35% dos devedores querem fazer acordo para ‘limpar o nome’

De cada dez inadimplentes seis são mulheres na faixa etária de 38 anos

qua, 21/08/2019 - 18:29

Quando as dívidas ficam mais altas do que a renda mensal, as dificuldades de quitá-las ficam ainda maiores. Por isso, para 35% dos inadimplentes, a melhor alternativa é tentar um acordo com o credor para parcelar o valor do débito. É o que aponta uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Entre os inadimplentes, as mulheres com idade média de 38 anos representam o maior público, com 58%. A região sudeste é onde se encontra o maior número de devedores (46%), seguido da região nordeste (24%).

No total, 55% dos consumidores com contas em atraso acreditam que terão condições de regularizar as dívidas. Já 45% dos inadimplentes não veem condições financeiras de quitar os débitos, pelos menos nos próximos três meses.

Entre as dificuldades para pagar as dívidas, 75% dos entrevistados comprometeriam o pagamento de contas básicas. Porém, a pesquisa também aponta que 28% dos devedores pretendem fazer cortes no orçamento para organizar a situação financeira.

 

COMENTÁRIOS dos leitores