Nutricionista alerta para os perigos do açúcar

Keilla Cardoso, professora da UNAMA - Universidade da Amazônia, destaca ainda que o equilíbrio alimentar é a melhor maneira de combater problemas de saúde

sex, 15/02/2019 - 15:43
Cleo Tavares/LeiaJáImagens Nutricionista Keilla Cardoso, professora da UNAMA Cleo Tavares/LeiaJáImagens

O açúcar refinado pode ser muito prejudicial à saúde se consumido em excesso. Doenças como diabetes, do coração, cardiovasculares e obesidade, diretamente relacionadas ao abuso de açúcares, crescem no Brasil. A obesidade já afeta 22% da população, segundo relatório divulgado sobre o Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo, apresentado na sede da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

A principal forma de combater esses males é o equilíbrio, segundo a nutricionista e professora de gastronomia da UNAMA – Universidade da Amazônia Keilla Cardoso. “A palavra chave é equilíbrio. Não tem como fugir dos alimentos industrializados, mas temos que dar prioridade para os naturais, como legumes, frutas e verduras”, afirma.

Keilla recomenda não cortar alimento nenhum e sim regrar a dieta. As pessoas devem reduzir a quantidade de açúcar e não abolir totalmente, para evitar o terrorismo nutricional, pois a saúde física está restritamente ligada com a psicológica, de acordo com a professora. “Imagina você consumir um alimento desde a infância e ter que cortá-lo da sua alimentação, provavelmente algum reflexo vai acontecer, e normalmente é de maneira prejudicial.”, aponta.

Adoçantes produzidos a partir de substancias naturais, como o esteviosídeo, são sugeridos para substituição do açúcar refinado. A professora e nutricionista acrescenta ainda as frutas mais recomendadas, melancia, melão, maçã, açaí, pupunha, todas com alto valor nutricional.

Por Lucas Neves.

 

COMENTÁRIOS dos leitores