Idosa sofre queimadura de 2º grau após vaporização vaginal

A prática alternativa ganha popularidade com a recomendação de influenciadoras, porém, especialistas alertam sobre os riscos do procedimento

por Victor Gouveia sex, 09/08/2019 - 09:26

Uma canadense, de 62 anos, sofreu queimaduras de segundo graus após realizar um procedimento popularizado como "vaporização vaginal". A prática chegou a ser recomendada pela atriz Gwyneth Paltrow, em site. Porém, especialistas alertam sobre os riscos da terapia alternativa e duvidam da sua eficácia.

A idosa tinha um prolapso genital e, na tentativa de fugir da cirurgia, recorreu aos conselhos de um médico chinês. O caso foi publicado no Journal of Obstetrics and Gynecology Canada e a autora do artigo afirmou que em dois dias seguidos, a canadense se agachou durante 20 minutos em água fervente. Ela ainda vai passar pela cirurgia, que foi adiada devido aos ferimentos, segundo a BBC.

Como funciona

A vaporização vaginal corresponde a sentar sobre uma mistura de água quente e ervas. A prática tem ganhado popularidade após recomendações de influenciadoras.

"O vapor na vagina pode afetar este equilíbrio saudável de bactérias e níveis de pH, além de causar irritação, infecção e inflamação. A pele delicada ao redor da vagina também pode ser machucada", pontuou a porta-voz do Colégio Real de Obstetras e Ginecologistas do Reino Unido, Vanessa Mackay.

COMENTÁRIOS dos leitores