'Liberdade não chega pelo celular', diz papa Francisco

Líder católico se reuniu neste sábado (3) com 5 mil jovens europeus

sab, 03/08/2019 - 14:17
FILIPPO MONTEFORTE/AFP FILIPPO MONTEFORTE/AFP

O papa Francisco recebeu neste sábado (3) um grupo de jovens europeus no Vaticano. Advertindo que o Velho Continente precisa de "construtores ativos", o líder católico convidou os adolescentes a "levantarem-se do sofá". "O amor pela Europa, que nos une, não requer somente observadores cuidadosos, mas também construtores ativos. A Europa tem necessidade de se reunir", disse o Papa.

"Vocês estão cansados, não é verdade? De uma coisa estou certo: que por dentro vocês se sentem mais livres que antes. E o que isso significa? Que a liberdade se conquista pelo caminho. Não se compra no supermercado, não chega quando estamos trancados em casa com o celular", comentou Francisco. "Comecem a viver a vida. Levantem-se do sofá, das comodidades, para se colocarem no caminho", pediu.

Ao todo, cinco mil jovens de 20 países europeus, com idades de 16 a 21 anos e membros da União Internacional dos Guias e Escuteiros da Europa, foram recebidos por Jorge Mario Bergoglio na Sala Nervi, no Vaticano, em Roma. No mesmo encontro, o Papa também pediu que os jovens evitem se tornarem "cópia de identidade de outros" e preservem sua autenticidade.

"Na vontade de ter as coisas, você perde a sua originalidade e vira uma fotocópia. Mas Deus cria cada um de maneira original: não façamos da nossa originalidade uma fotocopia. Quantos jovens de hoje são uma fotocópia, perderam sua originalidade e copiam a identidade de outro", criticou o Papa. 

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores