Pernambuco confirma quatro casos de sarampo

As quatro pessoas com sarampo estão relacionadas a uma viagem para Porto Seguro-BA. Outras cinco notificações de pessoas que participaram da excursão ainda estão sendo investigadas

sex, 16/08/2019 - 09:17
Gesp Desde janeiro deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde recebeu 132 notificações de casos suspeitos de sarampo, com 74 descartes, quatro confirmações e 54 em investigação Gesp

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), informou que, na quinta-feira (15), a Fiocruz Rio de Janeiro liberou a confirmação laboratorial de quatro casos de sarampo em Pernambuco. Os contaminados são três viajantes que fizeram excursão para Porto Seguro-BA entre o final de junho e início de julho e um contato desse trio. Dessas confirmações, dois são de residentes do Recife e dois de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

O Governo de Pernambuco está atento pois o número pode aumentar. Dessa excursão a Porto Seguro, nove casos relacionados a sarampo foram notificados a partir do dia 25 de julho. Ou seja, além das quatro confirmações, cinco notificações relacionadas à viagem continuam em investigação pelo laboratório de referência nacional para a doença. Os casos investigados são de uma pessoa do Recife, uma de Olinda, outra de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e duas de Bezerros, no Agreste.

Segundo a SES, o quadro de saúde das nove pessoas é estável. O sarampo teria sido passado por um paciente positivo de São Paulo, que foi monitor da excursão. Ao todo, 182 pernambucanos participaram da viagem. A vigilância epidemiológica dos municípios dos viajantes realizara busca ativa dessa população e dos possíveis contatos para verificar a existência de outros casos suspeitos, além de realizar bloqueio com a vacinação tríplicie viral para evitar a circulação.

Foram realizadas 24 ações de bloqueio, com mais de 1,2 mil doses da vacina aplicadas. O bloqueio deve ser feito de forma seletiva e a tríplice viral é administrada conforme a situação de cada contato, na faixa etária de 6 meses a 49 anos. Acima dessa idade, se avalia a necessidade da imunização. A SES-PE afirma que todas as ações de prevenção e controle foram realizadas a partir da notificação dos casos, independente do resultado laboratorial, e que o órgão continua vigilante para a situação.

Notificações

Desde janeiro deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde recebeu 132 notificações de casos suspeitos de sarampo, com 74 descartes, quatro confirmações e 54 em investigação. Do total de notificações, 69 (52%) foram realizadas após o caso de Porto Seguro. Em 2018, das 213 notificações, 209 foram descartadas e quatro confirmadas, relacionadas a um paciente com histórico para Manaus, área com circulação do vírus na época. Em 2017, foram 45 notificações e em 2016, 39, todas descartadas.

Pernambuco não registra casos autóctones (transmissão sustentada por um período acima de um ano) do sarampo desde 2000 - em 1999 foram registradas as últimas 240 ocorrências. Em 2012 houve um caso importado e entre 2013 e 2014 houve um surto com 226 casos.

Suspeitas

É considerado paciente suspeito para sarampo aquele que apresentar febre e manchas avermelhadas que começam na cabeça e vão descendo para o restante do corpo, acompanhados de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e situação vacinal; ou todo indivíduo com história de viagem para locais com circulação do vírus do sarampo nos últimos 30 dias ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou para local com circulação viral. No Brasil, os estados com casos são Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Sergipe, Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas e Roraima.

COMENTÁRIOS dos leitores