Preço do plano de saúde aumenta 382% em 18 anos

Valor está bem acima da inflação geral medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo

por Nataly Simões qua, 12/06/2019 - 16:18

O preço do plano de saúde individual acumulou, entre 2000 e 2018, um aumento de 382%, bem acima da inflação geral de 208% medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os dados são de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que também questiona a regulação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A diferença de preço é ainda maior se comparada ao IPCA Saúde, que registrou inflação de 180% no mesmo período. O aumento médio anual dos planos, de 8,71%, foi maior que o de serviços médicos e dentários (6,45%), produtos farmacêuticos e óticos (4,93%) e serviços laboratoriais e hospitalares (4,50%).

O teto para reajuste de planos individuais, que correspondem a 20% do total de usuários no Brasil, é definido pela ANS. Em dezembro de 2018 a agência reguladora adotou uma nova metodologia para o cálculo do reajuste.

Os pesquisadores do Ipea questionam a razão de o novo método não incluir os planos coletivos, que respondem por 80% dos usuários no país e que têm reajuste definido pela própria pessoa jurídica contratante e a operadora.

Para o instituto, é necessário avaliar a criação de outro índice de preços para todas as modalidades de planos, levando em conta a produção dos serviços médico-hospitalares e o IPCA Saúde.

COMENTÁRIOS dos leitores