Conheça as doenças que podem afetar o pâncreas

A melhor prevenção é assumir um estilo de vida saudável, diz cirurgião

por Daiane Crema ter, 13/08/2019 - 17:00

Na última segunda-feira (12), o ator João Carlos Barroso morreu aos 69 anos, vítima de um câncer de pâncreas. Com 58 anos de carreira, ele interpretou personagens em novelas da Globo e nos programas humorísticos "Zorra Total" e "Os Trapalhões". Seu trabalho mais recente na teledramaturgia foi em 2016, na novela "Sol Nascente".

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pâncreas apresenta alta taxa de mortalidade por conta do diagnóstico tardio. No Brasil, é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 4% do total de mortes causadas pela doença. "Por ser uma das doenças que têm o maior índice de mortalidade dos tumores do aparelho digestivo, o diagnóstico precoce e o tratamento rápido são essenciais", ressalta o cirurgião gastro oncológico e médico chefe de cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, Marcos Belotto.

A melhor maneira de prevenir as doenças de pâncreas é assumir um estilo de vida saudável. Segundo o especialista, evitar o consumo de tabaco e controlar a obesidade, são fatores que ajudam a prevenir doenças. "As doenças que podem afetar o pâncreas são os cistos pancreáticos e o câncer de pâncreas", afirma Belotto.

Os sintomas de patologias no pâncreas são perda de peso, dores nas costas e no estômago, perda de apetite, indigestão, mudança de hábitos intestinais, cansaço e anemia. Porém, o recomendado é procurar um especialista e verificar os possíveis tratamentos. "Os cistos precisam ser avaliados, quanto tem potencial de malignidade ele é cirúrgico, quando não, pode ser expectante. Já o câncer de pâncreas pode ser feito tratamentos de quimioterapia e radioterapia e até mesmo cirurgias", explica o especialista.

COMENTÁRIOS dos leitores