Paraenses começam a preparação para o Círio de Nazaré

Procissão que ocorre no segundo domingo de outubro atrai pessoas do mundo todo e movimenta o turismo em Belém

por Rosiane Rodrigues qui, 22/08/2019 - 16:54
Assessoria da Guarda de Nazaré Passagem do Círio em 2018; procissão está entre os maiores eventos religiosos do mundo Assessoria da Guarda de Nazaré

Faltam dois meses para o Círio de Nazaré, considerado um dos maiores eventos religiosos do mundo. A procissão de louvor à Nossa Senhora ocorre no segundo domingo de outubro (13) e atrai turistas do mundo todo.

O mês de agosto é marcado por inúmeros eventos de preparação para o Círio de Nazaré. A formação dos "Dirigentes de Peregrinação", ato de evangelização e preparação espiritual para o Círio, que ano passado contou com mais de 2 mil voluntários, é um deles. "A manhã de formação prepara os dirigentes de peregrinação para conduzir os encontros que acontecem em nossa Arquidiocese, preparando espiritualmente os devotos para vivenciarem melhor toda a evangelização que o Círio de Nazaré proporciona”, explica o diretor de evangelização da Festa de Nazaré, Jorge Xerfan.

Após a preparação dos Dirigentes de Peregrinação, ocorrerá a Missa do Mandato, momento em que o arcebispo dom Alberto Taveira vai abençoar as imagens dos devotos. Segundo os organizadores, a Missa do Mandato marca oficialmente o primeiro ato da Festividade do Círio, sendo este um dos momentos mais importantes da festa.

A recitação das Mil Ave-Marias também é um dos atos que antecedem o Círio. “É uma preparação espiritual para que a Diretoria do Círio, as comunidades e todos aqueles que colaboram conosco nessa missão, que é realização do Círio, possam estar preparados espiritualmente para realizá-lo da melhor forma possível", disse Jorge Xerfan.

Há também o Concurso de Redação do Círio. Podem participar alunos de escolas públicas ou privadas. Cada escola pode inscrever até dois alunos, que farão uma redação com o tema "Maria, Mãe da Igreja". O resultado será divulgado no dia 29 de setembro, às 8 horas, no  Centro Social Nazaré. “Já são 25 anos trabalhando, incentivando e contribuindo com a formação espiritual de nossos jovens”, explica a coordenadora do concurso, Lilian Acatauassú.

Para participar, os alunos interessados devem preencher a ficha de inscrição, disponível no site  www.ciriodenazare.com.br e encaminhar para o e-mail secretaria@ciriodenazare.com.br, junto com a cópia do documento de identidade. As fichas também podem ser encaminhadas para a secretaria da Diretoria da Festa, situada na Praça Justo Chermont, Centro Social Nazaré, de 12 às 20 horas.

A capacitação dos Guardas de Nazaré é outro evento importante de preparação para o Círio. “Eu acredito que o Círio 2019 será abençoado. Eu enxergo como um Círio excelente, formidável e diferente, pelo fato de estarmos trabalhando a espiritualidade dos guardas durante o ano inteiro. Tenho certeza que o acolhimento será o melhor possível”, disse o coordenador-geral da Guarda de Nazaré, Guilherme Azevedo.

Agosto também é o mês em que começa a venda dos ingressos para as arquibancadas do Círio, instaladas na avenida Presidente Vargas, de onde os fiéis assistem à passagem da Trasladação e à procissão do Círio. Os ingressos custam R$ 60,00 para assistir à Trasladação e R$ 110,00, para o dia do Círio. Não haverá meia entrada.

Idosos e pessoas com necessidades especiais terão direito a 600 cortesias para a Trasladação e 300 para o dia do Círio. As inscrições para a gratuidade podem ser feitas no mesmo site da venda dos ingressos, que serão entregues no dia 10 de setembro, na Diretoria da Festa de Nazaré, no Centro Social de Nazaré. As vendas começam no dia 26 e são feitas apenas pelo site www.lojinhadocirio.com.br.  

 

COMENTÁRIOS dos leitores