora da UNAMA, conversou com os que estavam presentes sobre a importância da educação no processo de desenvolvimento social e citou, como exemplo, as metodologias de Paulo Freire, de que há várias formas de compartilhar conhecimento e que as formas devem ser próximas às realidades das pessoas para que sejam bem-sucedidas.
A desembargadora federal e coordenadora da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do TRT8, Zuíla Dutra, explicou que eventos como esse são para esclarecer a sociedade sobre os males provocados pelo trabalho infantil e também a importância do estudo, da educação e do brincar para o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente. Segundo a desembargadora, a conscientização vai propiciar uma sociedade diferente no futuro.
Para a juíza do TRT8, Vanilza Malcher, que também é gestora da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil, as oficinas e rodas de conversas são formas de estimular a comunidade, especialmente as crianças, adolescentes e jovens, a estudar. Vanilza explicou que, para incentivar a educação, o projeto se uniu à UNAMA, que terá, no desfile oficial da prefeitura de Belém no carnaval deste ano, uma Ala com o tema "O direito de sonhar: o sol deverá brilhar para todos".
Fábia Jaqueline, coordenadora do curso de Serviço Social da UNAMA, disse que eventos como esse aproximam a Universidade das pessoas, levando conhecimento e educação para combater o trabalho infantil e mudar a realidade da comunidade. Fábia afirmou que esse é o principal objetivo da instituição.
Segundo Rodolfo Trindade, presidente da Escola de Samba, a roda de conversa e a parceria da UNAMA com a Escola de Samba da Matinha são de grande importância para a conscientização sobre o combate ao trabalho infantil e que no Ninho da Coruja a criança e o adolescente têm direito de sonhar.
Haverá roda de conversa nesta terça-feira (15) com Adriana Azevedo, presidente da FUNPAPA, e na quarta-feira (16) com o juiz de Direito Cláudio Rendeiro, o Epaminondas Gustavo, seu personagem humorístico, ambas às 18 horas, na Escola de Samba da Matinha.