Programa da Prefeitura de SP localiza desaparecidos

Só no primeiro trimestre de 2019, 119 pessoas foram encontradas

por Alex Dinarte qui, 18/04/2019 - 18:16
Reprodução / Facebook Página da Divisão de Desaparecidos da Prefeitura de São Paulo no Facebook tem informações sobre desaparecidos Reprodução / Facebook

Durante os três primeiros meses de 2019, a Divisão de Desaparecidos da Prefeitura de São Paulo atendeu 482 pedidos de localização de pessoas desaparecidas. Segundo números da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), as ações resultaram na localização de 119 pessoas.

O trabalho para realização das buscas segue o processo de comparar dados dos serviços da rede pública, da Delegacia de Pessoas Desaparecidas e do Ministério Público. O cruzamento dessas informações é feito pelo Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID).

Uma vez localizada a pessoa, o reencontro com a família ou com quem deu queixa do sumiço é opcional. "Se uma pessoa desaparecida está em nossos serviços, os funcionários devem fazer uma entrevista para verificar se ela deseja o reencontro", esclarece o coordenador da Divisão de Desaparecidos, Darko Hunter. "Para o caso do então desaparecido não querer contato com quem o procura, encaminhamos a pessoa até a delegacia de desaparecidos para informar que tem ciência do registro do caso, mas que não deseja manter contato com o familiar", complementa.

Procedimentos para localizar pessoas desaparecidas

Não é necessário aguardar muito tempo para comunicar as autoridades de um desaparecimento. Ao notar uma alteração na rotina que caracterize a ausência de um ente próximo, o primeiro ato deve ser o registro de um boletim de ocorrência que pode ser feito nas delegacias ou via internet no site www.ssp.sp.gov.br/nbo.

A Divisão de Desaparecidos também orienta que a checagem com os dados do desaparecido deve ser feita com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, para evitar que o registro do Boletim de Ocorrência seja indevidamente efetuado. Depois do B.O., também é possível contar com o serviço da Divisão de Desaparecidos pelo WhatsApp (11) 97549-9770, no Facebook ou preenchendo o formulário disponível no site da SMDHC.

COMENTÁRIOS dos leitores