Palestinos ferem israelenses e são mortos na Cisjordânia

Segundo o exército israelense, as forças de segurança abriram fogo contra três "agressores" palestinos, dois dos quais foram "neutralizados e o terceiro ligeiramente ferido"

seg, 04/03/2019 - 08:27
- Forças israelenses perto de carro destruído de palestinos mortos -

As forças israelenses mataram, nesta segunda-feira (4), dois palestinos depois que seu veículo atingiu um grupo de soldados israelenses na Cisjordânia ocupada, ferindo um soldado e um policial, informaram o Exército e a Polícia israelenses.

Segundo o Exército, as forças de segurança abriram fogo contra três "agressores" palestinos, dois dos quais foram "neutralizados e o terceiro ligeiramente ferido".

O porta-voz da polícia Micky Rosenfeld confirmou que dois palestinos foram mortos.

"Os agressores atropelaram um grupo de soldados que havia parado em uma estrada na saída do vilarejo" de Kafr Nama, ao noroeste de Ramallah, informou o Exército em um comunicado.

"Um oficial do Exército foi gravemente ferido e um guarda de fronteira sofreu ferimentos leves", acrescentou o comunicado, indicando que "os primeiros elementos da investigação apontam que se tratou de um ataque terrorista".

Segundo Rosenfeld, o policial ferido já deixou o hospital.

O Ministério palestino da Saúde identificou os dois palestinos mortos como Amir Mahmud Darraj e Yusef Anqwawi, ambos com 20 anos de idade.

O prefeito de Kafr Nama declarou que o incidente ocorreu quando os soldados deixavam o vilarejo depois de uma operação para prender um jovem palestino.

O Exército israelense informou que prendeu 11 membros ativos do movimento islâmico Hamas neste setor de Ramallah durante a noite.

Os dois palestinos mortos são considerados suspeitos de lançar artefatos explosivos mais cedo na noite de domingo, segundo o Exército israelense. Esses dispositivos foram encontrados no veículo utilizado para atropelar o grupo de agentes israelenses.

Em um comunicado, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que deu instruções para acelerar o processo de demolição das casas dos dois palestinos mortos.

Israel destrói regularmente as casas de cidadãos palestinos responsáveis por ataques contra as forças israelenses. O governo israelense defende o efeito dissuasivo dessas operações de demolição para aqueles que pretendem realizar ataques.

Enquanto isso, os críticos dessa prática apontam para ela como uma das causas da indignação coletiva que afeta um número crescente de famílias obrigadas a viver nas ruas.

A Cisjordânia, um território ocupado há mais de 50 anos por Israel, foi, como o próprio território israelense, palco, a partir de outubro de 2015 e durante meses, de uma onda de ataques anti-israelenses.

Os ataques costumam ser praticados por palestinos sozinhos e armados com facas, mas também, em alguns casos, utilizando carros e, em menor escala, armas de fogo. A violência diminuiu significativamente, mas permanece esporádica.

COMENTÁRIOS dos leitores