Primeiro emprego: veja como emitir carteira de trabalho

Brasileiros natos ou naturalizados precisam levar RG e uma foto 3x4 para emissão do documento no Poupatempo

por Alex Dinarte sex, 22/03/2019 - 17:40

Candidatos ao primeiro emprego que ainda não providenciaram a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) podem solicitar o serviço em unidades do Poupatempo sem maiores preocupações. A autarquia estadual garante que o processo para a expedição do documento é ágil e simples.

O ex-atleta Victor Felipe de Farias, 25 anos, é candidato em processos seletivos em busca do primeiro emprego e aproveitou a facilidade da emissão da CTPS no Poupatempo Guarulhos, na última quarta-feira (20). No mesmo dia, Farias saiu com a carteira em mãos. "Não precisei agendar e não enfrentei nenhuma dificuldade. Se o emprego vier com a mesma rapidez, ficarei ainda mais satisfeito", conta.

Todos os registros de emprego do cidadão estão na Carteira de Trabalho. Neste documento são informados também o pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), férias, alterações de cargo, dissídios, entre outros.

Para emissão da CTPS, as exigências são: ser brasileiro ou naturalizado; ter, no mínimo, 14 anos de idade; portar, em mãos, documento de identidade (RG) em bom estado e uma foto 3×4.

A orientação é de que a população faça o agendamento pela internet para solicitação de qualquer serviço das unidades do Poupatempo, seja pelo aplicativo SP Serviços ou no site www.poupatempo.sp.gov.br.

 

COMENTÁRIOS dos leitores