Secretário diz que tem andado de ônibus

Presidente do CSTM, que aprovou o aumento da tarifa, Marcelo Bruto afirmou também que o sistema de ônibus precisa ser aprimorado, mas que isso não se resolveria com congelamento de tarifa

sex, 01/03/2019 - 08:58
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Secretário Marcelo Bruto, de Desenvolvimento Urbano e Habitação Júlio Gomes/LeiaJáImagens

O secretário Marcelo Bruto, da pasta de Desenvolvimento Urbano e Habitação, diz que tem andado nos ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR). Bruto é também presidente do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que aprovou, na quinta-feira (28), um aumento de 7,07% no valor da tarifa de ônibus.

“Eu corri o Norte-Sul e corri o Leste-Oeste”, disse o secretário, se referindo aos corredores do Bus Rapid Transit (BRT). “Eu fui em uma sexta-feira de manhã e tenho ido com alguma periodicidade nos sábados pela manhã. Sei que não são horários de picos, mas aí é a dificuldade de agenda minha mesmo”, complementa. O secretário destacou que tem observado as estações e parado nos terminais.

Bruto afirmou também que tem ido sozinho e utilizado o próprio Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). “A gente tem conversado com alguns conselheiros para fazer visita em horários de pico mesmo e nas linhas em que há mais reclamação”.

Durante a coletiva de imprensa após a aprovação do aumento na reunião do CSTM, Marcelo foi questionado sobre o impacto do aumento para os usuários do sistema. Ele respondeu: “Posso dizer que o Governo do Estado tem feito um esforço muito grande para que a tarifa do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife (RMR) seja uma das menores do Brasil. O sistema tem custo e a melhor solução para melhorar a qualidade do sistema não é simplesmente ignorar esse fato porque o resultado disso seria, na verdade, a redução de linhas e de melhoria de serviço para a população".

Indagado sobre a qualidade do sistema, opinou: "Precisa ser aprimorado, para isso é que são feitos esses esforços de renovação de frota, as cobranças e fiscalização. A gente sabe que o serviço como um todo no Brasil e outras regiões precisa ser melhorado, mas a solução para isso não é o congelamento tarifário porque os custos continuam avançando". A tarifa será reajustada à 0h deste sábado (2). 

COMENTÁRIOS dos leitores