Ipem reprova bombas de gasolina em postos na RMR

Só na cidade de Olinda, 23 instrumentos foram fiscalizados pelo Ipem-PE

por Jameson Ramos qui, 22/08/2019 - 16:14
Divulgação Olinda e Jaboatão dos Guararapes tiveram os seus postos de combustíveis avaliados Divulgação

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) reprovou seis bombas de combustíveis na Região Metropolitana do Recife (RMR). As fiscalizações foram realizadas na quarta (21) e quinta-feira (22). Os equipamentos reprovados apresentavam mangueiras em mau estado de conservação. 

A primeira ação desta semana aconteceu na última quarta-feira (21), em Jaboatão dos Guararapes, na RMR. Dos 17 instrumentos verificados, três foram reprovados: dois por vazão máxima inferior a 50% da vazão normal e um por display danificado. 

Já nesta quinta-feira (22), foi a vez dos postos de combustíveis da cidade de Olinda, também no Grande Recife. Dos 23 instrumentos fiscalizados, outras três bombas foram reprovadas pelos fiscais do órgão. 

De acordo com o Ipem-PE, o objetivo da ação foi verificar se o volume total de combustível colocado nos veículos correspondia á quantidade cobrada pelos postos, bem como coibir práticas que gerem prejuízo ao consumidor.

De caráter obrigatório, as verificações periódicas são efetuadas anualmente e sempre que o equipamento sofrer um reparo ou manutenção.

A verificação da bomba consiste em uma série de procedimentos, a começar pela inspeção visual, onde são verificadas a inscrições obrigatórias, funcionamento, conservação, itens de segurança e selo do Inmetro. Em seguida, iniciam-se os ensaios propriamente ditos, nos quais os fiscais do instituto verificam se existe algum defeito ou adulteração que influi na quantidade de combustível entregue.

Em caso de dúvida ou ou suspeita de irregularidade, o consumidor deve entrar em contato com a Ouvidoria por meio do telefone 0800 081 1526, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, ou através do e-mail ouvidoria@ipem.pe.gov.br.

COMENTÁRIOS dos leitores