Simulado de acidente aéreo reúne 400 profissionais

LeiaJá acompanhou a simulação, cujo roteiro contou com duas explosões e atendimento à vítimas

por Daiane Crema ter, 23/04/2019 - 17:23
Fabio Nunes / Prefeitura de Guarulhos Na simulação foram socorridas 95 pessoas, entre elas, vítimas com ferimentos leves, graves e vítimas fatais Fabio Nunes / Prefeitura de Guarulhos

Nesta terça-feira (23), Guarulhos cediou pela primeira vez um simulado de acidente aéreo em área urbana. A ação foi realizada no Centro de Treinamento Work Fire, localizado no bairro de Bonsucesso. Na simulação foram socorridas 95 pessoas, entre elas, vítimas com ferimentos leves, graves e vítimas fatais, tentando reproduzir uma situação de resgate mais próxima possível da realidade.

A ação idealizada pela Defesa Civil de Guarulhos, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Gru Airport, Samu, Base Aérea de São Paulo, Instituto de Criminalística, entre outras entidades, contou com cerca de 400 profissionais.

A cidade já realizou outros simulados, porém todos dentro do perímetro do Aeroporto Internacional de Guarulhos e não em área urbana. "A ideia surgiu porque nunca tivemos um treinamento fora do aeroporto e, nós temos a ameaça de ter um acidente como este a qualquer momento. Pensamos em realizar o treinamento com todas essas pessoas que possivelmente atuarão em uma ocorrência real", ressalta o coordenador da Defesa Civil de Guarulhos, Coronel Waldir Pires. As simulações, geralmente, acontecem uma vez por ano nas dependências do aeroporto.

O Coordenador de Salvamento e Combate a Incêndio da Gru Airport, Claudio Rodrigues de Carvalho, conta qual a probabilidade de uma ocorrência como esta acontecer, visando que o Aeroporto Internacional de Guarulhos é um dos maiores e mais movimentados da América Latina. "O aeroporto trabalha com as maiores e mais modernas aeronaves do mundo, quanto maior a tecnologia da aeronave menor o risco de um acidente. Como por exemplo, o maior acidente que tivemos aqui na cidade foi em 1989, quando um avião da Transbrasil caiu próximo à Avenida Otavio Braga de Mesquita. Desde então não tivemos um acidente deste nível em Guarulhos", afirma.

O LeiaJá acompanhou a simulação, cujo roteiro contou com duas explosões. O Corpo de Bombeiros chegou ao local para controlar as chamas e socorrer as possíveis vítimas. Por meio de uma triagem, que foi realizada próxima ao local do acidente, as vítimas eram categorizadas em graus de risco e encaminhadas para os hospitais da região, como Hospital Geral de Guarulhos e Hospital Pimentas. Os funcionários das entidades envolvidas na ação foram os figurantes da simulação.

COMENTÁRIOS dos leitores