Programa define nova política de segurança no Pará

Decreto que cria o Territórios Pela Paz pretende atender comunidades da Região Metropolitana de Belém, com ênfase em educação e ações voltadas para a construção de cidadania

por Brenna Pardal qua, 12/06/2019 - 12:46

Na segunda-feira (10), no teatro Margarida Schivasappa, o governador Hélder Barbalho assinou o decreto de criação de Territórios Pela Paz, que é a proposta do governo do Estado de diminuir a insegurança na sociedade e o combater a violência a partir de ações de segurança pública e cidadania no Pará. Cinco bairros de Belém (Guamá, Jurunas, Terra Firme, Bengui e Cabanagem), um de Ananindeua (Icuí) e um de Marituba (Nova Marituba) serão os primeiros beneficiários do programa.

Segundo o governador Hélder Barbalho, a intenção do programa é associar as ações de segurança pública com políticas voltadas para a cidadania. “Precisamos ofertar a estes territórios a presença do Estado com os serviços essenciais que possam fazer a transformação social com oferta de educação, cultura esporte, saúde, infraestrutura e oportunidades que formem mão de obra e que possam internalizar esta mão de obra ao mercado para a geração de renda e emprego nessas comunidades”, explicou o governador.

Hélder Barbalho diz que o programa é algo novo e que vai além do conceito de diminuição da violência com o enfrentamento com os criminosos. “A partir dos Territórios Pela Paz é que nós estaremos com a presença do Estado para não haver espaço de territórios dominados pelo poder paralelo. As pessoas não precisarão recorrer ao serviço do Estado paralelo porque o Estado oficial se fará presente”, afirmou.

O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, disse que a segurança pública não é o principal viés do programa, mas que é muito importante, pois é a polícia que vai garantir a chegada dos serviços disponibilizados e na ocupação dos territórios. “Na Região Metropolitana de Belém teremos um acréscimo de 430 policiais e mais 100 no sul e sudeste do Pará. Esses 430 policiais serão empregados a partir do dia 28 de junho nos sete bairros dos Territórios Pela Paz e divididos de acordo com a demanda dos bairros”, explicou o secretário.

Leila Freire, secretária de Educação do Estado do Pará, falou que dentro do programa Territórios pela Paz a educação vai agir em defesa da qualidade de vida e dos direitos humanos. “A educação se junta às outras áreas. Estabelece interfaces e se abre no diálogo coletivo para transformar ambientes da sua escola, da sua unidade de ensino, para que aconteçam ambiências construtivas onde imperem diálogos que propiciem a paz”, explicou.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores