Colunista diz que Petrobras vendeu 35% da BR Distribuidora

Segundo Guilherme Amado, percentual corresponde a R$ 9 bilhões

por Nathan Santos ter, 23/07/2019 - 21:59
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O colunista da 'Época’ Guilherme Amado publicou, na noite desta terça-feira (23), que a Petrobras teria vendido 35% da ‘BR Distribuidora’ - empresa responsável pela distribuição de combustíveis e gestão de postos - . Segundo Amado, o percentual corresponde a R$ 9 bilhões.

De acordo com a publicação, a empresa teria sido vendida para 160 investidores oriundos do Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, entre outros países. O colunista ainda informou que a Petrobras “ficou com 37%” do valor. Guilherme Amado afirma que a 'BR Distribuidora' passa a ser empresa privada.

Ainda conforme o colunista, alguns bancos teriam participado da operação. Itaú e Santander são duas das instituições financeiras mencionadas na coluna. Ao LeiaJá, a assessoria de imprensa da BR Distribuidora informou que apenas a Petrobras pode se posicionar sobre o informação do colunista.

Procurada pelo LeiaJá nesta noite, a assessoria de imprensa da Petrobras não confirmou a venda, porém, informou que existe "oferta pública secundária de ações da BR Distribuidora". Confira o comunicado:

A Petrobras informa que foi submetido à Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) pedido de análise prévia para registro de oferta pública de distribuição secundária de ações ordinárias de emissão da Petrobras Distribuidora, de titularidade da Petrobras, nos termos da Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) n.º 400/2003, da Instrução da CVM n.º 471/2008 e do Código de Atividades Conveniadas da Anbima e demais disposições aplicáveis, com esforços de colocação das ações no exterior de acordo com isenções de registro sob o U.S. Securities Act of 1933 (Oferta).

O pedido de registro da oferta encontra-se sob análise e, portanto, a oferta somente terá início após a concessão dos devidos registros pela CVM. Não será realizado nenhum registro da oferta ou das ações em qualquer agência ou órgão regulador do mercado de capitais de qualquer outro país, exceto no Brasil, junto à CVM. A Petrobras manterá o mercado e seus acionistas informados sobre quaisquer fatos e decisões relevantes relativas à oferta.

Este comunicado tem caráter exclusivamente informativo, nos termos da legislação em vigor, e não deve ser considerado como um anúncio de oferta de ações. A realização da oferta estará sujeita às condições dos mercados de capitais nacional e internacional. Oportunamente, será publicado aviso ao mercado contendo informações sobre: (i) as demais características da oferta; (ii) os locais para obtenção do prospecto preliminar; (iii) as datas estimadas e locais de divulgação da Oferta; e (iv) as condições, o procedimento, o período de reservas e o período do procedimento de bookbuilding.

COMENTÁRIOS dos leitores