Juventude protesta pelo Recife "contra o Fascismo"

Movimento foi articulado pelo Fórum das Juventudes de Pernambuco. Ato antecede protestos marcados para este sábado (24), em defesa da Amazônia

por Jameson Ramos sex, 23/08/2019 - 18:30

No fim da tarde desta sexta-feira (23), jovens vindos de toda a parte de Pernambuco se reuniram no Centro do Recife em protesto pelos direitos da juventude. São várias as pautas que mobilizam essa juventude: pelo território e mobilidade, contra o genocídio da juventude negra, indígena e quilombola, contra o feminicídio e violência LGBTQI+. 

O movimento desta sexta (23) foi articulado pelo Fórum das Juventudes de Pernambuco (FOJUPE). "Diante do cenário de retrocesso, estamos nas ruas para dizer que não vamos deixar o Fascismo se criar. Esse é o ato Agosto da Juventude, que há três anos vem fazendo esse processo de reivindicar os nossos direitos", afirma Juliana Ribeiro, uma das mobilizadoras da ação.

Essa manifestação antecede, coincidentemente, os protestos marcados para acontecer em todo Brasil neste sábado (24), em defesa da Amazônia. Brena Emanuele, da tribo Kapinawá, que fica localizada no município de Buíque, Agreste de Pernambuco, reforça que o sentimento da comunidade indígena é de retrocesso perante a falta de políticas públicas que auxiliam o seu povo, principalmente pela ausência de incentivos para a proteção da floresta e demarcações das terras indígenas.

"Tudo o que a gente conseguiu, hoje está se perdendo e eles (Governo Federal) não estão ligando para as nossas pautas. Essa dificuldade atinge não só a mata, como muitos indígenas. Enquanto houver essa invisibilidade morre índio, a floresta e os animais.

Brena, que também integra o Fórum das Juventudes de Pernambuco, veio junto com vários jovens da sua tribo para reforçar a importância de seu povo na preservação das vidas na natureza e na cidade. 

COMENTÁRIOS dos leitores