De novo: metrô do Recife quebra e Linha Centro está parada

Equipes de manutenção foram consertar problema ocorrido na segunda-feira (26) no Ramal Camaragibe e descobriram uma falha no Ramal Jaboatão

ter, 27/08/2019 - 07:58
Giselly Santos/LeiaJáImagens Ônibus estão trafegando ainda mais lotados por causa do metrô paralisado Giselly Santos/LeiaJáImagens

Problema no metrô mais uma vez e manhã difícil para os usuários deste modal no Recife. Na madrugada desta terça-feira (27), foi detectada uma quebra de cabo na rede aérea próxima à Estação Coqueiral, no Ramal Jaboatão. Por conta do problema, a Linha Centro do Metrô do Recife não está funcionando.

Na última segunda-feira (26), uma falha na alimentação elétrica já resultou na paralisação do Ramal Camaragibe, na Linha Centro. Para solucionar o problema, seria necessário paralisar todo o sistema. Devido a isso, os serviços só foram realizados após as 23h, quando, então, foi detectada a quebra do cabo.

Com a Linha Centro parada, ônibus estão deixando os terminais completamente lotados. Ainda na segunda-feira, o Grande Recife Consórcio de Transporte montou uma operação para minimizar os impactos do metrô. Foram reforçadas linhas de BRT e linhas convencionais. 

Por nota, o Grande Recife informou não ter sido comunicado antecipadamente pela CBTU sobre a paralisação total da Linha Centro. Por isso, o consórcio se concentra em reforçar mais linhas que vêm para o Recife ou fazem ligação com outros terminais da capital.

Serão reforçadas ainda as linhas 232 – Cavaleiro, 243 – Vila Dois Carneiros e 346 – TI TIP (Conde da Boa Vista) que vêm para diferentes pontos do Centro do Recife. Fora estas, o Consórcio fez um acréscimo também na 370 – TI TIP/TI Aeroporto que faz a ligação entre os terminais do TIP e do Aeroporto.

Quem utiliza a Linha Centro, a partir do município de Camaragibe, pode contar com o reforço nas linhas 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2480 – TI Camaragibe/Derby.

Já quem usa a Linha Centro do metrô, com origem na cidade de Jaboatão, terá o reforço da linha 200 – Jaboatão (Parador), indo para o Centro do Recife. Foram ativadas as linhas especiais que fazem a ligação entre os terminais de Joana Bezerra/Afogados/Barro e Barro/Jaboatão, conforme a demanda.

Equipes de manutenção já estão trabalhando no conserto da rede aérea. Não há previsão para a normalização do sistema. As Linhas Sul e VLT estão operando.

COMENTÁRIOS dos leitores