Morte de bebê pode ser a primeira por sarampo em PE

A Secretaria de Saúde vai investigar a causa da morte do menino de sete meses, em Taquaritinga do Norte, no Agreste. Cinco casos envolvendo sarampo em Pernambuco já foram confirmados pela Fiocruz

por Victor Gouveia ter, 20/08/2019 - 09:00
Pixabay Secretaria Estadual de Saúde ainda investiga a causa da morte do menino Secretaria Estadual de Saúde ainda investiga a causa da morte do menino Pixabay

Nessa segunda-feira (19) a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou cinco casos de sarampo em Pernambuco. No último sábado (17), a SES foi notificada sobre um possível óbito causado pela doença contagiosa. A entidade ainda fará análises para confirmar a relação da doença com a morte de um bebê de sete meses, em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco.

Dos cinco casos, quatro estão relacionados a uma excursão para Porto Seguro, na Bahia, entre junho e julho deste ano. A quinta vítima foi um adolescente, de 18 anos, que reside no mesmo município do bebê sob suspeita. Dos casos confirmados, dois ocorreram no Recife, dois em Caruaru e um em Taquaritinga.

"Nós continuamos reforçando a importância da população estar devidamente imunizada contra o sarampo. Desde a semana passada, passamos a vacinar as crianças a partir dos 6 meses em 9 municípios, para ampliar nossa rede de proteção, e continuamos com doses para atender a população de 1 ano até os 49 anos em todo o Estado", reiterou o secretário de Saúde André Longo. A vacina é gratuita e tem o intuito de prevenir um surto do vírus no Estado.

Notificações

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recebeu 219 notificações de casos suspeitos de sarampo, com 84 descartes, cinco confirmações e as demais em investigação. Do total de suspeitas, 146 (66%) foram notificadas nas semanas após o caso relacionado a Porto Seguro.

Histórico

No ano passado, das 213 notificações, 209 foram descartadas e quatro confirmadas, todas relacionadas a um paciente com histórico de viagem para Manaus, área com circulação do vírus na época. Em 2017 foram 45 notificações e em 2016, 39, todas descartadas.  

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores