Polícia Civil do Pará cria linha direta via Whatsapp

Serviço "Alô, Cidadão" promove interação e orienta moradores de Belém e Região Metropolitana sobre questões de segurança pública

por Rosiane Rodrigues seg, 05/08/2019 - 09:16
Marco Santos/Agência Pará Canal via Whatsapp aproxima a polícia da comunidade Marco Santos/Agência Pará

A Polícia Civil do Pará disponibilizou um novo serviço para orientar e tirar dúvidas dos cidadãos de Belém e Região Metropolitana. O "Alô, Cidadão" é uma forma de interação rápida entre a população e a Polícia Civil através de mensagens pelo aplicativo WhatsApp, por meio do número (91) 9 9991-0009.

A ideia é facilitar o acesso de informações entre os cidadãos e o órgão. Quem tiver dúvidas sobre os serviços prestados pela Polícia Civil, quiser fazer denúncias ou dar sugestões terá facilidade para fazer isso através das mensagens. O "Alô, Cidadão" não substitui os atendimentos pelo 190, Disque Denúncia ou Ciop, mas é uma ferramenta de apoio a esses serviços.

Os moradores de Belém gostaram da iniciativa. “Acho que vai ser muito boa essa ferramenta. É uma facilidade para o cidadão chegar à polícia de forma rápida e fazer uma denúncia ou pedir socorro”, disse Mikelynne Gonçalves, estudante de Pedagogia.

Marco Antonio, delegado e Diretor de Polícia Metropolitana da Polícia Civil, explica que o serviço acompanha as tendências tecnológicas. “O serviço vem agilizar, ainda mais, a comunicação da comunidade com a Polícia Civil. É um canal de aproximação, onde a pessoa, através de mensagens de texto, pode tirar suas dúvidas, dar sugestões e buscar orientações, para que possa facilitar a vida do usuário”, disse o diretor.

Foi criada uma central de atendimento na Delegacia Geral, na diretoria de Policia Metropolitana, para atender à demanda do serviço. “O cidadão pode tirar suas dúvidas quando estiver em sua casa, em seu local de trabalho, no colégio ou em seu meio de transporte. A hora que precisar de orientação é só mandar uma mensagem que a gente vai ter o maior prazer de responder com respostas rápidas, dinâmicas, que possam orientar o cidadão”, disse Marco Antonio.

A Central de atendimento do "Alô, Cidadão" é coordenada por um delegado de Polícia Civil e por equipe treinada e habilitada para atender à população, afirma o diretor. “Nesse serviço a gente atende aos anseios da sociedade que procura se comunicar cada vez mais com a Polícia Civil e vem atender também à demanda do programa do Governo chamado Territórios Pela Paz, que está sendo implementado em vários bairros da Região Metropolitana, que visa aproximar, humanizar e dar um atendimento mais rápido para a população”, concluiu.

O atendimento do "Alô, Cidadão" é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Com informações da Agência Pará.

 

COMENTÁRIOS dos leitores