INSS admite vazamento de dados de recém-aposentados

Em alguns casos, empresas de empréstimo consignado tinham acesso até ao valor que o beneficiário iria receber

por Nataly Simões qua, 10/04/2019 - 16:31

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) admitiu que informações de recém-aposentados podem ter sido vazadas durante o processo de concessão do benefício. A declaração foi feita após trabalhadores terem relatado o recebimento de ligações de instituições financeiras que ofereciam empréstimo consignado antes mesmo de saber se teriam direito à aposentadoria. Em alguns casos, as empresas tinham acesso até ao valor que o beneficiário iria receber.

"O instituto reconhece que, no processo de tramitação de requerimento do segurado, é possível que exista o vazamento indevido de informações, e trabalhará de forma intensa para coibi-lo", informou o instituto em comunicado, que acrescenta ainda que abriu um processo para identificar esses vazamentos de informações sigilosas, que caracterizam assédio comercial.

Segundo o INSS, o aposentado que receber ligação de alguma financeira durante os seis primeiros meses de recebimento do benefício deve registrar uma reclamação na ouvidoria do órgão.

Desde o dia 31 de março, as empresas de empréstimos consignado devem esperar seis meses para oferecer produtos para novos beneficiários do INSS. O instituto afirmou que a medida visa tornar mais rígido o controle do crédito consignado, além de diminuir o assédio comercial a aposentados e pensionistas.

COMENTÁRIOS dos leitores