Beijar é bom: celebre o Dia do Beijo neste sábado
Entre os benefícios do beijo na boca estão a redução do estresse e a queima de calorias
Neste sábado (13) é comemorado o Dia do Beijo e, para celebrar essa demonstração de carinho, o LeiaJá separou algumas curiosidades sobre beijar na boca.
De acordo com a odontóloga, doutora em periodontia e professora da Univeritas/UNG, Tânia Rocha Cabral Ribas, beijar na boca ajuda a aumentar a imunidade. "O contato com novas bactérias na cavidade bucal, fortalece nossa defesa orgânica por ativar nosso sistema imunológico", conta.
O beijo também ajuda na higiene bucal, pois estimula as glândulas salivares levando ao aumento do volume de saliva, conhecida como o detergente natural da boca. "O beijo também reduz os níveis do hormônio cortisol, que está relacionado com o estresse. Em grandes concentrações, esse hormônio torna as pessoas mais vulneráveis a infecções", ressalta Tânia.
Ao beijar, uma pessoa mexe cerca de 29 músculos ao mesmos tempo, é o que diz a pesquisa da médica francesa Martine Mourier, publicada na revista Exame em setembro de 2016. Isso, é claro, também ajuda na queima de calorias, pois um beijo prolongado queima em média de 12 a 14 calorias.
Segundo o site Calendarr, a comemoração do Dia do Beijo tem origem em uma lenda italiana. O jovem Enrique Porchelo era conhecido por ter beijado todas as meninas da vila em que morava. Decidido a mudar a fama do nobre, um padre da região ofereceu moedas de ouro para qualquer jovem que se apresentasse dizendo nunca ter sido beijada pelo rapaz. Como ninguém apareceu, o tesouro ficou guardado e acredita-se que até hoje está escondido em algum lugar da Itália.
por Laura Dantas