Grupo cogita acionar MPPE sobre ônibus com ar nas garagens

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, veículos devem estar à disposição da população até o final deste mês

qui, 25/07/2019 - 10:56
Divulgação/FLTP Frente de Luta pelo Transporte Público aguarda posicionamento oficial do governo Divulgação/FLTP

A Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP), organização da sociedade civil, protocolou um pedido de esclarecimentos sobre ônibus novos e com ar-condicionado que estão parados na garagem da empresa Mobibrasil. Uma justificativa oficial deverá ser apresentada na próxima sexta-feira (26) em reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM).

Por meio de nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que os novos veículos devem iniciar a operação até o fim deste mês. Segundo o órgão, dez ônibus, com porta dos dois lados, foram adquiridos e estão em fase final de cadastramento.

Os ônibus com ar-condicionado farão a linha 2490 - TI Camaragibe/TI Macaxeira. Atualmente, o trajeto é feito por ônibus BRT que operam de forma mista, parando em três estações de BRT e nas paradas comuns do trajeto. De acordo com o Grande Recife, mesmo não sendo o modelo de ônibus BRT, os novos automóveis funcionarão do mesmo modo.

A FLTP ameaça entrar com representação no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) caso a resposta oficial do governo não seja considerada satisfatória. De acordo com o movimento, os veículos chegaram ainda em maio. "Ressalta-se que as empresas de ônibus possuem subsídios fiscais para compra, emplacamento e pagamento do IPVA, além de desonerações na folha e isenções no combustível. Ou seja, dinheiro do povo pernambucano sem a devida e correta destinação", diz nota da Frente.

Em fevereiro deste ano, a FLTP alertou que ônibus com ar-condicionado estavam parados nas garagens das empresas Metropolitana e Caxangá e o MPPE acolheu a denúncia para investigar a situação. Em maio, a Câmara dos Vereadores do Recife aprovou e o prefeito sancionou o projeto de lei para instalação de ar-condicionado nos ônibus da capital. Toda a frota de ônibus deverá vir com o sistema de refrigeração em até quatro anos.

COMENTÁRIOS dos leitores