McDonald's perde registro da marca Big Mac na Europa
Empresa americana perdeu a disputa judicial contra a rede de fast-food irlandesa Supermac's e irá recorrer
O Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) retirou os direitos do McDonald’s sobre a marca "Big Mac" por considerar, em favor da rede de fast-food irlandesa Supermac’s, que a empresa americana não apresentou provas suficientes para usar o nome dado ao seu principal sanduíche em todos os países que integram o bloco econômico.
A rede de fast-food americana informou que vai recorrer contra a decisão por ser titular e poder exigir os direitos da marca na Europa.
A Supermac's abriu o processo contra o McDonald’s em abril de 2017. No entanto, o conflito entre as duas empresas teve início em 2014. A rede de fast-food irlandesa pediu o registro da marca com o objetivo de expandir suas lojas pelo Reino Unido e por toda a Europa, mas o Mc Donald’s apresentou objeções.
A empresa americana mostrou à União Europeia dados de vendas do Big Mac entre 2011 e 2016 na Alemanha, França e Reino Unido, além de folhetos e cartazes de publicidade nesses três países, bem como capturas de tela de 18 dos seus sites na Europa e um captura de tela de um artigo da Wikipédia dedicado ao sanduíche mais vendido da empresa.
"Após analisar esse material, consideramos que as provas são insuficientes para estabelecer o uso efetivo da marca", afirma o documento do EUIPO.
Em comunicado, o fundador da Supermac’s, Pat McDonagh, acusou a empresa americana de tentar pressionar concorrentes com a sua política de marcas registradas. McDonagh, como exemplo, afirmou que o McDonald’s registrou a marca “SnackBox”, que é um dos produtos mais populares da rede irlandesa, e ressaltou que a empresa dos EUA não comercializa mais nada com esse nome.