Internos da Funase recebem formação em Direitos Humanos
Participaram do projeto 50 adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife
Adolescentes internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), participaram de formação em direitos humanos na unidade. O projeto, intitulado "Diálogos para mudança: enfrentando os desafios da socioeducação", foi realizado na última sexta-feira (15).
Ao todo, 50 socioeducandos participaram da atividade. Através de dinâmicas de grupo e roda de diálogo, foram trabalhados os conceitos de Direitos Humanos e Direitos da Criança e do Adolescente, com foco na correlação entre a legislação e a realidade vivenciada dentro e fora das unidades socioeducativas.
O projeto é realizado pelo Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop). "Através das atividades desenvolvidas buscamos incidir sobre a realidade de vulnerabilidade destes adolescentes, dentro e fora do Sistema, que perpassa as questões de violações de direitos e violência institucional, trabalhando ainda perspectivas de vida fora da criminalidade", explica o coordenador do projeto, Davi Malveira.
Ao longo dos dois anos de execução da proposta, também serão realizadas atividades formativas com agentes socioeducativos e familiares de adolescentes com medida de internação e egressos. No final do primeiro ano está prevista a publicação de um artigo sobre o atendimento em medida de internação e, no segundo, um caderno de orientações técnicas sobre o atendimento em meio aberto. O mesmo projeto será realizado em unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão e Caruaru.
Com informações da assessoria